Nova Ferramenta: Suggest Monitor

Olá leitores da Agência Mestre,

Em Dezembro de 2004 o Google anunciou ao mundo a criação do Google Suggest, uma ferramenta capaz de sugerir ao usuário, consultas relacionadas ao que ele está digitando no momento na caixa de busca do Google. Quase 4 anos depois, o Google graduou o Google Suggest do Labs para uso padrão no Google.com. Com isto, todos os usuários puderam facilitar as suas buscas, economizando na digitação de caracteres, pois o Google já fornecia as principais consultas relacionadas.

O Funcionamento do Google Suggest

O Frank Marcel publicou no ano passado um excelente artigo explicando como funciona o Google Suggest, mas vamos aos principais pontos:

Com base nas palavras (e letras) que são digitadas, opções de pesquisa começam a aparecer baseados em:

  • uso de dispositivo móvel para realização da busca
  • uso de um desktop para realização da busca
  • identificação de perfil de usuário
  • existência de um histórico de busca que possa ser usado para definir interesses do usuário
  • tipo de conexão
  • velocidade de conexão
  • configurações do browser (como língua usada)
  • qual a frequência que determinada sugestão foi utilizada como busca quando apresentada
  • conceitos associados à busca (animal, alimento, música, …)

A Concepção da Ferramenta

Um certo dia, em uma conversa interna com o Felipe Rosa, ele fez a proposta de uma nova ferramenta que ainda não cogitávamos aqui na Agência Mestre, uma ferramenta capaz de monitorar as sugestões realizadas pelo Google e desta forma poderíamos observar quais são as palavras que estão ficando populares de forma automática.

Diante disto, ele começou a desenvolver a ferramenta Suggest Monitor e hoje estou aqui para agradecer e parabenizar o trabalho realizado por ele e apresentá-la a vocês.

O Funcionamento

Para iniciar o monitoramento das sugestões de um termo, basta cadastrá-lo, escolhendo se as sugestões serão obtidas através do Google Brasil ou dos EUA. Alguns minutos após o cadastro, caso existam sugestões do Google para o termo cadastrado, elas estarão disponíveis na ferramenta.

A Interface

Para exemplificar, escolhi para monitoramento a palavra “pagerank” e com ela, obtemos a seguinte tela:

Suggest Monitor

1) Para iniciar o monitoramento de uma palavra/termo, basta digitar o termo desejado, escolher se as sugestões serão obtidas através do Google Brasil ou dos EUA e clicar em “Adicionar”.

2) Para visualizar as sugestões de um termo monitorado, basta selecioná-lo na lista de termos e clicar no botão “Obter Sugestões”. Caso você queira remover um termo, basta selecioná-lo e clicar na opção “Remover”.

3) Quando existirem sugestões do Google para um termo monitorado, elas serão exibidas em uma tabela, na qual serão fornecidas informações sobre a posição e o resultado de cada uma das sugestões fornecidas pelo Google. Clicando nas setas que se encontram nos títulos das colunas é possível ordenar os resultados da tabela por posição, suggests ou resultados.

4) Para obter uma análise rápida no Google Insights das cinco primeiras sugestões fornecidas, basta clicar na opção “Analisar as 5 primeiras sugestões no Google Insights”

5) O “Histórico de Alterações” é sem dúvidas a funcionalidade mais interessante da ferramenta, pois é através desta funcionalidade que o usuário poderá se manter informado, sempre que o Google atualizar as sugestões para um determinado termo.

Como funciona a atualização dos dados?

A atualização dos dados é feita diariamente. Toda alteração que ocorrer nas sugestões, seja no posicionamento, nas sugestões do Google ou nos resultados, será exibida, juntamente com a data em que a alteração ocorreu, no histórico de alterações da ferramenta.

O que posso fazer com esta ferramenta?

Como vimos acima o Google Suggest dá sugestões de buscas, bastando escrever um pedaço de palavra e as sugestões aparecerão, mas o importante aqui é analisar o volume de resultados, isso dá uma noção do tamanho da sua concorrência. Confira o exemplo:

Google Suggest

Com base nesta idéia, a Suggest Monitor lhe dá as palavras-chave que fazem parte da sugestão de uma determina palavra que você digitou, podendo analisar quais as palavras que estão lá, o seu volume de busca, e em caso de um novo termo virar popular, você saberá instantaneamente, pois a ferramenta mostrará no Histórico de Alteração. Desta forma você pode direcionar o conteúdo do seu website, atacando as palavras que são mais populares segundo o Google Suggest e ainda atacar as palavras que entraram a popular recentemente.

Conclusões e Agradecimentos

Esta ferramenta é um passo interessante no entendimento de como o Google gerencia as sugestões para cada termo, assim como de quanto em quanto tempo ele faz a mudança destas sugestões. Nos próximos meses tentaremos analisar o log de monitoramento para entender melhor como ele faz estas atualizações e publicaremos aqui.

Por fim, gostaria de agradecer publicamente o empenho do Felipe Rosa no desenvolvimento desta ferramenta, assim como todo o time de programação da Agência Mestre.

Um abraço e até o próximo artigo.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Nova Ferramenta: Suggest Monitor”

  1. Ana Cristina

    olá!
    gostaria de saber como eu faço p/ inserir o meu blog como sugestão qdo é realizada uma pesquisa?
    pois eu o criei a pouco tempo e ñ é conhecido!!!

    abraço…

    ..aguardo resposta

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>