Servidor Dedicado X Servidor Compartilhado. Qual Escolher?

Você tem dúvida sobre qual é a melhor opção entre um servidor dedicado ou compartilhado? Entenda as diferenças antes de escolher!

Essa escolha afetará diretamente o desempenho do seu site, por isso é importante saber como funcionam esses serviços!

Dê o play e confira as dicas do Fábio!

Quando optar por um servidor compartilhado

Quando você opta por um servidor compartilhado, quer dizer, como o próprio nome sugere, que você está dividindo os recursos de hardware com pelo menos uma pessoa ou mais. Existem até opções de hardwares virtuais para você hospedar seu site, utilizando um percentual de uso do processador, memória, etc.

Para quem está começando, o servidor compartilhado é uma boa opção, já que você não precisará, a princípio, usar muito da capacidade do processador e ele é mais acessível. Contudo, conforme o número de acessos, visitas e interações no seu site crescerem, mais interessante e necessário será ter um servidor dedicado.

Quando escolher um servidor dedicado?

Quando o tráfego para o seu site começar a crescer, ter um servidor dedicado começa a se tornar a melhor opção. Com ele, você terá mais garantias que conseguirá entregar as páginas certas ao usuário de maneira rápida e eficaz. Quando você está em um servidor compartilhado, o risco de ter oscilações de tempo de carregamento de site é alto, simplesmente pelo fato de você ter mais pessoas utilizando o mesmo recurso e não saber o que essas outras pessoas estão fazendo nos seus respectivos sites.

Em um servidor dedicado, todo o recurso está alocado para você, mesmo quando ele é virtualizado. Toda a memória, tempo de processador e outras fetures são exclusivamente suas, o que garante o seu potencial para entregar as páginas para os usuários e também mais velocidade de carregamento.

E para o SEO, o que é melhor?

Em termos de SEO, fatores como a velocidade de carregamento das páginas e a conexão entre navegador e o próprio servidor são relevantes para o Google. Dessa forma, você até pode optar por um servidor compartilhado, desde que consiga garantir que esses pontos não sejam afetados e que não afete a experiência do usuário. Conforme houver o crescimento do seu site, um servidor dedicado certamente será uma opção mais segura e confiável.

Curtiu mais essa dica? Então, compartilhe este artigo e comente aqui no nosso blog o que você gostaria de ver em um próximo vídeo do Fábio!

 

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>