4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Se você tem um site ou trabalha com conteúdo, sabe muito bem que chega uma hora que dá um branco e a gente acaba ficando sem ideias para escrever, não é mesmo? Porém, o trabalho não pode parar e seu blog, site ou rede social precisa continuar recebendo informações periodicamente. E para te dar uma ajudinha, hoje vamos te dar algumas dicas do que você pode fazer para ter ideias de conteúdos!

Google Alerts

Recentemente, nós falamos sobre ele aqui no blog. O Google Alerts, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de alerta de notícias que te avisa quando sai alguma novidade sobre algum tema específico. Funciona da seguinte maneira: você entra nesse link https://www.google.com.br/alerts logado com o seu usuário do Google. Em seguida, clicará na caixinha que diz “Criar Alerta”, e colocará o tema de seu interesse, como SEO, Marketing de Conteúdo e etc. Escolha o tema de acordo com o segmento que você escreve, por exemplo, se produz conteúdo para uma loja de roupas, deixe palavras como “moda” e “tendência” no alerta e, quando aparecerem notícias sobre ele, você as receberá em seu e-mail. Essa ferramenta te ajuda a se manter atualizado a tudo o que rola sobre o tema que você trabalha, rendendo assim ótimas ideias de conteúdo!

google-alerts

HubSpot’s Blog Topic Generator

A Hubspot tem uma ferramenta bem legal que te ajuda a criar pautas automaticamente. Basta você preencher os três campos com as palavras que pretende trabalhar e ele te dará um título, que será o tema que você pode trabalhar. Como a ferramenta é em inglês, você pode usá-la e depois traduzir as sugestões.

hubspot-ferramenta

Content Idea Generator

Assim como a Hubspot, a Portent tem uma ferramenta que executa a mesma função. A diferença é que você pode colocar apenas uma palavra, e automaticamente ela irá gerar um tema que você pode trabalhar. Caso não goste da sugestão, basta clicar no botão que fica ao lado da barra onde você digitou o termo que irá escrever e ela te dará outro título. Ela também é em inglês, então será preciso fazer a tradução.

portent-ferramenta

Converse com seu público

Essa é, com certeza, a melhor fonte de conteúdos que você poderia encontrar, aliás, quem mais qualificado do que o seu público para dizer qual o tipo de conteúdo você deveria publicar em seu site? E para chegar até eles, existem duas maneiras.

Dúvidas em comentários

Se você tem um e-commerce ou blog de seu negócio, provavelmente deve receber dúvidas de seus consumidores. Por exemplo, você vende móveis e percebeu que nos comentários do site e das redes sociais as pessoas estão em dúvida de qual o melhor sofá para elas. Aproveite a deixa para criar um conteúdo que tire as dúvidas desse público e, ao mesmo tempo, faça propaganda dos materiais que você tem em estoque. A mesma abordagem pode ser usada em outros segmentos!

E-mail Marketing

Quão próximo você é de seu público? É importante ter laços estreitos com seus clientes e prospects, e o e-mail marketing ajuda bastante nessa questão. Além de mandar promoções e novidades, busque também usar o canal para pedir sugestões de pauta para seu público. Um e-mail simples solicitando a ajuda deles ou perguntando o que querem ver no seu site ou blog poderá gerar uma enxurrada de pautas bem úteis para você.

Gostaram das sugestões ou têm mais algumas para acrescentar? Fale para a gente aqui nos comentários! Vamos adorar saber o que você achou!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos”

  1. Giovanni Sonnberger

    Olá, gostei muito do post =)

    Uma das práticas que usei recentemente quando fiquei sem idéias foi estudar a concorrência nas redes sociais, já que geralmente a audiência acompanha dirversas páginas.

    A prática resultou em criar uma proposta com outra visão do assunto do post que estava na “hype” ou criar um “evil twin” do mesmo, a princípio funcionou muito bem =)

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>