Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Olá Leitores da Mestre, tudo bem com vocês? O artigo de hoje será direcionado para os redatores, que atuam na criação de conteúdo em texto para diversos canais como: roteiros, apresentações, blogs, e-books, livros, redes sociais, dentre outras coisas. Iremos apresentar três ferramentas básicas para que o trabalho seja bem feito e original. Gostou? Compartilhe com seu amigo redator o artigo e faça uma boa leitura!

Ferramenta 1: Corretor Ortográfico

Parece básico? E realmente é muito básico, mas infelizmente, com certa constância, vemos vários redatores cometendo erros grotescos de português, logo, se faz necessário o uso do corretor ortográfico.

Independentemente do mercado, persona ou tipo de conteúdo, o requisito básico para um texto qualificado é a ortografia, portanto use e abuse dos corretores. No mercado temos o famoso Microsoft Word, ferramenta mais completa e confiável, contudo, temos o Docs do Google, sites especializados, dentre outras opções.

Aliás, uma dica para você corrigir seu conteúdo é deixá-lo maturando por um tempo. Como assim? Entenda que, ao escrever um texto, muitas vezes naquele momento nos apegamos a cada detalhe dele. Por isso, deixe ele maturando por certo tempo, de preferência de um dia para o outro. E quando estiver com a cabeça fresca, faça a correção!

Ferramenta 2: Buzzsumo

Se você é daqueles redatores que gosta de usar muitas referências para a criação de conteúdos, a ferramenta certa para você é o Buzzsumo. Nele você joga um site ou palavra-chave e a ferramenta lista quais são os artigos mais viralizados e/ou populares, avaliando quesitos como likes, compartilhamentos e viralização nas redes sociais.

Como resultado ele ordena os artigos mais populares, que podem servir de inspiração para sua criação de conteúdo. Um ponto bem legal da ferramenta é que nela existe um filtro para resultados em português ou para sites e usuários brasileiros.

Ferramenta 3: Copyspace

O Copyspace é muito usado aqui na Mestre, sendo que nosso CEO, Fábio Ricotta, conheceu essa ferramenta em uma palestra fora do país. Ela serve para checar se um conteúdo ou parte dele foi plagiado de outro lugar, mesmo que com alterações em algumas palavras ou frases.

Essa ferramenta é muito confiável, tendo em vista que ela usa alguns sistemas e APIs do Google e outros buscadores, resultando em uma busca totalmente eficiente.

Gostou dessas ferramentas? Todas elas são usadas por nossa equipe de conteúdo aqui da Agência Mestre e pode facilitar, e muito, seu trabalho na criação de conteúdo. Aliás, se você usa ou conhece outra ferramenta deixe nos comentários e enriqueça ainda mais nossa discussão. Além disso, assine nossa newsletter e confira outras dicas para redação e criação de conteúdo.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>