Como Aprender Marketing Digital? Guia do Iniciante

Uma pergunta que o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, recebe sempre é “eu sou iniciante em Marketing Digital, por onde começo?”. Como alguém que tem mais de uma década de experiência nessa área, ele tem ótimas dicas para quem está começando! Ficou interessado? Então confira o vídeo abaixo e continue lendo este artigo.

Quem Você Deve Seguir

Hoje em dia existem várias formas de começar a aprender marketing digital. O Fábio conta que quando ele começou, em 2004, existiam pouquíssimas opções. Ele, que começou estudando SEO, buscava informações em fóruns gringos. Um fórum brasileiro que ele frequentava era o iMasters, onde se reúne uma comunidade muito grande de programadores.

Depois de algum tempo, o Fábio fundou a Agência Mestre, que a princípio nem tinha esse nome e somente a partir de 2008 começou a chamar Mestre SEO. A Mestre surgiu da percepção dele de que existia uma oportunidade no mercado, já que ele não via ninguém falando sobre marketing digital de um jeito organizado. Se ainda não existia, ele criou.

Voltando à pergunta que dá nome a este artigo, nosso CEO diz que se fosse iniciante em marketing digital hoje, ele seguiria principalmente três sites brasileiros que se destacam pelas informações que publicam. Seriam o blog da Agência Mestre, que tem muitos textos sobre SEO, conteúdo, AdWords e mais; o blog da Resultados Digitais, onde há bastante informação sobre jornada do consumidor, canais de aquisição, nutrição de leads e mais; e a Rock Content, que é muito forte e também publica muito conteúdo.

Esses três players publicam muitos materiais ricos em forma de vídeo e e-books e dá para aprender muito por aí! Isso sem falar das certificações oferecidas por eles, como a de Marketing de Conteúdo da Rock Content e a de Inbound Marketing da Resultados Digitais, além dos cursos oferecidos pelo Mestre Academy.

De fora do Brasil, o que o Fábio recomenda acompanhar são, principalmente, os sites Search Engine Land, Marketing Land e Moz. Mas ele também recomenda dar uma olhada nos perfis que ele segue no twitter.com/fabioricotta.

Você Sabe o Que Quer Aprender Primeiro?

Além de saber quem seguir, em quem se inspirar, é extremamente relevante que você organize também o que quer aprender primeiro. Se você é iniciante em marketing digital, existe muita coisa para você aprender!

Para ajudá-lo, o nosso CEO dá algumas dicas. Mais uma vez se colocando no lugar do iniciante em marketing digital, o Fábio disse que primeiro aprenderia sobre como identificar seu público. Depois, procuraria entender sobre produtividade, sobre como encaixar as ideias e atividades no dia a dia.

Em seguida, iria atrás de conhecer as técnicas (copywriting, fluxos de nutrição, SEO, conteúdo, Adwords, Facebook Ads) e ferramentas (Lead Lovers, RD Station). E, por último, buscaria saber sobre o empreendedorismo no marketing digital.

Para deixar ainda mais fácil, ele lista algumas pessoas relevantes sobre esses assuntos. Erico Rocha, Gabriel Goffi, Henrique Carvalho, Camila Porto, Cris Franklin, Conrado Adolpho, Pedro Quintanilha, Pedro Superti, Bruno de Oliveira, Rafael Albertoni, Alan Pakes e Tiago Tessmann são alguns citados por ele. Ele fala ainda sobre Alan Pakes e o livro Negócios Digitais, que reúne vários especialistas em internet marketing.

A verdade é que existe muita informação gratuita e muita informação paga, mas essas últimas acabam sendo baratas, pois são informações organizadas e isso é vale muito quando você é iniciante em marketing digital. Siga as pessoas e acompanhe os sites listados para ter um começo brilhante nessa área!

Você acompanha mais alguém que considera indispensável? Deixe aí nos comentários! Comente também quais assuntos você gostaria que o nosso CEO aborde nos próximos vídeos.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>