Nova Ferramenta: Cache Monitor

Olá leitores e assinantes da Agência Mestre,

Para começar bem o ano, estamos lançando hoje mais uma ferramenta de SEO. Trata-se da Cache Monitor, uma ferramenta exclusiva para os nossos assinantes do plano ouro.

A Cache Monitor se encarregará de monitorar suas URLs e avisar, por e-mail, quando elas tiverem seus caches atualizados pelo Google. Desta forma, você saberá, automaticamente, com que frequência o Google visita o seu site, podendo dar uma maior atenção aos sites que tem o cache atualizado em grandes intervalos de tempo.

A Ferramenta

O funcionamento da ferramenta é bem simples, assim como a sua interface. Para iniciar o monitoramento de uma URL , basta cadastrá-la e aguardar um momento. A ferramenta Cache Monitor se encarregará de verificar, de hora em hora, se a URL cadastrada teve seu cache atualizado pelo Google. Quando a ferramenta detectar que a data do cache foi atualizada, o usuário que a monitora receberá um e-mail de notificação.

Interface

Um exemplo da interface da ferramenta pode ser visualizado abaixo.

1) Através da aba “Cadastrar URL’s” o usuário realiza o cadastro de suas URL’s e visualiza uma tabela com as URL’s que está monitorando no momento. Cada usuário pode monitorar até 25 URL’s ao mesmo tempo.

2) Para cadastrar uma URL, basta digitá-la no formulário e clicar no botão “Cadastrar”.

3) Na tabela de URL’s é possível ver a data e hora do último cache do Google em cada uma das URL’s que o usuário monitora. A ferramenta Cache Monitor também guarda um histórico dos caches lidos. Este histórico pode ser visualizado pelo usuário ao clicar na função “Histórico”, presente na terceira coluna da tabela de URL’s. Um exemplo da interface de histórico pode ser visualizado na figura abaixo.

1) Na tabela de histórico é possível visualizar as datas em que o cache da URL foi atualizado pelo Google. As datas são listadas em ordem cronológica, da mais atual para a mais antiga.

2) Através da opção “voltar” é possível acessar a interface principal da ferramenta.

Conclusões

Para um profissional de SEO é de extrema importância saber quando o Google visitou os sites com os quais ele trabalha. Desta forma, ele poderá mensurar as alterações realizadas nos sites e saber se elas deram resultado ou não. É por isto que a Cache Monitor é uma verdadeira “mão na roda” para estes profissionais, que a partir de agora, com o auxílio desta ferramenta, pouparão o tempo de pesquisar sobre o status dos caches, podendo reinvestir este tempo em análise de SEO.

Se você ainda não possui acesso ouro em nosso site, não deixe de assinar a Agência Mestre hoje mesmo e aproveitar todos os benefícios.

Um abraço e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Nova Ferramenta: Cache Monitor”

  1. Raphael Figa

    Uma duvida sobre a tool

    Quantas vezes por dia a ferramenta consulta o base do Google?
    Essa ferramenta é válida para sites que são atualizados com frequência?

    Obrigado

    Responder
    • Felipe Rosa

      Olá Raphael!

      A ferramenta verifica o cache do seu site de hora em hora e é sim uma ferramenta válida para sites que possuem uma atualização frequente, pois dessa forma você saberá com que frequência o Google visita os novos conteúdos que você publica. Teoricamente, um site que disponibiliza conteúdo novo diariamente, recebe uma atenção maior do Google, o qual mantém o cache do seu site sempre atualizado.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>