O Que é AdWords e Como Funciona a Avaliação de Qualidade dos Anúncios

Sempre que você faz uma pesquisa no Google, existe a possibilidade de você visualizar um anúncio. Essa área destinada aos anúncios que são exibidos juntamente com os resultados da busca, são chamados de Google AdWords. Para entender tudo sobre o assunto, confira o vídeo abaixo:

O Que é AdWords?

Como mencionamos no início deste artigo, o Google AdWords é a área de anúncios exibida dentro do Google e também em outras plataformas da empresa. Atualmente, essa é a maior fonte de receita do maior buscador do mundo.

Rede de Pesquisa

Uma das formas de anunciar no Google, é escolhendo uma lista de palavras-chave que farão seu anúncio ser exibido de forma patrocinada, quando algum desses termos que você escolheu forem buscados. Nesse modelo você consegue controlar o título, o texto descritivo e a URL que aparecerão para o usuário.

Rede de Display

Outra forma de anunciar é através da rede de display, onde sites parceiros do Google, blogs e até mesmo o Gmail e o YouTube permitem que banners de anúncios sejam exibidos. Nessa rede de display, existe uma segmentação contextual. Em outras palavras, podemos dizer que os anúncios são exibidos de acordo com o contexto, o que significa que o banner certo é exibido no momento ideal. Vale mencionar que nessa rede, é permitido exibir anúncios gráficos, o que dá maior destaque ao seu serviço ou negócio.

Anúncios Direcionados e Certeiros

Diferentemente de um anúncio em revista, jornal ou TV, no AdWords você só paga quando seu anúncio atinge de fato às pessoas. Ou seja, você paga quando alguém clica no anúncio. Por isso dizemos que os links patrocinados são tão eficientes. Além de você poder filtrar anteriormente para quais palavras-chave seu site será exibido, você só é cobrado, quando a pessoa além de ver o anúncio, interage com ele. Existem algumas variações além do CPC, que é o custo por clique. No AdWords também existe o CPM, que é o custo por mil impressões e o CPA, que é o custo por aquisição.

Remarketing

Outro recurso fantástico do AdWords é o remarketing, uma tecnologia que permite você “marcar” a pessoa que visita seu site e exibir seus anúncios para ela em outros sites. Uma poderosa forma de impactar àqueles que ficaram interessados em algum produto ou serviço que você tem a oferecer. Um exemplo prático de como o remarketing funciona é quando você pesquisa por um celular que quer comprar em um determinado site e depois, quando está navegando por outros sites (parceiros do Google), começa a ver um anúncio com o mesmo celular que você pesquisou. A ideia toda por trás dessa estratégia, é que você retorne para o site e realize a compra.

A Quem Se Destina

O AdWords funciona bem para pequenas e médias empresas e para e-commerces em geral. A grande sacada é você testar e ver na prática qual é o custo por aquisição de um lead qualificado ou ainda qual é o ROI obtido. Ou seja, qual é o retorno sobre o investimento realizado. Se a cada R$ 1,00 investido você tem um retorno de 3, 5 ou 10 reais, está excelente! Se precisar de ajuda para anunciar no AdWords, lembre-se que a Agência Mestre oferece um serviço completo na área de links patrocinados!

Avaliação de Qualidade dos Anúncios

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre contratar uma agência de marketing digital para fazer os anúncios no AdWords ou fazê-los por conta própria. A grande questão é que a agência tem a habilidade de melhorar o quality score das campanhas. Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre a qualidade dos anúncios:

O quality score é um indicador, utilizado pelo Google para avaliar a qualidade dos anúncios que são realizados no AdWords. Tudo é levado em consideração, o anúncio em si, a URL para qual o usuário é direcionado após o clique, usabilidade e experiência desse usuário são analisados para dizer se o seu anúncio está bom ou não.

Na prática, você não pode enganar o usuário, levando-o para uma página que não tem nada a ver com o que foi anunciado. Também não é aconselhável ter um site lento, que demore a carregar a informação que o usuário foi instigado a ver ao clicar no anúncio, ou ainda anunciar para quem navega através de celulares ou tablets, sendo que o seu site nem possui uma versão específica para dispositivos móveis ou não é responsivo.

O profissional de AdWords busca sempre o quality score igual a 10, pois nessa situação ele pagará muito menos para fazer um anúncio, podendo atingir mais usuários, investindo a mesma quantidade de dinheiro. Aqui na Agência Mestre, procuramos criar landing pages que carreguem rapidamente, que passem uma mensagem clara do que é ofertado e que se adaptem bem a qualquer tela, seja ela de um computador, tablet ou celular.

Ao fazer anúncios locais, você precisa ficar atento a outro importante detalhe para garantir a qualidade de tal anúncio: imagine que você possui um restaurante em uma cidade do sul de Minas. De nada adianta deixar seu anúncio aberto, para que uma pessoa que esteja no Acre, visualize sua oferta. Pois a chance dessa pessoa ver seu anúncio e visitar seu restaurante, é muito remota. O ideal, no caso dos anúncios de serviços locais, é restringir a exibição da publicidade, em um raio fora do desejado.

Sucesso!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>