Manual da Suggest Monitor

Divulgue esta página

{+++}A Suggest Monitor foi criada com a finalidade de se monitorar as sugestões que o Google oferece para um determinado termo. Com esta ferramenta o usuário poderá visualizar as sugestões do Google, ordenando-as por ordem alfabética, posição ou resultados. Além disto, o usuário poderá utilizar as sugestões como Long Tails a serem exploradas em seu site

A ferramenta ainda provê um histórico de alterações, através do qual o usuário se mantêm informado sobre as variações que ocorreram nas sugestões dos termos que ele monitora.

O Funcionamento

Para iniciar o monitoramento das sugestões de um termo, basta cadastrá-lo, escolhendo se as sugestões serão obtidas através do Google Brasil ou dos EUA. Alguns minutos após o cadastro, caso existam sugestões do Google para o termo cadastrado, elas estarão disponíveis na ferramenta.

Como funciona a atualização dos dados?

A atualização dos dados é feita diariamente. Toda alteração que ocorrer nas sugestões, seja no posicionamento, nos suggests ou nos resultados, será exibida, juntamente com a data em que a alteração ocorreu, no histórico de alterações da ferramenta.

A Interface

Um exemplo da interface da ferramenta pode ser visualizado abaixo. Neste exemplo estão sendo exibidas informações sobre a palavra “pagerank”.

1) Para visualizar as sugestões do Google para uma determinada data, clique sobre a data que aparece na caixa de texto e então um calendário irá surgir na tela. Basta clicar sobre uma data e clicar no botão “Obter Sugestões” para visualizar as sugestões.

2) Para iniciar o monitoramento de uma palavra/termo, basta digitar o termo desejado, escolher se as sugestões serão obtidas através do Google Brasil ou dos EUA e clicar em “Adicionar”.

3) Para visualizar as sugestões de um termo monitorado, basta selecioná-lo na lista de termos e clicar no botão “Obter Sugestões”. Caso você queira remover um termo, basta selecioná-lo e clicar na opção “Remover”.

4) O botão “Obter Sugestões” mostra as sugestões para o termo e a data escolhida pelo usuário.

5) Quando existirem sugestões do Google para um termo monitorado, elas serão exibidas em uma tabela, na qual serão fornecidas informações sobre a posição e o resultado de cada uma das sugestões fornecidas pelo Google. Clicando nas setas que se encontram nos títulos das colunas é possível ordenar os resultados da tabela por posição, suggests ou resultados.

6) Para obter uma análise rápida no Google Insights das cinco primeiras sugestões fornecidas, basta clicar na opção “Analisar as 5 primeiras sugestões no Google Insights”

O “Histórico de Alterações” é sem dúvidas a funcionalidade mais interessante da ferramenta, pois é através desta funcionalidade que o usuário poderá se manter informado, sempre que o Google atualizar as sugestões para um determinado termo. Na figura abaixo, temos como exemplo, o histórico de alterações do termo “pagerank”.

1) As alterações ocorridas ao longo do tempo ficam agrupadas por data. Para visualizar as alterações, basta clicar sobre as datas exibidas na ferramenta.

2) O bloco de alterações é exibido toda vez que o usuário clica sobre uma das possíveis datas.

Divulgue esta página