Marketing de Conteúdo de Sucesso

Olá Leitores da Mestre! Como vocês estão? Tudo certo? No episódio de hoje da Mestre TV nosso CEO Fabio Ricotta vai responder quais são os requisitos para um marketing de conteúdo de sucesso. Gostou? Clique no play e confira!

O marketing de conteúdo é uma forma de expressar conhecimento para sua audiência, ajudando em algum ponto na vida das pessoas, resultando em valores agregados para o seu negócio.

Quando nos referimos a “algum ponto na vida das pessoas”, representamos a jornada do consumidor. Quer um exemplo? Vamos supor que o consumidor está conhecendo um pouco do mercado, nós nutrimos ele com conteúdos no chamado topo de funil, e assim sucessivamente, indo para o meio do funil, até a saída dele, nas conversões de vendas.

Quando se trata de marketing de conteúdo é necessário estar presente em toda a jornada do consumidor, junto a ele, com informações precisas, apresentadas de forma atrativa, coerente e interessante, para que ele sinta prazer ao consumir sua informação.

Um projeto de marketing de conteúdo de sucesso não pode seguir uma receita de bolo

Cada estratégia de marketing de conteúdo tem suas peculiaridades, pois existem vários formatos para gerar valor para a audiência, sendo que cada empresa tem o seu público-alvo, com penetração em canais específicos, com costumes e gostos diferentes, logo uma “receita pronta” não é o caminho ideal para o sucesso.

Por exemplo, para atingir uma audiência você pode criar artigos em blogs (o formato mais tradicional), além de e-books, vídeos e outras mídias alternativas como os podcasts, webinars e lives.

As lives, em especial, agregaram muito dinamismo para as empresas, que podem disseminar conteúdo e interagir em tempo real com a audiência. Além disso, o Facebook, uma das principais plataformas para lives no mundo, inaugurou uma ferramenta que permite que você agende sua próxima live, podendo divulgá-la com mais calma, garantindo maior penetração entre o seu público-alvo. Incrível, né?

Mas não se esqueça de outras formas de produzir conteúdo, como os infográficos, checklists, templates, estudos de caso e até mesmo alguns formatos off-line. Mas para tudo isso dar certo é necessário entender as personas! Confira a seguir.

Entenda suas personas e os momentos atuais delas

O sucesso do marketing de conteúdo não depende somente dos canais, formatos e qualidade do seu conteúdo. Tudo isso deve ser alinhado ao entendimento pleno das suas personas e dos atuais momentos delas.

Ao elaborar um planejamento de marketing de conteúdo estude a jornada do consumidor e entenda qual é o valor acrescentado na vida dele.

Por exemplo, ao elaborar o vídeo acima, nosso CEO, Fábio Ricotta, quis demonstrar para você as oportunidades que o marketing de conteúdo traz ao ser feito de maneira correta. Ele pensou com clareza no usuário e não apenas no tema ou simplesmente nas palavras-chaves, entendeu?

Melhoria contínua

Marketing de conteúdo não tem relação com quantidade, e sim com a qualidade, ou seja, com o real valor entregue para sua audiência.

Portanto, para melhorar sempre o seu conteúdo, colha feedbacks reais da sua audiência, assim você pode alinhavar pontos de melhoria contínua em suas estratégias, entregando conhecimento sob demanda para todos. Como? Através de interações em lives, questionários, comentários, mensagens, entre outras formas.

Resumindo, o marketing de conteúdo de sucesso deve ser criado pensando na sua audiência, sendo sempre otimizado para que todos gostem dos seus ensinamentos.

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter para receber em primeira mão conteúdos como esse e não se esqueça de inscrever-se no Canal do Youtube da Mestre Academy.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>