Nova Ferramenta: Yahoo! Answers Monitor

Olá leitores da Agência Mestre,

Em Dezembro de 2005 o blog TechCrunch reportava o lançamento do Yahoo! Answers, uma plataforma colaborativa para os usuários do Yahoo! onde qualquer um poderia perguntar algo e responder alguma dúvida de outro usuário.

Yahoo Answers

O sistema funciona basicamente na idéia de pergunta e resposta, mas como qualquer um pode responder uma pergunta, o Yahoo! Answers dá a possibilidade dos usuários escolherem a “melhor resposta” e ao ser escolhida, ela fica em posição de destaque, logo abaixo da pergunta original.

Em seguida, um ponto interessante do sistema era que ao responder uma pergunta, você poderia adicionar uma referência (URL) de onde possa ter se embasado para responder a pergunta e desta forma, criou-se uma forma de conseguir tráfego para o seu website a partir do Yahoo! Answers.

Diante da oportunidade de responder perguntas, citando a fonte, viabilizamos uma ferramenta na Agência Mestre, chamada Yahoo! Answers Monitor, para monitorar palavras no Yahoo! Answers, e desta forma, podemos encontrar perguntas ainda não respondidas ou receber um aviso quando uma nova pergunta contendo a palavra-chave monitorada for realizada. E é esta ferramenta que estou aqui para apresentar a vocês.

A Ferramenta

A Yahoo! Answers Monitor possui quatro abas de navegação, através das quais o usuário tem acesso a todas funcionalidades da ferramenta. A seguir serão detalhadas as funcionalidades de cada uma das abas.

Busca através de Palavras-Chave

ya-buscar

1) Através desta aba o usuário pode pesquisar e obter em tempo real as perguntas do Yahoo Respostas para uma determinada palavra-chave.

2) Para buscar um termo, basta digitá-lo no campo “Palavra-Chave”, escolher o tipo de pergunta (Todas as perguntas, somente as perguntas respondidas ou somente as abertas), escolher se a busca será realizada no Yahoo Respostas do Brasil ou dos EUA, escolher o número de resultados por página, entrando com o valor desejado no campo “Quantidade”. No campo “Tempo” escolhe-se o intervalo de dias, optando por perguntas mais recentes ou antigas. Em “Ordenar Por” é possível definir a ordenação das perguntas, ou seja, a forma como elas serão listadas na tela.

3) Após clicar em “Pesquisar”, os resultados serão exibidos linha a linha. Para visualizar os detalhes de um resultado basta clicar sobre ele e para ocultar os detalhes, basta clicar novamente.

Palavras Monitoradas

ya-palavras-monitoradas

1) Na aba “Palavras Monitoradas” o usuário tem acesso a todas as perguntas que foram criadas, desde o início do monitoramento, para cada uma das palavras monitoradas.

2) Para visualizar as perguntas, basta selecionar uma palavra e clicar em “Verificar”.

3) Se existirem perguntas, elas serão mostradas linha a linha. Para visualizar os detalhes de um resultado basta clicar sobre ele e para ocultar os detalhes, basta clicar novamente.

Inserir Palavras-Chave

ya-inserir-palavras

1) Na aba “Inserir Palavras-Chave” o usuário poderá cadastrar até cinco palavras para monitorar, podendo optar por receber alertas de novas perguntas no e-mail.

2) Para inserir uma palavra-chave basta digitá-la, escolher o tipo de pergunta, escolher se as perguntas serão do Yahoo Respostas do Brasil ou dos EUA. Depois disto, é só optar por receber ou não alertas de novas perguntas no e-mail e clicar em “Inserir”.

3) As palavras que já foram inseridas anteriormente pelo usuário são exibidas em uma tabela. Para deletar uma palavra, encerrando assim o seu monitoramento, basta clicar no botão “Deletar” que se encontra na última coluna da tabela.

Alerta no e-Mail

ya-alerta

1) Na aba “Alerta no e-mail” o usuário poderá escolher as palavras que desejar para receber alertas de novas perguntas no e-mail.

2) Alterar a opção de alerta no e-mail é muito simples. Basta marcar as palavras que desejar, utilizando os “check box” que se encontram na última coluna da tabela.

3) Para salvar as alterações realizadas, basta clicar em “Enviar Dados”.

O que posso fazer com esta ferramenta?

Como ilustrei no início do artigo, a Yahoo! Answers é uma grande oportunidade de fonte de tráfego qualificada para o seu website, pois ao responder uma pergunta relacionada ao seu conteúdo e conseguir uma visita através do link que você deixou, o usuário estará interessado naquele tipo de conteúdo, representando uma potencial conversão. Agora imagine isto aplicado em larga escala, você pode monitorar diversas palavras-chave e com isto aumentar, e muito, as suas visitas e conversões.

Outra aplicação muito interessante para a ferramenta é para gerenciamento de marca, onde você pode monitorar a marca da sua empresa e sempre que um usuário mencioná-la, você poderá atuar, de forma eficiente, com o seu time de mídias sociais. Entenda que neste caso, o foco nem sempre, é fornecer um link na resposta, mas sim satisfazer a dúvida do usuário, aumentando a satisfação dos seus usuários na rede social.

Conclusões e Agradecimentos

Esta ferramenta surgiu com a necessidade de aperfeiçoar o trabalho que já fazemos aqui na Agência Mestre e tornou-se uma importante ferramenta no dia-a-dia dos nossos profissionais, automatizando uma tarefa que era bem custosa para os grandes projetos de SEO que gerenciamos.

Novamente, gostaria de agradecer o nosso time de programação pelo desenvolvimento desta nova ferramenta e dizer que sem eles as nossas idéias “mirabolantes” nunca seriam colocadas em prática.

Espero que vocês tenham gostado e utilizem esta nova ferramenta, que está disponível apenas para assinantes Ouro. Então não espere mais, torne-se um assinante Ouro da Agência Mestre!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

10 Comentários para “Nova Ferramenta: Yahoo! Answers Monitor”

  1. avelino

    Esta ferramenta automatiza tudo no yahoo resposta que pena que só é para quem é assinante ouro!snif!!!rsrs

    Abraço!

    Responder
    • Frank Marcel

      Pelo que tenho visto, tem sido extremamente relevante. Em termos de visitas, em alguns nichos é inquestionável a importância do Yahoo! Respostas.

      Responder
  2. Vicente Rodrigues

    Olá parabéns pelas dicas de Seo. Sou Iniciante já tenho meu domínio e hospedagem paga na hostgator. estou usando a plataforma wordpress. mais ainda não fiz nenhuma postagem. como faço para pesquisar palavras chave se o tema que irei abordar é perda de peso??
    por favor se poder me dá umas docas de palavras desde já te agradeço. por que sou iniciante e leigo ainda no assunto.
    Sucesso pra você.
    Att. Vicente Rodrigues

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>