10 Ferramentas Indispensáveis para Jornalistas e Redatores Web

Marketing de Conteúdo

Olá leitores da Mestre,

Quanto mais caminhamos em projetos de marketing digital, mais entendemos a importância de conteúdo, seja em projetos de lojas virtuais, em sites institucionais ou mesmo em blogs. O jornalista web, ou redator web, é uma peça fundamental para a criação de presença da sua marca, oferecendo ao seu futuro cliente, formas de solucionar problemas ou entender assuntos que antes poderiam parecer complexos.

Aqui na Mestre, o nosso time de conteúdo é integrado ao time de Social Media e muito próximo do time de SEO, fazendo com que a qualidade do projeto aumente pelo nível de integração.

Com a importância e volume de trabalho aumentando para este tipo de profissional/equipe, faz-se necessário o uso de ferramentas e técnicas que agilizem o processo para entrega dos projetos. Separei então ferramentas indispensáveis para jornalistas e redatores web! Vamos lá?

Gerador de Tópicos de Conteúdo

A Hubspot, uma das maiores referências em marketing de conteúdo do mundo, criou uma ferramenta muito interessante, onde você pode escrever 3 termos e ela alimenta com algumas sugestões de assuntos para escrever. Esta é uma forma muito boa quando você tem algum bloqueio de ideias. A dica é inserir os termos em inglês e depois traduzir as ideias sugeridas:

Ferramenta da Hubspot

Gerador de Ideias de Conteúdo

Assim como a ferramenta da Hubspot, o pessoal da Portent criou uma ferramenta que também faz sugestão de assuntos. Minha dica aqui é combinar as duas ferramentas para adquirir várias ideias. Use e aproveite!

Portent

Termos com mais pesquisa no Google

Uma ferramenta bem útil para ter várias ideias de conteúdo ou assunto é a ferramenta do Google Trends. Mas não se engane, existe um modo de visualização “diferente” onde você pode explorar rapidamente diversos termos ao mesmo tempo. Fica a dica!

Google Trends

Conteúdos mais Compartilhados

Uma ferramenta que sou muito fã é a BuzzSumo. Com ela posso colocar vários termos e encontrar o que foi mais compartilhado em qualquer assunto, ler este conteúdo e criar algo melhor ainda. É uma poderosa arma para a inspiração (e não cópia) de conteúdo:

Buzzsummo

Está gostando do artigo? Aproveite para compartilhar no Twitter:

Escreva sem Distrações

Uma das coisas que eu mais tenho visto “na moda” é escrever sem distrações ao lado, como banners, ícones ou espaços desnecessários. Desta forma, surgiu a ferramenta ZenPen, com o objetivo exclusivo de ser um local onde você pode escrever e não se preocupar com mais nada:

ZenPen

Poetica – Colaboração e Integração com Slack

Exclusivo para WordPress, o Poetica permite que você veja o que as pessoas estão editando em tempo real, o que estava em cada lugar, além de enviar a publicação diretamente para o WordPress quando estiver tudo pronto. Além disto, integra com o Slack, enviando mensagens de atualização diretamente para o sistema.

Poetica

Fique Focado

Você é daqueles que adora “dar uma espiadinha” em outros sites enquanto deveria estar focado no seu trabalho? Hoje em dia é muito importante que você fique focado e para isto a minha sugestão é a extensão para Chrome, chamada StayFocusd. Com ela, você pode bloquear diversos sites que seriam utilizados para você “perder” tempo. É um modo radical, mas que realmente funciona. Que tal testar?

Stayfocusd

Conteúdo para Facebook

Se você precisa interagir no Facebook e gostaria de uma ferramenta que sabe o que está bombando na rede social? É aí que entra o Post Planner! Com ele você pode saber tudo o que está ganhando atenção, planejar e publicar na sua linha do tempo. É uma ótima ferramenta para gerar mais engajamento no Facebook:

PostPlanner

Precisa do Email de Alguém?

Sabe aquele momento em que você está escrevendo e precisa do contato de alguém para uma rápida entrevista ou consulta? É aí que entra o Trust.io, onde você pode colocar o nome e sobrenome de uma pessoa e encontrar o seu email! É uma boa para quem precisa consultar fontes:

Trustio

Precisa de Imagens?

Sempre para finalizar ou complementar um conteúdo, precisamos de fotos/imagens de qualidade. Hoje em dia, existem opções gratuitas, como o Gratisography ou Stocksnap, além de uma que é bem interessante: a Dollar Photo Club, onde existem fotos por 1 dólar.

Dollar Photo

Gostou das sugestões? Aproveite para compartilhar no Twitter:

Faltou alguma ferramenta na lista? Quais você utiliza? Comente abaixo, compartilhando seu conhecimento, retribuindo para a comunidade.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “10 Ferramentas Indispensáveis para Jornalistas e Redatores Web”

  1. Tiago

    Estou acompanhando as últimas dicas e gostaria de sugerir uma matéria das melhores ferramentas de auditoria on-page, como por exempo o woorank.

    Responder
  2. David Galisteo

    Boa lista! Uma ferramenta muito boa que poderia ser incluído para criar desenhos, como infográficos, é Genial.ly Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que dem uma vista de olhos. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

    Responder
  3. David Galisteo

    Boa lista! Uma ferramenta muito boa que poderia ser incluído para criar desenhos como infográficos, é Genial.ly Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que dem uma vista de olhos. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>