Softwares de SEO – Review dos Principais Softwares

Softwares de SEO

Olá leitores da Agência Mestre,

Em diversos momentos de um processo de SEO, notamos que algumas tarefas se tornam repetitivas, ou ainda que uma tarefa lhe toma muito tempo e ainda é repetitiva, seja diária, semanal ou mensalmente, mas é repetida ao longo do tempo. Nesses casos, a minha primeira idéia é: “como posso automatizar esta tarefa?”.

Em um exemplo prático, tome o caso de um profissional de SEO que deve obter os rankings das suas páginas, nos 3 principais mecanismos de busca. Simples não é? Quando pensamos em um site de até 20 páginas, com cerca de 1 hora você obtém todos os rankings, contando posição por posição. Mas imagine no caso de ter um website de 100 páginas ou 1.000 páginas. Como calcular, ou melhor, como obter todos os rankings em um tempo hábil?

Para esses casos, diversas empresas e profissionais utilizam-se de softwares que obtém essas informações ou automatizam algum processo de SEO, dando a resposta, para um conjunto grande ou pequeno de dados, em um tempo muito menor do que faríamos de forma “braçal”.

Diante desse cenário, diversas pessoas me perguntam através do meu Formspring, Twitter, Email ou pessoalmente: “qual a melhor ferramenta para tarefas de SEO?”. Eu já fui um utilizador do Web CEO há muito tempo e aprendi que nem sempre estas ferramentas fornecem resultados confiáveis para o que precisamos, e por isso, comecei a criar as minhas próprias para fazer exatamente o que eu precisava.

Mas como a dúvida não é apenas de uma pessoa, mas de várias, como pode-se notar nessa discussão do Fórum de Ajuda do Google, resolvi fazer um comparativo de prós e contras dos principais softwares listados pelas pessoas.


Web CEO

Web CEO

A Web CEO é um dos softwares de SEO mais famosos e tem uma boa taxa de utilização da comunidade. Tive a oportunidade de baixar a versão demo e consegui ver algumas features dessa ferramenta.

Pesquisa de Palavras-chave

Na área de “Find your Niche” o Web CEO é uma ferramenta e tanto. Com ela você consegue monitorar os seus rankings nos mecanismos de busca do Brasil e do mundo. O que não gostei é que ela utiliza os recursos da minha máquina e o meu IP. Isso pode ser um problema, pois dependendo da quantidade de palavras que tenho para consultar, pode fazer com que o Google bloqueie ou requisite a entrada do Captcha para conseguir obter os rankings. Em termos de Keyword Research, não gostei da parte onde o software olha as meta keywords dos concorrentes e assim usa-as como sugestão de palavras para você. Creio que isso é fora do padrão de profissionais de SEO de alta qualidade. Ainda em Keyword Research, um ponto razoável é que ele já é integrado com o Suggest e a API de Sugestão do Adwords, podendo lhe sugerir e dar estimativas de volume de tráfego.

Link Building

Em termos de “Promote your Site”, acho que aqui o Web CEO faz uso do popular “submission”. Ele dá a possibilidade de submeter em diversos “search engines” em pouco tempo, mas já sabemos que esse é o tipo de estratégia que você deve evitar. Já em questão de parcerias, o Web CEO automatiza toda a tarefa, desde encontrar parceiros, passando pelo envio de emails e chegando no monitoramento do dos links dos parceiros. Ainda que possa parecer interessante, eu sou contra este tipo de automatização. Sou a favor de identificar parceiros pelo modelo de negócio da empresa que você está trabalhando e realizar a abordagem de forma individual.

Análise de Rankings

Na parte de “Analyze your Website” a ferramenta de tracking de keywords é bem interessante. Com ela você pode ver o seu posicionamento e o dos seus concorrentes para alguma palavra cadastrada. O interessante aqui é que o programa também verifica se as suas páginas estão indexadas nos search engines que você escolher. O interessante é que descobri que nesta área você pode adicionar uma séria de proxies, pois assim você consegue uma maior variação de IPs e não será tão barrado pelo Google. Ainda nesta “aba” é possível ver o número de backlinks segundo os mecanismos de busca. Neste caso, creio que não seja tão interessante o software, pois o Google não retorna o valor exato de backlinks.

Gerenciador do Website

Na área “Maintain your Website” o Web CEO te oferece um mega sistema de FTP para gerenciar o seu website. Nesse ponto tenho que reconhecer a praticidade disso para um dono de um pequeno website. O software lhe ajuda a gerenciar os seus arquivos e já te mostra o título e meta description de cada página. Um outro ponto muito positivo é que ele já mostra caso você tenha criado algum link quebrado ou referência para uma imagem que não existe, deixando um ícone de “warning” direto na listagem de arquivos.

Estatísticas e Relatórios

Por fim, na área “Professionalize”, você pode ter uma lista bem grande de relatórios e estatísticas. O interessante aqui é o medidor de tempo investido por projeto. Acho interessante este tipo de abordagem quando se trabalha com diversos clientes ou ainda canais. Desta forma você sabe onde está investindo a maior parte do tempo.

Conclusões

Em termos de automatização, o Web CEO se mostra uma ferramenta bem interessante para se trabalhar na sua estratégia de SEO. Funcionando em um processo “Windows” de “next, next, install”, você consegue subir um projeto muito rápido. O que não gostei foi a sua forma não muito intuitiva de criar o projeto. Acho que nesta parte eles poderiam trabalhar melhor e ser algo mais amigável, construindo desde a conexão com o seu FTP, até o seu conjunto de palavras para o tracking. Outro ponto negativo que fica é a falta de tradução para a nossa língua. Por fim, um problema sério é a aquisição de links, ou melhor, uma boa estratégia para link building além da velha idéia de troca de links.

Valor: $199 USD ou $389 USD (depende do plano)

Nota: 5 de um total de 10.


SEO Power Suite

SEO Power Suite

O SEO Power Suite é praticamente dividido em 4 softwares que lhe dão uma gama de formas de automatização do seu processo de SEO. Ele se divide em Rank Tracker, Website Auditor, SEO Spy Glass, LinkAssistant

Pesquisa de Palavras-chave

Em termos de pesquisa de palavras-chave, a Rank Tracker faz um serviço muito bom. Ela utiliza dados da Word Tracker, do Google Suggest, Yahoo! Search Assist, além de fazer uma busca competitiva para identificar mais palavras-chave. Com isso você consegue identificar mais palavras para o seu website, mas ainda sim, você deve interagir com a ferramenta, selecionando quais palavras você deseja escolher.

Além de sugerir as palavras, gostei da coluna de KEI que lhe mostra um indicador das palavras-chave com maior busca e menor competição.

Verificação de Rankings

Em termos de verificar Rankings de palavras-chave, a SEO Power Suite se utiliza do módulo Rank Tracker que faz um excelente trabalho na verificação de rankings. Com a ferramenta é possível encontrar as suas posições nos principais mecanismos de busca, incluindo o Google, Yahoo e “MSN” do Brasil. Achei bem interessante a organização dos relatórios e da forma com que ele monta uma tabela de KEI, indicando quais as palavras-chave com maior busca e menor competição, para assim você se esforçar neste tipo de palavras.

Apenas como nota, senti falta de uma área para configurar proxies para não ser barrado no Google.

Nota 2, segundo as especificações do software eu posso fazer a configuração de proxies, só não encontrei em um local de fácil acesso.

Otimização de Conteúdo

Para realizar as análises On-Page o SEO Power Suite utiliza-se do módulo Website Auditor e faz um trabalho bem interessante. Ele praticamente funciona como o Xenu Link Sleuth, baixando as páginas do seu website, verificando os títulos, meta tags e códigos de cabeçalho. Além disso, ele oferece outras colunas bem interessantes, tais como a de PageRank, de Link Value, Links Internos e muitas outras. Todas essas abas lhe ajudam a estimar o quão bem está uma determinada página. Achei muito boa essa parte do Website Auditor, pois lhe dá a possibilidade de analisar se uma página recebe poucos backlinks internos e por isso não rankeia. Além disso, é fácil identificar links quebrados ou páginas não existentes.

Por fim, ele possui um sistema de relatórios ligado ao Website Auditor, que mostra os problemas da sua página e ainda é possível criar os relatórios com visual customizado.

Análise Competitiva

O software faz uma análise competitiva interessante, onde você escolhe um website (competidor) e um mecanismo de busca. Em seguida o software obtém os backlinks baseado no mecanismo de busca. Aqui um detalhe importante, se você escolher o Google, você pode receber dados imprecisos, pois o software se utiliza do comando “link:”, que mostra apenas um mini-subconjunto dos backlinks que apontam para você. Por isso, a melhor escolha é obter os backlinks providos pelo Yahoo!.

Ao obter os backlinks, o software faz um trabalho muito legal, em trazer os detalhes da página que provê o backlink, tais como título, meta tags, texto âncora, link value, outbound links, pagerank e outros. Com isso você pode estimar o valor da página e o quão importante é adquirir aquele backlink.

Uma coluna interessante que o software disponibiliza é a de contato da página do backlink, onde ele exibe um email, que provavelmente é do responsável do website, para que você entre em contato e discuta sobre a possibilidade de ganhar um link da mesma página que o seu competitor recebe. Achei bem interessante esta coluna e informação.

Link Building

Esta é uma área defeituosa da ferramenta. Não gostei da tática de se basear apenas em links de diretórios, parceiros e troca de links. Acho esse tipo de estratégia a mais fraca em termos de valor do link juice. Apesar dos filtros que a ferramenta possui, das colunas para análise do Link Value de cada link, creio que o conceito por trás está deficiente e não compensa o trabalho.

Conclusões

Em termos de automatização, o SEO Power Suite é bem interessante. É bem mais fácil de criar uma “campanha” de um website e administrar os problemas on-page, identificando problemas e criando relatórios. É algo extremamente útil quando se tem um website muito grande e necessita-se de uma automatização para identificar problemas em títulos, links quebrados ou falta de links internos. Gostei muito dessa parte da ferramenta.

O que deixa a desejar é a parte de Link Building, que é algo fundamental em um projeto de SEO. Me recuso a utilizar um processo que se baseie em backlinks de baixa qualidade ou que possam me levar a punição, logo, a minha recomendação é não utilizar o módulo de Link Building.

Valor: $99.75 USD ou $249.79 USD (depende do plano)

Nota: 6 de um total de 10.


Link Research Tools

Link research tools
A Link Research Tools é um conjunto de ferramentas web, criadas pela CEMPER.COM, com o intuito de fornecer ferramentas mais avançadas de análise em link building para os profissionais de SEO.

Link Building

Para link building esta ferramenta passa a ser muito interessante por possuir uma diversidade muito boa de relatórios. Para iniciar, a ferramenta possibilita um relatório chamado “Backlink Profiler” (BLP) a qual analisa os links que o seu concorrente possui e você não. Com isto você pode ver as suas carências e ajustá-las.

Em seguida, uma das ferramentas interessantes para quem faz link building é a ferramenta de prospecção chamada “SERP Research Tool”. Com ela você pode inserir diversas palavras-chave relevantes para o seu projeto e ele lhe mostra quais páginas externas mencionam estas palavras e se estas palavras já estão linkadas. A idéia aqui é mostrar páginas importantes para você fazer algum tipo de parceria ou acordo para adquirir um link naquela palavra.

Análise On-Page

A ferramenta possibilita um relatório muito interessante para um bom trabalho no seu website chamamado “Link Juice Recovery Tool” responsável por encontrar páginas do seu site que recebem links mas estão retornando um código 404, ou seja, lugares que você está perdendo link juice.

Análise Competitiva

Uma das coisas que eu mais gosto em SEO é analisar a concorrência e na ferramenta conseguimos obter um relatório chamado “Competitive Landscape Analyzer”, a qual fornece uma análise dos principais pontos dos seus concorrentes em uma determinada SERP. Nela obtemos os dados e gráficos, facilitando a inserção em apresentações internas ou externas. É também uma das poucas ferramentas a analisar dados do Twitter e Facebook.

Conclusões

Apesar de ser um usuário expert em ferramentas e softwares para SEO, eu tive uma boa dificuldade em entender os reports gerados pelas ferramentas. Ainda sim, gostei muito da integração que ela possui com a API do SEOmoz e da MajesticSEO, fornecendo métricas muito boas para os reports gerados.

Em termos de ferramentas de link building, considerei muito boa em relação a velocidade de processamento do report e também na riqueza dos dados apresentados. Acho que o valor é bem razoável para o que a ferramenta se propõe a oferecer.

Meu voto de qualidade não é maior pela pouca usabilidade da ferramenta e a pouca integração entre os relatórios. Acho que eles devem aperfeiçoar mais ao longo do tempo.

Valor: €20, €149 ou €199 (depende do plano)

Nota: 7 de um total de 10.


Próximas avaliações?

Gostaria de sugerir algum software para que eu possa analisar? Envie nos comentários abaixo pois estarei de olho no artigo para tentar atualizá-lo ao menos uma vez por semana com novas informações.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

39 Comentários para “Softwares de SEO – Review dos Principais Softwares”

  1. Danilo Guedes

    Ótimo artigo Fabio! parabéns…

    Vou deixar a dica para outra ferramenta, ótima para verificar o posicionameto em N keywords, é o IBP.

    Acho válido falar sobre essa ferramenta que creio ser mais útil que as testadas acima, se bem que também ja trabalhei com o webceo mas só achei um pouco complicada.

    Abs e sucesso cara!

    @daniloguedes

    Responder
  2. Renan Felix

    Ouvi falar muito bem de um programa chamado MARKET SAMURAI. Seria interessante falar sobre ele e fundamentalmente o suporte que estes oferecem as search engines com.br

    Responder
      • Ana

        Olá,
        Só estou curiosa para saber se o Fábio acabou analisando a ferramenta Market Samurai. Ouvi falar muito bem dela, mas não sei se serve para buscas no Google Brasil.

        Responder
  3. Giovanni

    Bom dia Ricotta A empresa aqui usa o Rank Tracker do SEO POWER SUITE acho ele bom para nossa empresa que tem alguns clientes que tem várias palavras otimizadas agiliza mais o processo. Mais um ótimo artigo.

    Responder
  4. luiz almeida

    Ok, são as duas ferramentas conhecidas, mas só tem essas?

    Nós usamos o Web Ceo aqui na empresa e a solução que encontramos para não “bloquear” o google por causa do IP, foi usar uma banda 3G enquanto rodamos o programa, desta maneira a rede funciona normalmente.

    Em relação a Keywords o Web Ceo é a ferramenta que eu acho mais confiável dentre as que eu usei.

    abçs!

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Não são as únicas. Eu tenho uma listinha de pelo menos 6 softwares para review, mas estas forma as mais votadas para um review inicial.

      Você teria mais alguma para sugerir?

      Um abraço!

      Responder
  5. Pablo Almeida

    As duas ferramentas são muito boas para algumas coisas…para outras nem tanto. Um dos grandes problemas do mercado de SEO é que ainda não existe uma ferramenta (instalável) matadora…para relatórios de ranking com melhor exibição/comparação, por exemplo. Ou análises de inteligência de links.

    Hoje, uma das principais dificuldades dentro das empresas é essa. A empresa contrata uma ferramenta que não atende a metade das necessidades do dia-a-dia. Elas acham que as ferramentas estão no nível de ferramentas como as da Adobe e as da Microsoft que você tem um leque de possibilidades gigantes. A melhor saída no caso de quem trabalha com SEO é testar o trial até o limite e justificar porque você precisa de mais de uma ferramenta.

    É preciso ser muito mais crítico porque este é um mercado muito pequeno ainda. Eu, particularmente, gostaria de ver a Adobe ou a Microsoft lançando suas ferramentas para análises de SEO. Seria lindo! :D

    Responder
    • Fábio Ricotta

      E aí Pablo, bom te ver por aqui novamente!

      Você gostaria de compartilhar uma lista de requisitos para um bom software para vocês? Qual a parte de inteligência de links você precisa?

      Atualmente estamos com um sistema de relatórios e inteligência de links na base da nossa empresa e temos interesse em melhorar o sistema e torná-lo um produto para o próximo ano. Quem sabe, você pode nos ajudar a atender as suas necessidades.

      Responder
      • Pablo Almeida

        Então, como profissional de SEO você deve saber que analisar sites/portais com milhares de páginas e comparar seu desempenho com a concorrência é sempre complicado. Acho que as principais deficiência que essas 2 ferramentas acima são:

        - não se pode comparar o ranking de uma palavra e visualizar mais de um concorrente de uma vez. O Web CEO e a Rank Tracker até fazem isso, mas os gráficos são para informações individuais.

        - o mesmo acima, acontece para análises de link building. Quais os links (e seus atributos, como o Open Site Explorer faz) que meus concorrentes (até 10) têm e eu não? Uma planilha criada de forma intuitiva seria a melhor saída. São informações que o SpyGlass e o Web CEO só apresentam individualmente.

        Basicamente, estas são as 2 informações que geralmente sempre precisamos para apresentar melhores informações aos clientes e a Web CEO e a SEO Power Suite não fazem. Isso atrasa muito as análises… :(

        Se a Agência Mestre fizer, vai ser um grande diferencial. Fico na torcida para que isso aconteça! ;)

        Responder
        • Fábio Ricotta

          Então se entendi bem você quer um cenário geral, isso?

          Do tipo, uma tabela listando os rankings seus vs. os concorrentes e o mesmo para links, correto?

          Se for isto, temos pronto já =)

          Responder
          • Pablo Almeida

            Exatamente isso.

            Exemplo da análise de rankings:

            - 1 palavra e o posicionamento de 10 concorrentes no mesmo gráfico com linhas coloridas mostrando a evolução por data.

            Exemplo da análise de links:

            - 1 link e 1 campo marcando quais dos 10 concorrentes tem aquele link. Daí, quando eu clicasse num link, ele daria informações de âncora, status e outras informações de cada concorrente que tiver aquele link.

            Conseguiu visualizar os exemplos? No de rankings, o Web CEO passa muito perto, mas graficamente só se pode ver de 1 concorrente por vez. Para analisar e agir de forma rápida, ia ser lindo…o SEO Power Suite peca muito nessa parte de comparar concorrentes. Você só pode fazer 1 a 1…é muito improdutivo, mas é uma das melhores opções para analisar grandes volumes de palavras. Outras desvantagem do Rank Tracker, da SEO Power Suite, você não consegue agrupar palavras. :(

            Em outras palavras: Web CEO é melhor para analisar/comparar e a SEO Power Suite para trabalhar individualmente num site. Logicamente, o Excel dá uma força! ;)

            Responder
            • João Euclides

              Pablo, acredito que em termos de rank o “SEO Suite” atende bem isso. Não é o SEO Power Suite não… é o SEO SUITE. Dá uma olhada nele, se puder e nos diz se é isso mesmo.

              Responder
            • Fábio Ricotta

              Entendi perfeitamente Pablo.

              Acho que é questão de tempo para ajustarmos tudo para lançar no próximo ano.

              Assim que tivermos um beta, lhe aviso para testar ok?

              Um abraço!

              Responder
        • João Euclides

          Você resumiu muito bem essas deficiências… Estou atras de um sistema que tenha tudo ou quase tudo… Meus sites não tem tantas páginas como os portais, mas como trabalho com guias e classificados… imagina o trabalho que tenho pra otimizar cada uma delas. Cada página é uma palavra-chave que preciso analizar, pricipalmente meus concorrente.

          Responder
  6. Domicio Neto

    Ricottinha,

    Vi que nas suas análises as notas não foram muito altas, mas mesmo assim você ainda as considera as melhores do ramo mesmo?

    Li hoje um artigo sobre a ferramenta do site http://www.linkresearchtools.com/ O que acha dela?

    Eu já usei e gostei do mix de ferramenta do Raven Tools. Qual sua opinião sobre ela?

    Abraços,
    Domicio Neto

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Domicio,

      Eu estou comparando as ferramentas/softwares com o processo que eu faço hoje. Quanto melhor ou mais próximo, melhor a nota.

      Vou dar uma olhada no Link Research Tools também. Em termos das web-based apps, vou deixar por último. Meu foco inicial é em softwares de desktop. Ok?

      Responder
  7. luiz carlos conte

    Olá Fabio, blz? Muito boas as ferramentas. gostaria de recomendar aquela q considero mais completa, pois além de possibilitar obter todas métricas necessárias, ainda faz o trabalho duro. ë possível criar páginas, landing pages, blogs, fazer estudos de keywords, analisar performance de conteúdos, observar comportamentpo em midias socias, enfim julgo completo. É o Hubspot Software http://www.hubspot.com/free-trial . Sugiro um trial para avaliar. abcs.

    Responder
  8. João Euclides

    Fábio.. obrigado pela mensagem sobre o post criado… não sabia que tinha criado em função dos meus pedidos… é que eu estou debulhando os softwares de seo e precisava de mais olhos clínicos. Valew !!! Uma pergunta… Qual a possibilidade de você e outros em evidência, fazerem um evento dedicado somente a softwares de seo ?

    Responder
  9. Daniel Pereira

    Estou iniciando meus estudos sobre seo. Cada dia me sinto mais apaixonado por esse tema e site de vcs é realmente fantástico. Parabéns

    Responder
  10. Bruno Alecrim

    Ola Fabio e amigos, estamos justamente pesquisando uma ferramenta de SEO para investir, nosso foco é uma que auxilie na pesquisa de keywoords, identificação de nichos e análise de concorrência.

    Quais vcs preferem para essa função de busca de keywords ?

    PS: Parabens pelo site, apezar de ser minha primeira mensagem, já acompanho o site a um tempo e os artigos aqui estão sempre contrinuindo em meu aprendizado.

    Abs e sucessos
    Bruno Alecrim

    Responder
    • Pablo Almeida

      Bruno, eu curto bastante o Advanced Web Ranking e Advanced Link Manager. Para pesquisas mais acertivas ou confirmação de “achismos” uso a ferramenta de palavras-chave do AdWords mesmo.

      Responder
  11. Bruno Alecrim

    Oi Paulo, Visitei a página do Advanced Web Ranking, me pareceu interessante, porém o que não empolgou foi o fato de q o recurso Local Search e Keyword Research estarem disponíveis apenas para os planos Professional e Enterprise o que aumenta significativamente o valor e ambas funções julgamos importantes. O Advanced Link Manager vamos ver mais tarde.

    Queremos uma ferramenta forte em keyword research e que possa complementar a ferramenta de Keywoord do Google, como um complemento no sentido de emenizarmos os casos de dados imprecisos, fazendo um balanço entre duas fontes, antes de irmos pra ação.

    O que vc acha dessa abordagem ?

    Abs e obrigado pela resposta.

    Responder
  12. Pablo Almeida

    Posso te ser sincero? Investe no AdWords então, cara. Depois da ferramenta do Google é a melhor ferramenta que você vai encontrar. Só você saber lidar com Links Patrocinados em nível avançado…daí, você aplica o aprendizado de lá no teu projeto de SEO… :)

    Responder
  13. Bruno Alecrim

    Fiquei receoso em usar apenas o google keywood tool pois andei lendo em blogs e sites de que ele não é tão preciso quanto poderia e li sobre casos de pessoas terem otimizado seus sites para uma determinada palavra chave que dizia ter 10000 buscas (por exemplo) e após o rankeamento orgânico em primeiro, o dono do site ter informado que obteve em media algumas dezenas de acesso apenas. Esse foi um exemplo.

    Então a partir desse cenário, considerei a hipótese de usar duas ferramentas a do google q é boa e grátis e outra complementar para balancear os resultados.

    Essa é a questão, creio q possa estar exagerando. Apenas buscando a melhor maneira de buscar as Keywoord de maniera mais segura e precisa possível. mesmo que isso implique em contratar um serviço ou adquirir um software para tal.

    Abs
    Bruno Alecrim

    Responder
    • Felipe Rosa

      Olá Leonardo,

      Convido você a conhecer a WebXTool => http://webxtool.com/ – a primeira plataforma brasileira para o gerenciamento de projetos de SEO com o auxílio de ferramentas especializadas. A WebXTool está sendo desenvolvida pelo time de desenvolvimento da Agência Mestre e você pode criar uma conta gratuita por 30 dias para testar a ferramenta.

      Um abraço!

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>