MestreTV Episódio 39 – Como Utilizar Materiais Ricos Para a Geração de Leads!

Olá, leitores da Mestre! Tudo bem com vocês? No episódio de hoje do MestreTV, o nosso CEO, Fábio Ricotta, explicará como você pode utilizar materiais ricos para a geração de leads. Aperte o play e confira essas dicas imperdíveis!

As estratégias de Inbound Marketing baseiam-se, essencialmente, em fazer a oferta de diferentes conteúdos para as pessoas, de acordo com o momento da jornada de compra em que elas se encontram. Ou seja, elas têm o objetivo de trazer um usuário de uma fase em que ele ainda não tem interesse em comprar ou realizar um cadastro, para um momento em que ele já esteja mais propenso à conversão.

Para que isso seja possível, os profissionais dessa área utilizam-se dos materiais ricos, que nada mais são do que formas de conteúdo para que um usuário possa fazer a transição de um estágio para o outro. Dessa maneira, quando pensamos em ações para topo, meio ou fundo de funil, temos que pensar em materiais que atendam às necessidades do usuário, de acordo com a etapa de compra que ele esteja.

Entre os principais tipos de manterias ricos, podemos citar os e-books, webinars, vídeos, podcasts e infográficos.

E-books

Normalmente os e-books são ofertados em formato .pdf ou em uma apresentação no Google Drive, e têm o objetivo de explorar mais profundamente um tema que esteja relacionado aos interesses do seu nicho e com aquilo que você pode ofertar para o seu público. Este tipo de material deve conter uma informação que o usuário consiga absorver, sendo formado por um começo, um meio e um fim, sem deixar nada em aberto. O e-book é como se fosse um “pedaço” de um livro, que você deve focar em um determinado assunto.

Para que seu e-book cumpra seu objetivo, ele deve solucionar um problema do seu usuário ou dar algum tipo de introdução a algum assunto. Por isso mesmo, eles normalmente são utilizados bem no topo de funil, uma vez que te ajudarão a converter um visitante em um lead.

A captura de dados de um usuário por meio da oferta do e-book pode ser feita com a criação de uma landing page com um formulário, em que as pessoas fornecerão suas informações básicas, tais como nome e e-mail, para fazer o download deste material.

Infográficos

Assim como os e-books, os infográficos também são materiais que têm a intenção de transmitir conhecimento de maneira didática e atraente. Nas estratégias de Inbound Marketing, eles servem como isca para a captura de e-mails.

Nos infográficos, geralmente, se oferece muita informação estatística ou soluções para algum problema específico da pessoa, ensinando como fazer algo para resolver aquilo. O ideal é que seja um material bem criado e elaborado, com uma sequência lógica, como se fosse um storytelling dentro de uma única imagem.

Vídeos

Se você acompanha com frequência nossos posts e episódios do Mestre TV, já deve estar cansado de ouvir sobre como o vídeo pode te ajudar na sua estratégia de marketing de conteúdo. É possível usar este tipo de conteúdo tanto para Branding, oferecendo a sua expertise sem pedir nada do usuário, como pode também gravar um vídeo com uma grande dica ou sacada e pedir para a pessoa deixar seu nome e e-mail para poder acessar este conteúdo.

Podcasts

Geralmente, este tipo de material está muito mais relacionado ao branding do que à geração de leads, mas algumas pessoas já tiveram a sacada de fazer um tipo de podcast vip, em que é preciso assinar uma lista para receber em primeira mão esses conteúdos.

Webinars

Esse material oferece a possibilidade de fazer uma estratégia muito interessante para que você atraia a sua audiência para uma data específica, em troca de nome e e-mail. Os webinars podem ser gratuitos e pedem apenas que o usuário deixe algumas informações básicas para que seja avisado sobre o dia e a hora da transmissão. Por isso, ele é bem simples e eficaz na captura de leads.

Quer saber mais sobre materiais ricos?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de materiais ricos e como eles podem ser utilizados para a captura de leads, aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book sobre o tema. Nele, você aprenderá como produzir estes tipos de conteúdo, que ferramentas usar e muito mais sobre materiais ricos. Clique no Banner e baixe agora!

aprenda-a-produzir-materiais-ricos

Por hoje é só, pessoal! Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>