Como Aparecer No Google?

Passos para Aparecer no Google

Olá leitores da Agência Mestre,

A cada dia recebemos diversos emails de contato, solicitando orçamentos de SEO e dúvidas do ramo, que englobam desde aspectos de como realizar um bom processo de link building, como identificar se o website está punido, ou até mesmo a mais básica: como aparecer no Google.

Olá pessoal da Agência Mestre, tudo bem?  Estou com um dúvida simples porém de grande importância para mim. Como fazer com que o meu site apareça no Google?  Acabei de construir um site e ele não aparece nas pesquisas.

Com o objetivo de clarificar diversos usuários da Internet, decidi escrever este artigo que descreve 5 passos para fazer uma página aparecer no índice do Google. Então vamos lá:

Passo 1: Sua página existe?

É o primeiro passo e essencial, você realmente precisa de uma página para que o Google leia a sua informação e lhe insira em seu índice. Parece uma pergunta sem relevância mas em diversos casos as pessoas apenas compram um domínio e acreditam que seu website irá aparecer no Google logo que comprado.

Para este passo, contrate um desenvolvedor ou tenha uma pessoa que saiba criar uma página na Internet.

Passo 2: Esta página pode ser lida pelo Google?

O próximo passo é verificar se a página pode ser lida pelo robô do Google. No caso, devemos verificar, através da ferramenta SEO-Browser, como o Googlebot lê a sua página e entende a sua informação.

Um ponto importante é que a sua página deve retornar código 200 no seu cabeçalho. Isto pode ser facilmente testado com a nossa ferramenta HTTP Header Checker.

Passo 3: Você possui um caminho para aquela página?

Um dos maiores erros das pessoas é achar que o Google misteriosamente irá encontrar a sua página e assim indexar (ler) toda a sua informação. O Google, assim como outras ferramentas de pesquisa, utilizam o sistema de links, que conectam documentos na Internet, para descobrir novas páginas e novos conteúdos.

Para que a sua página seja encontrada, ela deve possuir referências (links). Neste caso, vale contar links produzidos dentro do seu conteúdo ou ainda algum outro website produzir esta referência para você.

A grande dica aqui é criar um caminho para o Googlebot acessar o seu conteúdo através de links do seu website. Em seguida, tenha em mente que você pode iniciar com um trabalho de cadastro em diretórios, que consiste em acessar um website onde você pode deixar uma referência para o seu website.

É recomendável que você utilize de redes sociais, tais como Twitter, Orkut ou ainda o Facebook para indicar a amigos e parceiros de negócio que o seu website existe ou ainda que uma nova página foi criada.

Existem diversas outras técnicas para tornar o seu website popular, mas o nosso foco é apenas na criação de um caminho inicial.

Passo 4: Você possui conteúdo relevante?

Ainda que muitas pessoas não acreditem em construir conteúdo relevante na Internet, o Google sabe muito bem avaliar a qualidade do seu conteúdo, como por exemplo, saber se a sua página é apenas a cópia de outra. Chamamos este tipo de caso de conteúdo duplicado e é algo que o Google não gosta muito.

Lembre-se sempre que a proposta do Google é fornecer aos seus usuários uma boa experiência de uso, onde ao realizar uma busca, ele deve retornar para o usuário apenas resultados relevantes. Com isto, trabalhar em uma página, produzindo conteúdo (texto, imagens e vídeos) de qualidade faz-se necessário para aparecer no Google.

Passo 5: Identificar quando e se a sua página está aparecendo no Google?

Pois bem, depois de executar os 4 passos iniciais, como identificar que a sua página apareceu no Google? Existem duas maneiras, uma é verificando manualmente e outra é verificando através de ferramentas.

Na verificação manual podemos executar ainda de duas formas. A primeira é utilizar-se de uma porção de conteúdo da sua página, como por exemplo, o primeiro parágrafo e fazer a consulta no Google daquele parágrafo entre aspas. Desta forma o Google irá retornar todas as páginas em seu índice que contém exatamente aquele parágrafo. A segunda forma manual é executando o comando site:www.meusite.com/minhapagina.html . Ao executar este comando com a URL da sua página, o Google irá retornar a sua página, se ela estiver em seu índice.

Para a verificação utilizando ferramentas, a minha sugestão é a ferramenta Index Monitor, desenvolvida na Agência Mestre. Com ela, ao criar uma nova página e colocá-la em seu servidor, basta cadastrar a sua URL e o sistema irá verificar de tempos em tempos se a sua página já está aparecendo no Google. Assim que o Google exibir a sua página, o sistema lhe envia o alerta por email, dizendo que a sua página já está indexada pelo Google.

Conclusão

Como vimos nos 5 passos acima, o processo para aparecer no Google é simples mas é importante que você tenha noção de que um bom trabalho na construção do seu website faz com que você não apareça com apenas 1 página, mas torna o seu website como um todo muito mais popular e visível para os usuários.

Tenha em mente que o importante aqui é que você está criando uma porta para a sua casa (website) em cada página que o Google indexar. Logo, pense se todas as portas estão acessíveis e são relevantes.

Espero que tenham gostado deste passo-a-passo e até próxima!

Crédito da Imagem: (cc) Yodel Anecdotal

Olá pessoal, tudo bem?  Estou com um duvida simples porém de grande relevancia para mim. Como fazer com que o meu site apareça nos Sites de buscas, como o Google,  Livebusca,  yahoo e etc.  Acabei de construir um site para minha empresa e ele não aparece nas pesquisas.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

23 Comentários para “Como Aparecer No Google?”

  1. André

    Olá Fábio,

    Se pudesse, gostaria que você me esclarecesse uma dúvida:

    Digitando “site:aereaspromo.com.br” na pesquisa do Google Imagens, as fotos e imagens que estão nesse meu blog não aparecem na pesquisa.
    Antes aparecia a imagem do cabeçalho mas não aparecia as fotos que estão em posts. Agora não aparece nem a imagem do cabeçalho.
    Quanto aos resultados do Google, apareço com 122 resultados.
    Minha dúvida: porque será que minhas fotos e imagens do blog não aparecem nessa pesquisa, sendo que antes aparecia, normalmente, pelo menos a imagem do cabeçalho?

    Desde já agradeço pela ajuda.

    André Campos

    Responder
  2. Geraldo

    olá Fabio,

    Muito obrigado por dar dicas importantíssimas de como aparecer no google acredito que agora irei conseguir mais visitas.
    Obrigado mesmo!

    Responder
  3. Evandro

    Amigo estou com um problemao. Meus posts estavam indexando quase que imediatamente após a publicação mas agora, vejo que demora dias para ser publicado e aparecer nas pesquisas do google sendo que os posts mais antigos aparecem normalmente mas os novos não estão aparecendo. O que pode estar a contecendo? por favor me ajude

    Responder
  4. José Guimarães

    É muito importante saber que todas as ações aplicadas demoram algum tempo para mostrar resultados satisfatórios.

    O problema angustiante e conflitante surge no fato de a pessoa querer que sua página apareça no Google no mesmo dia em que ela altera algum item.

    Essa impaciência é ruim, pois deixa o blogueiro em constante desânimo, achando que seu trabalho não tem dado resultado.

    Responder
  5. Renato Xavier

    Ótimo artigo. Agora tenho um problema: no seo-browser aparece o que era realmente para aparecer mas no google não. O que pode estar acontecendo? O site é http://www.tintegrado.com, e está em construção.

    Responder
  6. Ricardo Calvo

    Excelente artigo Ricotta,

    As pessoas devem pensar como um grande relacionamento. Vou fazer uma analogia:

    Voce tem que ser amigo, conversar com todos, ter suas portas abertas, fazer o seu network… estas são caracteristicas de um profissional… mas e no site? E parecido, vc deve ter links de entrada (ou seja, ter portas abertas para seu site), ter relacionamento com amigos (redes sociais), poder conversar com todos e frizar os pontos relevantes (relevancia no seu conteudo, levar informação para seu publico de forma direta) e dpois disso pensar no Google.

    Pense primeiro no visitante, o que vc pode oferecer a ele, e consequentemente vc vai pensar no Google e tornar o site mais relevante.

    Abração a todo pessoal da Agência Mestre

    Responder
  7. Ygor Sarkis

    Pronto , daqui algumas semanas quando alguem pesquisar por “como aparecer no google” vai ser essa página aqui que vai aparecer no google …hehehhe que prova maior de que você deve levar em consideração o que esta dito aqui.

    Parabens Mestre Seo mais uma vez dando show , explorou a mídia social escutando o feedback dos seus contatos e fez essa página aqui para explorar a long tail do mercado de vocês.Parabéns pessoal.

    Responder
  8. Ygor Sarkis

    Renato explica melhor isso

    “No seo-browser aparece o que era realmente para aparecer mas no google não.”?

    O seo browser serve apenas para você ver como seu site será observado pelos mecanismos de busca. Mas antes de ler o seu site o google precisa encontrá-lo então o problema deve ser que o seu site ainda não foi encontrado. O que no caso é ate bom afinal seu site ainda está em construção.

    Responder
  9. Glaucio Cancion

    Parabéns Fábio é o que você me disse por e-mail outro dia, ainda precisamos ensinar SEO para vender SEO…
    O problema é se o dia que as pessoas acordarem para Otimização, se já não será tarde e vai estar obsoleto…

    Abraços a todos

    Responder
  10. Anderson Chipak

    Fabio, grande post! Só lembrando que aqui mesmo na Agência Mestre tem a maioria das ferramentas para testar esses pontos.

    Abraço!
    Anderson Chipak

    Responder
  11. João Henrique

    Ótimo artigo ‘amigo’ Fábio. Como eu sou um curioso do SEO, vou fazer um teste, criar 2 blogs, 1 eu vou criar, postar algo e ver em quanto tempo ele aparece no Google sem eu ‘espalhar’ nenhuma URL, sem fazer nenhuma prática de LinkBuilding, o segundo eu vou fazer a mesma coisa, porém postarei as URLs de seus posts no Twitter, Facebook, blogs, etc…
    Vamos ver no que vai dar?
    Abraços!

    Responder
  12. João

    Excelente artigo. Tenho uma dúvia: fiz a pesquisa pelo parágrafo e com aspas do primeiro parágrafo como sugerido e encontrei dois sites que copiaram meu parágrafo. Devo me preocupar em alterar meu conteúdo ou apenas dois resultados não é preocupante? Qual o número que devo realmente me preocupar?

    Responder
  13. tiago pereira

    Valeu pela dica!! Muita gente não imagina como por o seu site no google mas na realidade o processo não é dificil apenas trabalhoso e nunca se esqueçam aparecer no google é facil mas aparecer em 1º no google é extremamente dificil e não para qualquer um!

    Responder
  14. Luis Henrique Migot

    gostaria de saber se o google reconhece conteudo em flash no seu motor de busca ?

    obrigado e parabens!

    Responder
  15. rodney

    realmente estou descobrindo que ter um site não é só concluir o projeto e ok, tudo bem! é mais do que isso, fiz algumas modificações baseadas neste artigo e vamos esperar o fim deste mes para ver os resultados.

    Responder
  16. Nestor

    Bom dia fabio.
    Achei legal seu artigo, mas tenho uma pergunta.
    os passos 1 e 2 , ok, ja verifiquei, mas nao entendi no passo 3 respeito dos links, estes devem estar na propria pagina e orientados para esta, com o URL da propria pagina ?
    muito obrigado
    Nestor

    Responder
  17. Kin

    Eu tenho uma enorme dúvida! Como pode o site abaixo:
    goo.gl/82LRs

    ser mais relevante do que
    goo.gl/kk0zn

    em uma pesquisa por: lavras novas
    no google.com.br

    O primeiro site aparece em torno de 2 páginas a frente do 2º site que possui sim um conteúdo relevante, atualizado e um SEO até bem trabalhado.

    Eu to tentando entender isso e não entra na minha cabeça de forma alguma!!!

    A única coisa que vejo é o nome, porque o primeiro domínio não tem nem 6 meses que foi criado e não possui nenhuma informação! Onde entra o SEO nessa história?

    Responder
  18. Daniel

    Reconhece totalmente.
    Digo mais, o Google prioriza sites feitos com a usabilíssima ferramenta da Adobe.
    Faça um site 100% em flash e veja suas conversões dispararem.

    #NOT

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>