Fundamentos Menosprezados pelos Clientes de Marketing Digital

Olá, leitores da Mestre. Como estão? No episódio da Mestre TV desta semana vamos falar sobre um assunto que desperta o interesse de consultores, freelas e até mesmo dos donos de agências: os fundamentos menosprezados pelos clientes de Marketing Digital.

Ficou curioso? Então, é só dar o play!

Quando você lida com clientes de Marketing Digital, principalmente na fase inicial de um projeto, é normal haver um menosprezo do seu trabalho e do que você está oferecendo. Mas, com a experiência que temos aqui na Mestre, conseguimos identificar quais são os principais fundamentos que são depreciados pelos clientes de Marketing Digital e encontramos algumas soluções para contornar essas situações.

Definição de público

Um dos primeiros pontos menosprezados pelos clientes de marketing digital é a definição por público feita pela agência. Isso acontece porque muitas vezes o dono de uma empresa acredita que tem total conhecimento sobre quem são seus clientes e não entende como uma agência de marketing pode montar um perfil que seja mais adequado do que o que foi definido por ele. É aquela velha autoconfiança de quem acha que sabe tudo sobre o que é melhor para a sua empresa.

Contudo, se o cliente soubesse, de fato, quem é o seu público, ele não precisaria de empresa ou profissional para fazer o marketing dele. Se ele realmente entendesse quem é esse público, ele conseguiria conectar a sua marca com ele.

Mais do que saber apontar um público, aqui na Meste nós fazemos um trabalho de identificação de persona. Nossos analistas de Inbound Marketing são preparados para pensar quem é o público daquele cliente e sempre desconfia do que o cliente acha que é o certo. Vale ressaltar que o trabalho nunca está limitado a uma persona, pois uma mesma empresa pode oferecer produtos e serviços para avatares diferentes. E a grande sacada é que o dono do negócio pode até ter uma noção de quem é essa pessoa, mas ele não consegue entender a dor desse público. Este será o seu diferencial na hora de argumentar.

Para te ajudar a construir e entender as personas do seu cliente e assim agregar mais valor ao seu trabalho, você pode usar uma ferramenta chamada Mapa da Empatia. Vale a pena testar!

 “Você não entende nada”

Quem nunca ouviu isso de um cliente? Lembre-se que você tem experiência e tem a mentalidade preparada para as estratégias que os clientes de marketing digital não têm.

É comum termos clientes que querem mexer em campanhas de Adwords, Facebook Ads, que querem falar para quais palavras você tem anunciar ou rankear. Por mais complicado que pareça, o que você tem que passar para o seu cliente é que ele precisa dizer qual é o resultado que ele quer atingir, e não qual o caminho que tem quer ser seguido para isso. Afinal, ele contratou a sua expertise, não é mesmo?

Como você será cobrado por essas metas, é sua obrigação seguir o planejamento mais adequado para isso. Pois, no final, mesmo que você tenha seguido uma estratégia imposta pelo cliente, de uma maneira ou de outra, ele vai querer ver os resultados e se der errado a culpa será sua! Lembre-se disso!

Entrega de prazos e cumprimento de etapas

Muitos clientes têm dificuldade em entender certos prazos e etapas que precisam ser seguidos dentro de uma estratégia de marketing digital. O risco em atender aos anseios desses clientes e pular as fases dos seus processo é que isto pode prejudicar o desempenho de suas ações. Para o método funcionar é preciso cumprir etapas, fato!

Por mais que seja difícil contrariar um cliente, lembre-se que a primeira vez que você abrir uma exceção, você o deixará mal acostumado. Só faça isso quando realmente for possível adiantar um prazo e, se não der, mostre para ele porque cada etapa é importante e porque cada uma delas o precisa de X dias para serem cumpridas.

Anote aí: “A pressa é inimiga do resultado” .

Quem é o especialista?

Nunca deixe seu cliente de marketing digital esquecer que o especialista é você. Ele pode até opinar, mas a decisão deve ser sua. Ele não tem a capacidade técnica que você tem.

Você precisa aprender a dizer não para o seu cliente, pois só assim você estará se responsabilizando pelo sucesso e pelo fracasso de um projeto. Saber intervir quando o cliente quer se intrometer também é colocá-lo em primeiro lugar.

Identificou-se com alguma dessas situação? Compartilhe sua experiência conosco e deixe sua opinião aqui em nosso blog!

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>