Nova Ferramenta: Tweet Analysis

Olá leitores e assinantes da Agência Mestre,

Hoje temos o prazer de apresentar a vocês mais uma de nossas ferramentas. Trata-se da Tweet Analysis, a qual tem como principal funcionalidade, o monitoramento relacionado a palavras/termos ou hashtags de sua preferência.

Funcionalidades da Ferramenta

Com a Tweet Analysis você terá acesso a todos os tweets relacionados aos termos que você monitora, durante um período selecionado. Além disto, a ferramenta conta com cinco tipos de gráficos, os quais fornecerão a você uma visão completa sobre os termos/palavras ou hashtags monitoradas. Dentre os gráficos temos:

  • Tweets/Tempo: Fornece o número de tweets que foram enviados em cada um dos dias do período selecionado. Vide figura abaixo, a qual exemplifica o modelo do gráfico em questão.
  • Top Users: Fornece os usuários que mais enviaram tweets relacionados ao monitoramento, ao longo do período selecionado. Vide figura abaixo, a qual exemplifica o modelo do gráfico em questão.
  • Tweet vs Retweets: Fornece o número e a porcentagem de tweets e de retweets enviados ao longo do período selecionado. Vide figura abaixo, a qual exemplifica o modelo do gráfico em questão.
  • Top Words: Fornece as palavras que mais apareceram nos tweets enviados ao longo do período selecionado. Vide figura abaixo, a qual exemplifica o modelo do gráfico em questão.
  • Top Urls: Fornece as URLs que mais apareceram nos tweets enviados ao longo do período selecionado. Vide figura abaixo, a qual exemplifica o modelo do gráfico em questão.

Obs: Os gráficos apresentados acima referem-se ao monitoramento, a título de exemplo, do usuário @novo_submarino, no período de 26/07 a 29/07 de 2010.

O Funcionamento e a Interface da Ferramenta

O funcionamento da ferramenta Tweet Analysis é bem simples. Basta cadastrar a palavra desejada, selecionar a data inicial e final em que ocorrerá o monitoramento e pronto. Todo o resto fica por conta da ferramenta. Após alguns minutos o sistema começará a indexar os tweets relacionados ao monitoramento desejado.

1) Fornece o número de keywords que o usuário está utilizando até o momento.

2) Entre com a palavra-chave de sua preferência, selecione a data inicial e final e clique em “Cadastrar”. A partir da data inicial informada, o sistema começará a indexar os tweets relacionados ao termo cadastrado.

3) Listagem das palavras-chave que o usuário possui. Basta clicar sobre elas para visualizar os tweets e os gráficos.

4) Barra de navegação dos gráficos. Clique sobre o tipo de gráfico que deseja visualizar e aguarde o seu carregamento.

5) Exibição do gráfico selecionado.

1) Exibição de cada um dos tweets relacionados ao termo monitorado.

Conclusões

O Twitter vem sendo utilizado amplamente no cenário mundial, seja durante eventos, lançamentos de produtos, discussões sociais, etc. Nestas ocasiões, pessoas compartilham links, opiniões, fazem críticas e deixam sugestões. A Tweet Analysis é uma ferramenta muito útil para o monitoramento de eventos em geral, pois com ela você tem acesso a todos os tweets relacionados ao monitoramento de uma hashtag ou termo, ficando por dentro dos principais links que foram compartilhados, dos usuários que mais se destacaram e das palavras que foram destaque durante o período de monitoramento.

Um abraço e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Nova Ferramenta: Tweet Analysis”

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>