Como Analisar Vendas e Conversões no Google AdWords?

Se você criou um anúncio no Google alguma vez na vida, você já utilizou a ferramenta chamada Google AdWords. É justamente sobre ela e as formas de mensurar resultados nela que o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, responde no vídeo abaixo. Confira!

O Que Mensurar no Google Adwords?

Muitas pessoas entram em contato com o nosso CEO questionando quais indicadores são importantes para o sucesso das campanhas no Google AdWords. Ele separou quatro métricas que considera as mais relevantes, sendo que todas elas são analisadas semanalmente durante a reunião com a equipe de compra de mídia da Agência Mestre.

Custo Por Aquisição (CPA)

A primeira e mais importante métrica quando se fala de performance é o Custo Por Aquisição (CPA). O CPA aponta quantas vezes a sua campanha ativou o pixel de conversão do AdWords, que normalmente é colocado em uma página de conversão.

O pixel é um código do Google AdWords que é adicionado à página de agradecimento, ou seja, aquela que aparece após a pessoa preencher o seu formulário. Toda vez que alguém chega a essa página através de um anúncio, o AdWords contabiliza como uma conversão. O Custo Por Aquisição também pode ser conhecido como Custo Por Venda ou Custo Por Lead. Ele é uma métrica de retorno sobre investimento.

Quality Score

O Quality Score é uma forma do Google AdWords identificar quão qualificado o seu anúncio, conjunto de anúncios, campanha ou ainda sua conta está frente às pessoas que são impactadas pelos seus anúncios.

Essa métrica avalia a qualidade do seu anúncio para o seu público-alvo. O Google utiliza uma ferramenta para verificar se a sua página está boa, se está carregando rápido, se contém as palavras usadas no anúncio e como é a experiência do usuário nela.

A partir dessas avaliações, o Google faz um somatório e define uma nota de 0 a 10 que determina quanto você está qualificado para aparecer para os usuários. Como o Google AdWords é uma ferramenta de leilão, quanto mais próximo de 10 você estiver, mais barato vai pagar. Porém, quanto mais próximo de 0, mais caro vai ter que pagar para que o seu anúncio apareça.

O Fábio faz uma comparação entre essa situação e uma zona de fricção. Quanto pior o seu anúncio, mais força vai ter que fazer para sair do lugar e fazê-lo aparecer. Ele compara ainda com outra situação: é como quando o segurança te barra na porta do evento e você precisa pagar a mais para conseguir entrar.

Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Milhar (CPM)

Outro indicador muito relevante de ser acompanhado no Google AdWords é o Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Milhar (CPM). O CPC é um indicador de sucesso que contabiliza quanto está sendo cobrado por cada pessoa que é levada para o seu site através dos seus anúncios. Se ele estiver muito alto, pode ser que a venda não compense.

Existem alguns casos especiais nos quais realmente o valor cobrado por clique é absurdo, como é o caso para a palavra “desentupidora em São Paulo”, que cada clique pode custar cerca de R$ 100,00. E aí, será que vale a pena continuar anunciando? Será que quem clicar no anúncio vai converter?

No caso de desentupidoras, se a pessoa clica no anúncio é porque ela tem um problema e quer resolvê-lo. Se o serviço for muito caro, por exemplo, a diferença entre o custo do clique e do atendimento pode fazer o anúncio valer a pena também. É questão de avaliar cada caso!

Click Through Rate (CTR)

A última métrica citada pelo nosso CEO é o Click Through Rate (CTR). Ela mede o sucesso do anúncio fazendo o seguinte cálculo: quantas pessoas clicaram no anúncio dividido por quantas pessoas foram impactadas por ele. Através do CTR é possível determinar a relevância do anúncio. Se ele estiver se mostrando relevante para quem o vê, o número de pessoas clicando nele será maior. Para se provar relevante, o anúncio tem que ter bom texto e a segmentação correta. Não adianta, por exemplo, falar sobre “bola de futebol” para quem gosta de “tênis”.

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários! E comente também quais assuntos você gostaria de ver nosso CEO, Fábio Ricotta, abordando nos próximos vídeos. Com certeza será um prazer para ele adicionar mais valor para você.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>