Saiba Mais Sobre o Google Insights for Search

Hoje vou falar sobre a nova ferramenta do Google lançada recentemente para ajudar ainda mais a vida de quem trabalha com SEO, o Google Insights for Search.

Esta ferramenta é muito útil para entender o comportamento das pessoas que utilizam os buscadores, os chamados pesquisadores. Além disso, ela abrange um conjunto de estatísticas baseadas no volume de busca e em padrões.

Através do Google Insights for Search é posssível comparar tendências sazonais, distribuições geográficas e categoria de pesquisas específicas. Mas também é possível agrupar todas essas variáveis em uma só pesquisa. Além disso, o Google permite que você veja a “crescente procura” global ou específica, em um filtro que você tenha criado.

Na verdade essa nova ferramenta pode ser considerada uma extensão do Google Trends e do Google Ad Planner.

Agora vem à parte interessante, como a ferramenta funciona. Vamos utilizar como exemplo os termos de pesquisa “SEO” e “otimização de sites” no Brasil nos últimos 12 meses.

Insira os termos a serem comparados no campo “Search terms”. Como queremos comparar “SEO” e “otimização de sites”.

No filter é possível especificar a localidade, período e categoria. Neste exemplo, a localidade focada será o Brasil nos últimos 12 meses. Com todas as opções definidas clique em Search.

Podemos ver a média do volume de busca de cada termo nos últimos 12 meses.

E um gráfico da média da quantidade de buscas de cada termo nos últimos 12 meses.

A média de quantidade de busca de cada termo é também especificada por estado.

E um mapa ilustrando a densidade de busca de cada termo:

Do termo “SEO”:

E do termo “otimização de sites”:

Como você pôde ver, o Google Insights é uma ferramenta poderosa para quem trabalha com SEO. Além dos recursos mostrados no exemplo acima, ela possui muitos outros extremamente úteis. Então, aproveite mais essa ferramenta disponibilizada pelo Google ela pode te ajudar e muito na otimização do seu site.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

17 Comentários para “Saiba Mais Sobre o Google Insights for Search”

  1. Thiago Ross

    Maravilhosa ferramenta. Ajuda muito quando vc está em dúvida com dois ou mais termos a serem usados em suas tags

    Responder
  2. Nathalia

    Olá Demétrios,

    Sobre a sua dúvida, os números no gráfico não representa exatamente a quantidade de vezes que esse termo foi buscado mas sim uma relação, ou seja, você pode notar que a escala do gráfico vai de 0 a 100, então quanto mais próximo do 100 significa que o termo foi buscado mais vezes.

    Obrigada pelo comentário….

    Responder
  3. Web Designer Demétrios

    Dúvida que surgiu:
    Eu fiz uma comparação de duas palavras-chave próximas, comparei plural X singular. A palavra no singular deu o volume 4, contra 0 do plural.
    Peguei esta palavra-chave de volume 4 e comparei com mais outras 4 palavras próximas, modificando acentos e preposições….Acontece que no novo resultado essa palavra-chave de volume 4 passou para volume 44. Isto é normal ????
    O correto não seria manter o mesmo volume 4? (as outras tiveram peso 75, 65, 56 e 28)

    Achei muito estranho porque se for assim a cada pesquisa/comparação o google vai dar um valor para uma mesma palavra-chave, e aí com qual resultado o profissional de SEO vai usar como base para seu trabalho de otimização?

    Fiz o teste 2 vezes achando que estava louco, mas é isto que acontece realmente !!!

    Responder
  4. Web Designer Demétrios

    Mais uma dúvida..rs..

    Eu fiz uma pesquisa de 2 palavras-chave:
    A primeira teve um volume de 69 – já no resultado da busca do google apareceram apenas 125 mil páginas com este termo.

    A segunda teve um volume de 54 – porém no resultado da busca do google apareceram 1.4 milhões de páginas.

    Resumo do que entendi:
    A 1ª palavra-chave é menos usual pelos empresários e desenvolvedores, porém tem um volume muito grande de pesquisas pelos pesquisadores.

    A 2ª palavra-chave é a mais utilizadas no conteúdo dos sites porém menos buscadas pelos pesquisadores.

    Pergunta: Se tivesse que escolher uma das duas palavras-chave para explorar num siteou página, o que seria melhor: Usar o que todo site costuma focar ou usar a palavra-chave que segundo o Google Insights Search é a mais buscada pelos pesquisadores?

    Eu sei que o ideal é tentar mescar as duas porém qual devemos focar mais na página?
    Sempre que percebo em determinada página que precisa ter 2 ou 3 palavras-chave semelhantes/sinônimos fico com medo de tentar abraçar o mundo e não abraçar ninguém, ou seja, não sei se vale a pena ter apenas uma palavra-chave na 1ª página ou ter 3 palavras-chave só que na 2ª ou 3ª página…na ambição de tentar alavancar mais 2 ou 3 palavras a gente acaba perdendo aquele que já esta bem posicionada.

    Qual sua opinião a respeito disso?
    Convido a todos os integrantes do Agência Mestre a discutir isto!

    Responder
  5. Frank Marcel

    Olá Demétrios!

    Leve essa sua dúvida para o nosso fórum, assim todo mundo participa de uma forma mais organizada sobre o tema que você levantou, que tal?

    Responder
  6. francisco

    Amigo, eu tenho esse blog gostaria que nele eu falo um pouco sobre a natureza, só que estou triste, porque minguem interessou por ele si não eu, meu blog é: woundspages.blogspot.com
    O google insights é muito bom

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>