O Que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que muitas empresas estão utilizando nos dias de hoje, a fim de conquistar maior visibilidade em seus mercados, gerar valor para sua audiência e alavancar seus resultados. Para saber mais sobre essa poderosa tática, dê o play no vídeo abaixo:

O Que é Marketing de Conteúdo?

O conceito do marketing de conteúdo, é o de entregar algo de valor para as pessoas que te acompanham ou para aqueles que virão a conhecer seu trabalho. Produzir um conteúdo de qualidade pode ser a porta de entrada para que muitas pessoas sintam confiança em adquirir algum produto ou serviço que você oferece.

A cada dia que passa, as pessoas buscam por mais informações, pesquisam mais sobre produtos e serviços e querem entender melhor como as coisas funcionam. É através do marketing de conteúdo que você conseguirá atrair essas pessoas para o seu site. Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave eficiente, você conseguirá identificar quais são as buscas mais comuns no seu nicho de mercado.

Utilizando ferramentas de pesquisa, tais como o planejador de palavras chaves você terá diversos insights para otimizar seu conteúdo. Através do Google Trends, por exemplo, você poderá descobrir palavras que virão a se tornar tendência de busca nos próximos meses.

Exemplos de Aplicação do Marketing de Conteúdo

Quando falamos em conteúdo, não precisamos nos prender apenas no conteúdo em formato de texto. Na verdade, existem diversas formas de levar sua mensagem para as pessoas através da internet. Alguns exemplos de aplicação do marketing de conteúdo são: e-books (livros digitais), infográficos, podcasts, webinars, vídeos e artigos. Até mesmo um quiz (teste online) pode ser uma forma de levar conteúdo para sua audiência.

Todos os formatos que citamos no parágrafo acima, contribuirão para você atrair mais visitantes e expandir sua audiência na internet. Se quiser aprender a produzir e utilizar materiais ricos, convidamos você a baixar nosso e-book gratuito sobre o assunto. Basta clicar no banner abaixo:

Aprenda a Produzir Materiais Ricos

Diferença Entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é apenas uma das estratégias de Inbound Marketing que você pode aplicar em seu negócio, ou seja, ele faz parte de um conjunto maior de ações que são utilizadas para atrair, converter, relacionar-se e vender para as pessoas que têm interesse em seus produtos ou serviços. O marketing de conteúdo funciona, portanto, como um imã de atração de novos fãs, usuários, leads e futuros clientes da sua marca/empresa.

Ferramentas Úteis Para o Marketing de Conteúdo

Existem algumas ferramentas que nos auxiliam na hora de aplicar a estratégia de marketing de conteúdo em nossos projetos. Aumente sua produtividade com as ferramentas de marketing de conteúdo listadas abaixo:

Ferramenta Para Criação de E-book

O e-book, é sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de atrair mais pessoas para o seu negócio. No entanto, nem todos contam com uma equipe de criação, que será responsável por criar as artes e fazer toda a diagramação do conteúdo que foi produzido. Se esse é o seu caso, nós temos a solução. Através de uma ferramenta chamada Trakto, você poderá criar e-books incríveis, em poucos minutos, mesmo que você não conheça nada sobre design. Além de e-books, você também poderá criar templates para publicações em redes sociais, apresentações de negócio e muito mais!

Ferramenta Para Criação de Infográficos

Você já ouviu aquela velha frase: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é, isso é realmente verdade! Por isso, os infográficos fazem tanto sucesso nos dias de hoje. Através de um infográfico, você poderá transmitir um conteúdo para sua audiência, de uma forma muito mais agradável. E, novamente, se você não tem habilidade gráfica para criar um infográfico, não se preocupe, pois a ferramenta Infogram cuida da parte difícil para você. Invista nesse tipo de conteúdo e colherá excelentes resultados.

Ferramentas Para Conteúdo em Vídeo

Pode apostar, o futuro (e até mesmo presente) do marketing de conteúdo é o vídeo. Através de conteúdos em vídeo, você consegue um engajamento muito maior com a sua audiência. Nesse tipo de estratégia, existem algumas variações: você pode produzir vídeos ao vivo (que podem ou não ficar gravados) ou vídeos gravados que serão publicados ao longo do tempo.

Quando o assunto é vídeo ao vivo, você pode fazer isso através do Hangouts, Facebook Live, Instagram e através de webinars. Uma das ferramentas mais poderosas para fazer um webinar, chama-se WebinarJam, a qual lhe dá inúmeras possibilidades de interagir com sua audiência e disponibilizar mais materiais a ela. Já para as gravações normais de vídeo, saiba que você pode começar, utiizando apenas um celular de qualidade. Baixe o aplicativo “Open Camera”, compre um microfone de lapela para smartphone e comece hoje mesmo a produzir conteúdos em vídeo para sua audiência.

Se você precisar gravar a tela do seu computador, para dar uma vídeo aula ou até mesmo mostrar na prática como se instala algum software ou se cria algo em um programa do PC, sugerimos que você instale o oCAM, uma poderosa ferramenta para “filmar” tudo que você quiser na telinha do seu computador. Caso você utilize o Windows e precise editar algum dos vídeos que gravou, basta instalar o Movie Maker para fazer suas edições.

Ferramenta Para Podcasts

Já falamos sobre o marketing de conteúdo através de texto, imagens e vídeo. Porém, existe outro tipo de conteúdo que a galera adora consumir! Sim, estamos falando dos podcasts. Através desse tipo de mídia, você poderá gerar conteúdo em aúdio para que sua audiência consuma no carro, na academia, durante uma caminhada ou até mesmo deitados no sofá. Para gravar e editar seu podcast, recomendamos que você utilize a ferramenta Audacity ou o Ardour. Uma vez que seu podcast já está gravado e editado, você pode fazer uso da ferramenta PodBean, que é um host internacional utilizado por muitas pessoas ao redor do mundo, para hospedar seu podcast. Se preferir, também poderá hospedar o arquivo MP3 em um diretório do seu próprio site.

Marketing de Conteúdo de Sucesso

O marketing de conteúdo é uma forma de expressar conhecimento para sua audiência, ajudando em algum ponto na vida das pessoas, resultando em valores agregados para o seu negócio.

Quando nos referimos a “algum ponto na vida das pessoas”, representamos a jornada do consumidor. Quer um exemplo? Vamos supor que o consumidor está conhecendo um pouco do mercado, nós nutrimos ele com conteúdos no chamado topo de funil, e assim sucessivamente, indo para o meio do funil, até a saída dele, nas conversões de vendas.

Quando se trata de marketing de conteúdo é necessário estar presente em toda a jornada do consumidor, junto a ele, com informações precisas, apresentadas de forma atrativa, coerente e interessante, para que ele sinta prazer ao consumir sua informação.

Dê o play no vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre esse conceito:

Não Siga Uma Receita

Cada estratégia de marketing de conteúdo tem suas peculiaridades, pois existem vários formatos para gerar valor para a audiência, sendo que cada empresa tem o seu público-alvo, com penetração em canais específicos, com costumes e gostos diferentes, logo uma “receita pronta” não é o caminho ideal para o sucesso.

Por exemplo, para atingir uma audiência você pode criar artigos em blogs (o formato mais tradicional), além de e-books, vídeos e outras mídias alternativas como os podcasts, webinars e lives.

As lives, em especial, agregaram muito dinamismo para as empresas, que podem disseminar conteúdo e interagir em tempo real com a audiência. Além disso, o Facebook, uma das principais plataformas para lives no mundo, inaugurou uma ferramenta que permite que você agende sua próxima live, podendo divulgá-la com mais calma, garantindo maior penetração entre o seu público-alvo. Incrível, né?

Mas não se esqueça de outras formas de produzir conteúdo, como os infográficos, checklists, templates, estudos de caso e até mesmo alguns formatos off-line. Mas para tudo isso dar certo é necessário entender as personas! Confira a seguir.

Entenda Suas Personas

O sucesso do marketing de conteúdo não depende somente dos canais, formatos e qualidade do seu conteúdo. Tudo isso deve ser alinhado ao entendimento pleno das suas personas e dos atuais momentos delas.

Ao elaborar um planejamento de marketing de conteúdo estude a jornada do consumidor e entenda qual é o valor acrescentado na vida dele. Por exemplo, ao elaborar o vídeo acima, nosso CEO, Fábio Ricotta, quis demonstrar para você as oportunidades que o marketing de conteúdo traz ao ser feito de maneira correta. Ele pensou com clareza no usuário e não apenas no tema ou simplesmente nas palavras-chaves, entendeu?

Melhoria Contínua

Marketing de conteúdo não tem relação com quantidade, e sim com a qualidade, ou seja, com o real valor entregue para sua audiência. Portanto, para melhorar sempre o seu conteúdo, colha feedbacks reais da sua audiência, assim você pode alinhavar pontos de melhoria contínua em suas estratégias, entregando conhecimento sob demanda para todos. Como? Através de interações em lives, questionários, comentários, mensagens, entre outras formas.

Resumindo, o marketing de conteúdo de sucesso deve ser criado pensando na sua audiência, sendo sempre otimizado para que todos gostem dos seus ensinamentos. No final das contas, o foco é sempre gerar valor para seu público-alvo, produzindo conteúdos de extrema qualidade.

Cases de Marketing de Conteúdo

Quando produzimos conteúdos de qualidade e disseminamos artigos, vídeos e outros materiais pela internet, o Google (buscador mais utilizado do mundo), começa a aumentar a relevância do nosso site. Com isso, nossas páginas começam a ficar mais bem posicionadas na busca do Google, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo que foi produzido. O resultado final, ao longo do tempo, pode fazer com que o número de pessoas que visitam seu site aumente de forma exponencial.

Confira o resultado que um dos clientes da Agência Mestre obteve quando começamos a produzir e publicar conteúdos diários em seu blog. Em 24 meses de trabalho, o blog saltou de menos de 1.000 visitas orgânicas no mês, para mais de 140.000 visitas mensais!

Case de Marketing de Conteúdo

Conclusões

E a sua empresa? Já investe em marketing de conteúdo? Se você ainda não produz conteúdos de valor para sua audiência, comece o quanto antes. Crie um blog, grave vídeos, produza e-books e ajude as pessoas a encontrarem a informação que elas procuram. Quando você atrair mais pessoas engajadas para o seu site, pode ter certeza que aumentará e muito o seu faturamento no final do mês.

Sucesso!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>