SEOmoz lança a Open Site Explorer

Olá leitores da Agência Mestre,

Na última semana, ao participar de um Webcast do Rand Fishkin, ele acabou mostrando um slide que, supostamente, não era para estar naquela apresentação. Pois bem, diante da minha suspeita, o SEOmoz, empresa referência mundial em SEO, lança hoje a sua mais nova ferramenta: o Open Site Explorer. Basicamente a idéia é fornecer toda a informação que os search engines não compartilham conosco, tais como informações da quantidade de links, quais são nofollow, quais os textos âncoras e uma diversidade de outras informações.

Open Site Explorer

Antes de dar continuidade no artigo, gostaria de agradecer o Rand Fishkin, por compartilhar comigo, em primeira mão, a ferramenta. Eu sei que ele e outros profissionais do SEOmoz admiram o nosso trabalho e com certeza é um sentimento recíproco.

A primeira tela

Como vocês podem notar, logo de início a ferramenta já se distancia da famosa ferramenta do Yahoo!, a Yahoo! Site Explorer. Logo na sua primeira página podemos visualizar as informações do índice da Linkscape, tais como o tamanho do índice e as informações do crawling dos últimos 45 dias:

Open Site Explorer - Página Inicial

Realizando uma análise

Você pode submeter um website para análise na ferramenta apenas digitando a sua URL. No exemplo abaixo enviei o website da Agência Mestre, como vocês podem ver:

Open Site Explorer - Análise

A primeira informação é relacionada à página que você submeteu, juntamente com dados do seu domínio. Estes dados são excelentes indicativos do estado atual da sua página em relação ao seu website.

Aba Linking Pages

Esta aba é praticamente o que já tínhamos no Yahoo! Site Explorer. Nela você pode listar todos os links que apontam para a sua página ou domínio, sejam eles links internos ou externos. Todas as funcionalidades que o Yahoo! Site Explorer possuía neste ponto foram igualmente feitas na Open Site Explorer.

Open Site Explorer - Linking Pages

O interessante aqui é observar que a Open Site Explorer lista URLs com nofollow e ainda lista links de imagens, algo que não era feito pelo Yahoo! Site Explorer. Outro ponto muito bom para análise é que a ferramenta coloca junto com a informação do link, o texto âncora associado, a autoridade da página e por fim a autoridade do domínio.

Aba Linking Domains

Considerado um dos fatores de rankeamento mais importantes na atualidade, os domínios que te linkam são claramente expostos nesta aba.

Open Site Explorer - Linking Domains

Nela você obtém todos os root domains que possuem um link para você e duas informações globais sobre aquele root domain: a sua autoridade segundo as métricas do SEOmoz e a quantidade de root domains que linkam para aquele root domain. Com isto, você consegue analisar a diversidade de domínios que apontam para você e pode ainda criar gráficos no Excel, listando de qual faixa de autoridade você mais recebe links. Por exemplo, se você receber muitos links de domínios com autoridade menor que 30, é um bom indicativo que os seus backlinks sejam de baixa qualidade.

Aba Anchor Text Distribution

Nesta aba você tem acesso aos detalhes de texto âncora dos links que apontam para a sua página. A parte interessante fica por conta das opções que você pode escolher para listar os textos âncora, onde você pode escolher se quer exibir todos os textos âncora para aquela página, para o subdomínio ou ainda para o root domain.

Anchor Text Distribution

Algo que eu não tinha visto em nenhuma outra ferramenta é a opção de filtrar os textos âncora por frase ou termos, dando a possibilidade de você analisar se seus textos âncora possuem um determinado termo ou não.

Ainda sobre esta aba, é possível listar todos os seus textos âncora, analisando quantos root domains e links possuem um determinado texto âncora.

Aba Full List of Link Metrics

Na última aba temos uma compilação de praticamente todas as métricas que o SEOmoz gosta de ressaltar em seus artigos e palestras. Todas as informações de métricas de mozRank, mozTrust, Domain mozRank e Domain mozTrust estão disponíveis nesta aba, assim como diversas outras informações.

Open Site Explorer - Full List of Link Metrics

Um ponto bem interessante é agregar estes gráficos e dados em seus relatórios periódicos de SEO pois, desta forma, você conseguirá saber como está a evolução do seu trabalho de SEO.

Comparação entre Websites

Uma feature muito legal que a ferramenta disponibiliza é a comparação entre sites. Para esta comparação utilizei os nossos grandes amigos do BrasilSEO.

A primeira parte da comparação é chamada de “Comparison Chart of Important Metrics for these Pages”, onde a ferramenta exibe os principais dados de cada website em forma de gráfico de barras, dando a possibilidade de analisar facilmente quais as métricas que o seu concorrente está melhor do que você. Os dados disponibilizados na comparação são: Page Authority, Domain Authority, Total Links, External, Followed Links e Linking Root Domains.

Open Site Explorer - Comparison Chart of Important Metrics for these Pages

Em seguida temos um quadro comparativo muito bom, onde são exibidos, lado a lado, os links mais importantes que cada website possui. Desta forma, fica fácil identificar onde você deve tentar conseguir um link, caso não possua.

Open Site Explorer - Comparision

Conclusões

O anúncio desta ferramenta vem em boa hora para a comunidade de SEO, que estava esperando o Yahoo! Site Explorer sair do ar quando a Microsoft assumisse o core de search do Yahoo!. Com esta nova ferramenta, as possibilidades de analisar os websites se tornam mais simples e mais estáveis, com dados mais claros e conseqüentemente com mais qualidade.

Honestamente, achei um excelente investimento do SEOmoz e produzir esta nova ferramenta e com certeza será um sucesso. Vale lembrar que quem já é PRO member do SEOmoz tem acesso completo à Open Site Explorer. Para quem ainda não é, basta acessar as páginas de planos, que conta com um plano gratuíto ou a assinatura PRO.

Espero que tenham gostado deste review em primeira mão e até o próximo artigo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “SEOmoz lança a Open Site Explorer”

  1. Cassiano Travareli

    Simplesmente o melhor Tool que já foi inventado!
    Já estou usando a rodo ele!
    Recomendadíssimo!

    Boa cobertura da ferramenta em primeira mão ricotta!

    Abraço

    Responder
  2. leandro

    Postagem bem interessante!
    Aqui vai uma pergunta pertinente e gostaria de saber a opinião de todos. Muito já foi falado sobre seo e muito há de ser falado, afinal de contas acompanhamos as diretrizes dos buscadores.

    Quando Cliente A, Cliente B e demais 11 clientes estiverem totalmente otimizados dentro de suas possibilidades, o que restará a se fazer? conseguir links que apontem para seu site? O que é chamado de “envolvase” na web! correto?

    Onde quero chegar: Vejo que as técnicas de seo que antes não eram tão difundidas no brasil hoje viraram “carne de vaca”, não é mais novidade para ninguem! Você encontra livros, faz cursos, assina feeds e com um pouco de boa vontade se torna um especialista! Daqui a um ano o mercado estára saturado.

    Para exemplificar, procurem no grupo catho sobre vagas de seo! Determinada empresa paga a “merreca” de 1.000 a 1.500,00 reais para um seomaster que trabalhe oito horas diárias por mês. Um projeto bem feito de SEO custaria no mínimo 10 vezes mais, do que este salário de fome, que querem pagar para um profissional com tal conhecimento. Então a banalização já chegou!

    O que uma empresa que oferece serviços de seo poderia prestar como diferencial? SEO seria só uma parte do pacote. Teriamos uma nova inversão no mercado? Seria a vez dos publicitários, dos jornalistas, dos assesores de imprensa que embasados em seo poderiam oferecer melhores serviços? Porque não? O que um Programador e Seo Master entendem hoje sobre ciclo de vida de um produto? Análise de concorrência embasadas em pesquisas de consumidores? análose de calculo de preço? Entenderam onde quis chegar? O que você como seo master poderia oferecer para seus clientes?

    Responder
    • Marcelino Pinheiro

      Leandro, não é assim para todas as profissões? Todas elas estão banalizadas, com a internet todos se tornaram especialistas em tudo basta procurar um tutorial e pronto, são os generalistas, fazem de tudo e neste cenário os especialistas são importantíssimos, não se domina algo sem se aprofundar, estudar e exercitar. O jornalista, o publicitário, acessor que tem de entender de seo não é o mesmo que o pato que anda, nada e voa ruim em todas elas. Apesar de não ser um especialista sem seo esta é minha opinião.

      Responder
    • Frank Marcel

      Olá Leandro. Sigo pela linha do Marcelino. O profissional que não procurar evoluir vai ficar para trás, para trás da linha da banalização.

      O profissional que evoluir, vai ter sempre algo a oferecer.

      Responder
  3. Alexandre

    Fiz a analise com essa ferramenta, e de acordo com a comparação, so estou pior que meu concorrente nas “autoridades” de pagina e dominio. O que eu tenho que fazer pra melhorar essa minha autoridade?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>