Prepare o Terreno para o SEO com o PPC

Olá leitores da Agência Mestre!

Investir em SEO significa possibilitar que sua empresa esteja visível aos olhos de milhares de pessoas que frequentemente buscam informações na Internet. Ser encontrado facilmente viabiliza a concretização de negócios com rapidez e a entrada de mais lucros para o seu trabalho.

prepare o terreno

Já está comprovado que as técnicas de SEO, se aplicadas corretamente, trazem um retorno positivo. É sabido também que, no entanto, o trabalho rende de médio a longo prazo e, por conta disso, existem algumas alternativas que podem ‘preparar o terreno’ para que o SEO entre em ação.

A competição entre os sites é grande nos dias atuais. Oferecer o melhor produto, o preço baixo, o serviço mais competente, são alguns dos pontos mais atacados pelas empresas que estão na rede para conquistar o usuário. Atingir a primeira página dos resultados de busca significa o ponto forte nessa guerra comercial.

Ao colocar seu site nesta disputa, alguns caminhos podem ser explorados para que seu nome passe a circular entre aqueles que procuram o que você oferece, ou seja, que atuam em seu nicho de mercado. Enquanto seu SEO é trabalhado, investimentos em outras áreas devem ser considerados.

Para quem trabalha com e-commerce, que possui sua loja on-line, essas dicas devem ser acompanhadas de perto. Utilizando certas alternativas, é possível obter parte do lucro esperado em médio e até curto prazo, colaborando com a fixação de sua marca e até mesmo confundindo a concorrência.

Uma das melhores formas de preparar o terreno para o SEO é através dos links patrocinados, também conhecidos como pay-per-click.

Mas Como o PPC Pode Colaborar?

O investimento em links patrocinados é fundamental para brigar pela visibilidade nas SERPs. Ao colocar um anúncio em um determinado grupo de keywords, você tem a chance de aparecer logo na primeira página, sem que o trabalho de SEO esteja em atividade.

Existe uma área própria para os links patrocinados, que podem render um bônus ainda mais vantajoso. No caso do Google, por exemplo, há uma região especial, similar ao resultado da busca comum, mas com um destaque colorido que pode render cliques a mais:

posicionamento-ppc

O nome pay-per-click (PPC) vem de sua maneira de trabalhar, onde você paga apenas quando recebe o clique do usuário para visitar seu site. Desta forma, é possível controlar seu orçamento e verificar os resultados a partir dos acessos.

A grande vantagem deste sistema está em publicar seus anúncios de forma imediata. Diferente do trabalho em buscar as primeiras posições no SEO, os anúncios dos links patrocinados já podem ser encontrados minutos após o investimento.

Com isso, um site pode entrar no mercado online com a possibilidade de ter sua marca bem vista pelos usuários, recebendo visitas e aumentando as chances de realizar bons negócios antes mesmo de estar bem colocado nas SERPs.

A atuação desta modalidade, que se encaixa no SEM (Search Engine Marketing), também se extende fora das search engines. Os anúncios podem ser atribuídos a novos horizontes, como sites parceiros que utilizam o buscador como fonte, blogs e sites em geral ou específicos ao tema de seu negócio.

Tal amplitude permite uma cobertura maior para que você seja percebido pelos seus clientes.

Até Quando o PPC Vai Ajudar?

Primeiramente é importante salientar que, como cada clique exige um custo, ao final de seu trabalho você terá investido uma boa quantia de dinheiro para estar na disputa pelo mercado. Portanto, você estará refém dos gastos enquanto utilizar deste caminho.

Sendo assim, a melhor maneira de definir se os links patrocinados seguirão como seu aliado é perceber se sua estratégia de SEO já está em andamento, apresentando resultados positivos. Uma vez que seu site tiver atingindo boas posições, você poderá reduzir o investimento no PPC.

Isso porque, uma vez conquistada, a primeira página das SERPs exige apenas manutenção das técnicas de SEO para que você continue na região almejada por todos os seus concorrentes.

Portanto, não deixe de apostar no SEO como medida principal para melhorar suas vendas online. Enquanto isso, invista nos caminhos alternativos, de curto prazo. Prepare o terreno para conquistar o disputado lugar ao sol.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Prepare o Terreno para o SEO com o PPC”

  1. josemario

    Muito interessante o artigo, Ique! Lendo ele me veio uma pergunta à cabeça: Qual a porcentagem de usuários do Google que clicam nos links patrocinados?

    Responder
  2. Ique Muniz

    @josemario

    Olá José, obrigado pelo comentário. Primeiramente vale ressaltar que cerca de 95% dos usuários leêm a coluna da esquerda, onde estão os resultados naturais. O restante se atenta para a área da direita, a coluna dos links patrocinados.

    Por isso é importante lutar para atingir a região de destaque do PPC, onde a incidência de cliques é muito maior em virtude da semelhança com o resultado natural. Mas nada substitui a busca pelas primeiras posições orgânicas

    Responder
  3. Ique Muniz

    @EstiloFacil

    Olá, obrigado pelo elogio. O custo mensal de uma campanha de PPC varia bastante. Uma das grandes vantagens de se investir nessa modalidade é controlar seus custos. Você escolhe o valor que quer ‘depositar’ na conta e define também o custo pelo clique em cada anúncio, em cada keyword que você adota para sua campanha.

    Tudo depende da estratégia, do que você pretende para seu site ao colocá-lo nesta disputa!

    Responder
  4. Walter

    A revista PEGN desse mês fala sobre casos de uso de PPC, li ontem a reportagem, se encaixa direitinho nesse artigo.

    Responder
  5. Ique Muniz

    @Walter

    PPC sempre é uma boa alternativa e está sempre na mídia mesmo. Vale a pena ficar de olho nos casos e estratégias desta ferramenta! Obrigado pela visita…!

    Responder
  6. Luciano

    Realmente o PPC não deve NUNCA ser desprezado, e mais ainda, trabalhado em conjunto com o SEO, para uma maior visibilizada e fixação da marca.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>