Como Acompanhar o ROI de Campanhas Online

Olá leitores da Mestre, tudo bem com vocês? No Mestre TV de hoje vamos falar sobre como acompanhar o ROI  de campanhas online. Tem interesse no tema? Então, é só dar o play!

 

Em outras oportunidades, já falamos sobre como avaliar e até mesmo aumentar o retorno sobre investimento para saber se você tem que investir mais ou menos em uma ação ou canal. Agora, queremos aprofundar mais na questão de como acompanhar o ROI das campanhas que você administra.

Neste último ano, aqui na Mestre, percebemos a necessidade de criar um dashboard geral, tanto para acompanhar todas as contas de nossos clientes.

1ª fase para acompanhar o ROI

Antes de criar esse dashboard geral, com todos os clientes, é preciso saber que tipo de acompanhamento individual você precisa fazer. Aqui nós olhamos algumas métricas diárias, semanais e mensais de nossos clientes, organizadas em planilhas.

Planilha de acompanhamento diário

Com uma planilha de acompanhamento diário, você consegue ter a visão se a campanha de um determinado cliente está dentro do budget do dia, se está dentro da meta diária e ainda consegue agregar os canais de mídia em lugar só.

Acompanhamento semanal

Além da visão diária, é importante ter um panorama de como foi a semana como um todo. Assim, é possível saber quais dias performaram melhor ou pior e também identificar algum evento atípico no período, que pode aumentar ou diminuir o seu ROI. Com essas informações, você consegue calcular a média da sua semana.

Acompanhamento mensal

Por fim, é essencial também fazer acompanhamento mensal de suas campanhas online. Ele é importante para ter clareza do mês como um todo, de qual foi o investimento total, se você ficou dentro do budget, se teve o ROI, se a quantidade e custo dos leads ficou dentro do planejado e o quanto de receita foi gerada por canal (no caso de e-commerces).

2ª Fase para acompanhar o ROI – Integrando as informações

Para fazer esses três tipos de acompanhamento, você pode utilizar ferramentas gratuitas como as planilhas do Google Drive e conectá-las com outras ferramentas como o Supermetrics. Com essa integração você consegue ter uma visão consolidada sobre a situação de todos os clientes, ao mesmo tempo que tem uma visão individual de cada um deles.

A partir dessa organização, além de conseguir saber de maneira mais objetiva quais clientes estão dentro das metas ou não, você também consegue analisar quais estratégias estão dando certo e como replicá-las para aqueles que precisam de melhorias.

Que tal colocar em prática essas sugestões e compartilhar conosco as suas impressões? Deixe seu comentário, tire suas dúvidas e conte como foi a sua experiência!

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>