Como Calcular o seu Investimento em Marketing

Olá Leitores da Mestre! Tudo bem com vocês? No episódio de hoje nosso CEO Fábio Ricotta vai mostrar como calcular a quantia exata para você investir em Marketing Digital. Se interessou? Dê o play e confira!

Como calcular a margem de investimento em Marketing?

Essa é uma das grandes dúvidas de vários empreendedores que vão fazer o primeiro investimento em marketing digital. Quanto gastar para obter resultados positivos? Aqui na Mestre temos uma série de perguntas para desconstruir o pensamento e chegar a uma resposta efetiva para o cliente, confira a seguir:

Pergunta 1: Qual é o seu faturamento mensal e o seu faturamento anual?

É preciso descobrir, com exatidão, qual é o faturamento do negócio. Por exemplo, um consultório de dentistas faturou no último mês 50 mil reais, e seguindo essa média conseguiu ao final de 12 meses faturar 600 mil reais.

Essa primeira pergunta serve para identificar se o negócio está em um momento de alta, queda ou estagnação, entendeu?

Pergunta 2: Qual é a sua margem de lucro?

Baseado no faturamento mensal e anual, qual é a margem de lucro do negócio? Por exemplo, os dentistas do consultório citado acima podem lucrar de 15% a 20%, dependendo do mês.

Pergunta 3: Qual é o tamanho da sua empresa?

Essa pergunta é primordial para entender a densidade do negócio, pois alguns empreendedores não costumam dispor informações sobre os seus dados financeiros. Por exemplo, uma empresa com 30 funcionários, com uma média salarial de 2 mil reais, fora os 50% de encargos, gasta no mínimo 90 mil reais por mês com a folha salarial.

Pergunta 4: O seu negócio é líder de mercado?

Essa pergunta é extremamente importante para definir o tamanho da sua verba em marketing digital.

Por exemplo, se você é dono de uma marca consolidada, como Casas Bahia ou Magazine Luiza, o público já confia em você e os esforços para converter vendas é menor.

Contudo, se você está abrindo sua loja agora, logo você não é líder de mercado e, para conquistar uma fatia gorda do mercado é necessário conquistar a confiança do público, fortalecendo o seu conceito de marca. Como? Com uma verba mais robusta em marketing digital!

Resumindo, uma empresa mais robusta, consolidada e com um grande número de colaboradores deve investir de 6% a 12% do faturamento em marketing digital.

Já para uma empresa nova, o ideal é investir de 12% a 20%, observando a margem de lucro. Por exemplo, uma empresa com faturamento anual de 500 mil deve investir pelo menos 100 mil ao longo de 12 meses. Entendeu?

Mas é preciso mensurar o investimento em Marketing!

Se você queria apenas uma margem indicada pela Mestre, acima entregamos isso. Mas, além de definir a verba total e analisar o melhor escopo de marketing digital é necessário analisar o retorno do seu investimento.

Uma das principais vantagens de investir em marketing digital é a possibilidade de analisar a performance de todos os seus esforços, seja por meio da conversão dos anúncios, atração de leads nos canais de conteúdo, conversão de vendas nas landing pages, etc.

Somente assim você consegue maximizar os resultados sem necessariamente gastar mais, otimizando e remanejando a verba para canais mais eficientes.

Contudo, ensinar você a mensurar todo o investimento nesse artigo seria impossível, mas existe um pilar central para isso chamado Google Analytics.

No canal da Mestre Academy e no canal do Fábio Ricotta existem vários vídeos sobre esse tema, além disso aqui no blog da Mestre você consegue ler vários artigos com dicas e sacadas com esse assunto.

Resumindo, entenda sua empresa, entenda sua situação no mercado e mensure o investimento, para obter informações sobre como e quando melhorar o seu marketing digital!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>