Bounce Rate e SEO – Conceitos e Valores Aconselhaveis

Olá Pessoal da Agência Mestre, apesar de já termos a definição em nosso glossário de seo e uma breve abordagem de como funciona no Google Analytics em Google Analytics e o ROI – Parte I , hoje vou apresentar o conceito mais aprofundado de bounce rate, que é muito importante no mundo do SEO. Recomendo esse artigo para que já tem um bom tráfego no site, caso contrário, veja como aumentar as visitas de um site , como funciona o posicionamento de sites e como conseguir links.

Bounce Rate do site e de Páginas Individuais

Bounce Rate de páginas é a taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outras páginas (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página antes que ocorra o tempo da sessão. Este tempo não é padrão, ele depende do software “analytics” usado e será descrito a seguir.

Bounce Rate do site é o número de pessoas que visitam uma única página dividido pelo número total de visitantes do site.

Tempo de Sessão e Bounce Rate

Exemplo: Supondo o tempo de sessão 20 minutos, se um usuário abrir a página e deixá-la ociosa 21 minutos no navegador, isso contará como bounce, contribuindo para que seu site tenha bounce rate mais alta. Se ele visitar outra página e deixá-la aberta no navegador novamente, outro bouce ocorrerá.

Bounce Rate e SEO

Bounce Rate pode ser usada para medir a qualidade das suas visitas e determinar se as páginas de entrada do seu site estão cumprindo seu papel, ou seja, enviando o tráfego para outras páginas que podem ser de maior interesse do dono do site. Por exemplo: se a página inicial de um e-commerce tem alto bounce rate, é muito provável que haja algum problema na estratégia e/ou produtos.

Valores de Bounce Rate:

50% ou acima: preocupante. É melhor rever o search engine optimization do seu site, bem como os produtos/métodos utilizados. Uma sugestão é contratar uma empresa de SEO especializada em otimização de sites para identificar e resolver o seu problema.

de 20% a 50%: normal! O ideal é tentar chegar a uma menor bounce rate possível, para isso, é bom ficar de olho em possíveis otimizações no site.

20% ou abaixo: Excelente! Suas metas provavelmente foram ou estão sendo alcançadas e seu site deve estar otimizado.

Por hoje é só! Espero que tenham gostado… e até a próxima semana!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

17 Comentários para “Bounce Rate e SEO – Conceitos e Valores Aconselhaveis”

  1. Patrick Negri

    Olá Rafael, me diga uma coisa, desculpe mas não entendi direito. Bounce Rate não é a taxa de usuários que caem na página principal e em seguida, vão embora? Achei que não existisse tempo de bounce já que o bounce conta como uma visita única na primeira página sem navegações sub-sequentes.

    “Bounce rate is the percentage of single-page visits or visits in which the person left your site from the entrance (landing) page”

    http://www.google.com/support/googleanalytics/bin/answer.py?hl=en&answer=81986

    Responder
  2. Rafael Coutinho

    Olá Patrick,

    Como eu disse, existe bounce rate do site e bounce rate de páginas individuais, o bounce rate não se resume a página principal, a definição é um pouco mais abrangente.
    Quando a pessoa sai da página (fechando a “janela”, digitando uma nova URL ou clicando no botão voltar) na landing page é considerado sim um bounce. Entretanto, quando o tempo de sessão (session timeout) se encerra sem que o usuário tenha visualizado outras páginas, também é considerado um bounce (como citado no exemplo acima).

    Responder
  3. Fábio Ricotta

    Olá Patrick,

    Pelo que entendi do post do Rafael ele indicou isto claramente.

    É que o conceito de Bounce Rate não pode ser tão genérico, quanto pensar em Usuários que chegam X Usuários que saem (pela mesma página sem navegar por outras). Você tem que possuir um fator para detectar isso… daí entra a parte de tempo. Beleza?

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    Responder
  4. Luciano Souza

    Mas em meu site, tenho apenas uma página que é visivel ao usuário, todas as outras são aplicações pra fazer essa primeira página funcionar, e é uma página de serviço rápido, vc entra ve o que quer e vai embora, por isso, meu Bounce Rate está 52%. Existe alguma maneira de melhorar isso?

    Responder
  5. Alex

    Ola.

    Artigo bem escrito este.

    Quando um visitante entra em uma página e sai da página ao clicar em um anúncio do Adsense, isto também conta como Bounce Rate no Google Analytics?

    Responder
  6. Diego Silva

    Alex, também conta. Nesse caso a taxa de rejeição é boa. Acontece devido aos cliques em adsense.

    Responder
    • Frank Marcel

      Diego, ela é relativamente boa. Só será boa se o usuário já consumiu o que você oferecia na página.

      Blogs MFA são bem tristes…

      Responder
  7. Paulo Alberto

    Srs.

    Estou acompanhando meu bounce com o google analytics e consegui reduzir de 37% para 23.7%, no começo eu achava que seria impossível, mas acho que faz uma grande diferença textos âncora bons com links internos, isso fez uma grande diferença.

    Abraços,
    Paulo

    Responder
  8. anta digital

    Acho que o Bounce Rate do meu blog 93% é o mais alto de todo a blogosfera mundial, mas a cada dia aumentam as visitas, então creio que o meu blog tem uma classificação natural: 8 ou 80, se pudesse colocar um campo para o visitante xingar antes de ir embora… risos…

    Responder
    • Frank Marcel

      Que ferramenta está medindo o seu bounce rate? O Google Analytics conta um bounce quando o usuário entra em uma página e sai dela voltando (sem navegar para outras páginas do site). Como é um blog, isso pode ser natural para re-visitantes do site, que já conhecem seus outros artigos, então eles leem o conteúdo novo e vão embora…

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>