Sazonalidade: Efeitos Positivos no Trabalho com PPC

É importante trabalhar com a sazonalidade no PPC

Olá amigos da Agência Mestre!

Na última semana o blog oficial do Google Varejo lançou um post contendo os dados de investimento dos líderes de varejo no Brasil. Os números refletiram o ano de 2009, divididos por trimestre, focando exclusivamente os trabalhos em PPC (links patrocinados).

As estratégias dos comandantes do mercado varejista brasileiro são semelhantes e, baseando-se neste estudo, podemos tirar algumas conclusões que servem de exemplo para você que administra suas campanhas pay-per-click.

Existe um ponto extremamente importante quando o assunto é PPC. Investimentos em determinado período do ano podem resultar em maiores cliques e, consequentemente, em grande possibilidade de lucros. A chamada sazonalidade está presente nesta área do marketing online.

Se pegarmos o gráfico exposto pelo Google Varejo, as grandes empresas do ramo investiram pesado em dois períodos: o segundo e o último trimestre de 2009, ou seja, abril, maio e junho; e outubro, novembro e dezembro foram alvos de um ataque mais intenso em anúncios e campanhas PPC:

Investimentos no varejo, segundo o Google, em PPC

Tal atitude é de fácil compreensão se lembrarmos que diversas datas importantes para o comércio são destaque como o Dia das Mães, a Páscoa, o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças e, principalmente, o Natal.

São em ocasiões como essa, de datas comemorativas, que o trabalho com pay-per-click é eficiente. É possível concentrar um valor maior para aquele momento, sabendo que a procura estará elevada por conta da ocasião. Trata-se de uma estratégia simples, baseada no mesmo exemplo que temos no marketing offline.

Mas como sei que isso funciona?

Para comprovar o efeito da sazonalidade, uma ferramenta do próprio Google pode colaborar. O Insights for Search é usado para observarmos o desempenho de determinadas keywords em períodos de tempo distintos, com relação às buscas dos usuários.

No nosso caso, focando comerciantes, analisamos a palavra “presentes” para o mesmo período da pesquisa do Google Varejo:

Insights comprova o efeito da sazonalidade em PPC

Reparem que, nos círculos, estão os pontos que se destacaram no investimento dos líderes de varejo. Apesar de não estar num trimestre de grande investimento, o Dia dos Pais também recebe uma procura elevada.

Selecionamos os feriados citados acima no artigo, comprovando que existe sim um aumento nas buscas em determinadas épocas. Curiosamente, são elas as principais datas comemorativas onde os presentes são o alvo dos brasileiros.

Portanto, esteja atento aos detalhes e particularidades. Assim como vemos na rotina das épocas de feriados, em que as lojas e as ruas ficam cheias, a Internet também ganha em acessos de usuários procurando opções para presentes.

É nessa hora que o bom investidor em campanhas de PPC tira o maior proveito da ferramenta. A sazonalidade é uma grande aliada na hora de lucrar na Internet.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Sazonalidade: Efeitos Positivos no Trabalho com PPC”

  1. renatovitorseo

    Ique,

    Muito bom, utilizo muito campanhas sazonais.

    Para que tecnicas de SEO tenha afeito sobre campanhas sazonais, quanto tempo antes do “pico” dessa data devo comerçar o SEO? 1 mês? Mais que isso?

    Abraços e parabens pelo post
    Renato Vitor

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>