Nova Ferramenta: Watchdog

Olá leitores e assinantes da Agência Mestre,

Temos o prazer de anunciar hoje uma nova ferramenta, a qual aborda uma questão muito importante em SEO: a estabilidade de um website. Sem sombra de dúvidas, manter o seu website online a maior parte do tempo é crucial para que você se mantenha bem no mercado, fornecendo sempre a informação aos usuários quando requisitado.

É óbvio que um cliente/visitante que não encontra o seu website disponível, dificilmente irá retornar para procurar a informação que deseja e não muito distante disso, os mecanismos de busca também possuem um comportamento similar, pois, ao encontrarem o seu website “offline”, eles podem retornar em um momento futuro, mas com um prazo muito maior do que o comum. Caso este problema de instabilidade permaneça, não será vantagem para o mecanismo de busca posicionar bem o seu website, atribuindo uma menor pontuação na sua classificação.

Ferramenta Watchdog

Pensando neste cenário, a Agência Mestre lança mais uma ferramenta para lhe ajudar. A “Watchdog” é uma ferramenta responsável por monitorar o seu site a cada 5 minutos e, toda vez que ela não encontrar o seu website disponível, você recebe um e-mail notificando-o sobre o momento em que o seu ele não foi encontrado. Desta forma, você saberá o momento exato em que o seu website não estará disponível, podendo até entrar em contato com a empresa de hospedagem.

A Ferramenta

O funcionamento da ferramenta é bem simples e sua tela também, conforme podemos ver abaixo:

1) Para iniciar o monitoramento de seus sites, basta entrar com a URL do site, entrar com seu e-mail primário e, se desejar, e-mail secundário. Para incluir os dados em nosso sistema, clique no botão “Enviar”.

2) Os sites cadastrados pelo usuário serão exibidos em uma tabela, a qual fornece informações sobre a última vez que o site foi checado, bem como seu último status.

3) A legenda informa ao usuário o tipo de status do site. Para visualizar a tabela com todos os códigos de status, clique em “Ver Todos”.

4) Os erros que ocorreram ao longo do tempo serão exibidos em uma tabela, a qual informa a URL, a última data de checagem e o código do erro que ocorreu.

Como Funciona a Verificação do meu Website?

A verificação dos websites é realizada a cada 5 minutos, onde a ferramenta realiza uma requisição à URL fornecida, armazenando o cabeçalho de resposta. Em seguida, a ferramenta compara a resposta com os seus filtros e caso a requisição seja do website não disponível, um email é enviado para os emails especificados.

Conclusões

É fato que não podemos confiar 100% nas empresas de hospedagem de sites pois todos os sistemas são passíveis de erro. Para isto é fundamental que você tenha em mãos uma ferramenta simples e eficiente, a qual pode lhe avisar sempre que algum problema de instabilidade acontecer com o seu website.

Se você é um assinante Ouro, aproveite hoje mesmo e cadastre os seus websites na Watchdog. Caso você não seja um assinante Ouro, você está perdendo diversas oportunidades. Confira já todos os benefícios e torne-se um assinante!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Nova Ferramenta: Watchdog”

  1. junior

    Muito bom para quem faz estratégias de cruzamento de links.

    Aliás no último curso em São Paulo o Fábio Ricotta havia dito que vocês iriam explicar no site uma estratégia de se utilizar mais de um site para otimização (como o Link Farm) porém sendo uma técnica white hat.

    Vocês da mestre SEO tem isso pronto? Eu gostaria de estudar essa técnica e ainda não vi nenhum artigo a respeito.

    Abraço,

    Junior

    Responder
  2. Ricardo

    Interessante. Especialmente se você faz monitoramento de links.
    O uso de outro site como estratégia de white hat cai bem se pretendemos ter linkagens para nosso site principal vamos dizer assim.

    Se você tiver alguma sugestão nesse sentido fico satisfeito se publicarem. ah, parabéns pelo número de assinantes,

    Abraço,
    Ricardo

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>