SEO

Deep Links – Links em Páginas Internas

Por Frank Marcel

Deep links assim são o resultado de pessoas achando o conteúdo das páginas mais profundas do site interessantes e linkando para essas páginas, que dizer, foi necessária alguma navegação no site até achar a informação e, o principal, a informação foi achada e foi linkada! Deep links ajudam na construção da credibilidade do site - Tudo que um buscador quer.

Frank Marcel

Aqui no blog de SEO da Agência Mestre nós já falamos diversas vezes sobre link building, seus benefícios e os cuidados a serem tomados, como evitar link farm e não exagerar nos links recíprocos.

Antes de continuar, recomendo a leitura do post Tipos de Links do Heron para quem não está familiarizado com os tipos de links e sua nomenclatura. Naquele post estão as explicações para alguns termos que vou usar aqui.

Existe uma outra questão a se avaliar também durante o processo de link building, não se trata de simplesmente conseguir links, mas também é interessante determinar para onde os inbound links vão apontar, ou seja, para onde os links que o site recebe (e até mesmo links internos) vão apontar, quais páginas do site serão destacadas. Por quê?

Deep Links – Links em Páginas Internas

Deep links são links para páginas internas do site, e não links para a página inicial do site, ou seja, links do tipo mestreseo.com.br/blog/seo/tecnicas-seo, nos quais existem alguns níveis do site a serem cruzados até chegar a página. Deep links são Links Profundos.

Geralmente, links assim são o resultado de pessoas achando o conteúdo das páginas mais profundas do site interessantes e linkando para essas páginas, o que quer dizer que foi necessária alguma navegação no site até achar a informação e, o principal, a informação foi achada e, ainda, linkada!

Os buscadores “gostam” desses deep links. Eles têm uma grande probabilidade de serem naturais (e não links comprados, ou surgidos em uma troca de links) e, geralmente, mais relevantes. O mais importante é que os deep links ajudam na construção da confiança e reputação de um site.

Um site que receba links somente (ou a maior parte dos links) para a página inicial, no quesito conteúdo, parece que não tem muito a oferecer. Mesmo que sejam muitos links, se a maioria esmagadora for para a página inicial, o site pode parecer pouco relevante naquele tema. Por outro lado, aumentar a quantidade de links para páginas internas, mostra que o site tem conteúdo a oferecer e os links para esse conteúdo atestam que é conteúdo relevante e de qualidade. O resultado disso é o aumento da credibilidade do site.

Da mesma forma, os seus internal links devem ser planejados. Cada página do site deve distribuir uma certa quantidade de links para outras páginas do site, de preferência que sejam relacionadas.

Para refinar ainda mais a otimização de sites, preste atenção também na importância da semântica dos links e otimização de URLs.

Até a próxima! Qualquer dúvida, deixe um comentário!

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Avatar

    Muito obrigado, tinha varias dúvidas!

  2. Avatar

    O uso de breadcrumb pode ser considerado como internal link?

  3. Avatar

    Ótimo artigo!
    Muito esclarecedor, os links internos realmente são de muita importância.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?