Monitore os seus Rankings com a Rank Tracker

Olá leitores da Agência Mestre,

Desde que iniciei os meus trabalhos na Agência Mestre cerca de 4 anos atrás, uma das tarefas que não mudou foi o acompanhamento do posicionamento das palavras-chaves nos mecanismos de busca.

A princípio, os recursos eram escassos, e o meu trabalho era praticamente manual, onde obtinha o posicionamento através do famoso “olhômetro”. Com o passar dos tempos, descobrimos uma boa ferramenta, chamada WebPositionGold, que prometia acompanhar toda a evolução dos rankings das minhas palavras-chave. O tempo passou e acabamos em um outro problema: sempre que os mecanismos de busca atualizavam as suas páginas de resultados, o software parava de funcionar e um novo upgrade era necessário. Pouco tempo depois deixamos de usar o software.

Algum tempo atrás, antes de lançarmos a área de assinantes da Agência Mestre, resolvemos desenvolver uma ferramenta que facilitasse esta obtenção de palavras-chave, mas que ao mesmo tempo pudesse ser versátil, permitindo que com pouco esforço nós adaptássemos os filtros, para que, em caso de mudanças nos mecanismos de busca, o esforço fosse o mínimo possível e com a maior agilidade possível. Diante deste problema, desenvolvemos a Rank Tracker, uma ferramenta que automatizava a obtenção do posicionamento de qualquer palavra-chave nos search engines Google, Yahoo! e Bing (ex-MSN).

Pouco tempo depois, lançamos a área de assinantes da Agência Mestre, que possuía algumas ferramentas para os assinantes Ouro, incluindo a versão inicial da Rank Tracker.

A Nova Versão

Depois de um período de adaptações e ajustes, lançamos a nova versão da Rank Tracker, com novidades relacionadas à interface e execução.

Novas Abas e Filtros

Na interface nos importamos com a melhor experiência do usuário. Inserimos 3 novas abas, responsáveis pela maior parte da interação com a ferramenta:

Rank Tracker - Parte 1

As duas primeiras abas são responsáveis pela adição de novas palavras a serem acompanhadas pela ferramenta. Um detalhe interessante é que é possível inserir em lote diversas palavras para um único domínio, utilizando a segunda aba.

A terceira aba, como novidade, é um filtro, onde você pode exibir apenas os acompanhamentos de um determinado domínio ou palavra-chave. Isto é muito interessante quando você faz o acompanhamento de diversas palavras-chave ou ainda quer monitorar os concorrentes para uma mesma palavra-chave.

Gráficos

Logo abaixo das abas, posicionamos o gráfico, que é responsável por exibir um histórico da evolução das palavras-chave que você acompanha:
Rank Tracker - Interface

O interessante aqui é que, através dos filtros no canto superior direito, você pode selecionar apenas um ou todos os mecanismos de busca, facilitando a sua visualização.

Outro ponto importante é a possibilidade de exportar todo o conteúdo exibido no gráfico através de um CSV ou ainda incluir o gráfico no seu website através do “Embed Code”. Com estas duas funcionalidades você pode transportar o seu gráfico para qualquer aplicação e exibir os seus resultados em qualquer local.

Tabelas

Desde a época das planilhas do Excel, até as últimas ferramentas de monitoramento, as tabelas sempre foram o objeto do nosso trabalho aqui na Agência Mestre e provavelmente são utilizadas por diversos profissionais de SEO.

Rank Tracker - Tabela

Nestas tabelas, deixamos as informações mais importantes, que são o posicionamento em cada mecanismo de busca, assim como a última data de atualização dos rankings.

Uma outra importante funcionalidade que adicionamos foi a de exportar a tabela em CSV, desta forma você pode trabalhar completamente com os dados, importando em sua tabela de conversões e assim podendo estimar melhor os seus investimentos em SEO.

Infraestrutura

A princípio, esta ferramenta foi criada utilizando apenas um servidor, obtendo as informações de todos os mecanismos de busca. No decorrer do tempo estendemos para 6 servidores, agilizando a consulta das palavras-chave. Hoje, a nova versão da ferramenta conta com 32 servidores nos EUA, que prontamente obtém os dados de posicionamento em todos nos search engines definidos.

E os planos de expansão não param por aí. Estamos buscando empresas de hospedagem no Brasil, que atendam as nossas expectativas e assim distribuiremos uma carga de consultas localmente.

Poupe Tempo e Dinheiro

Se você faz o monitoramento de palavras-chave todos os dias sabe o quão custoso isto pode ser, ainda mais quando se trabalha com grandes clientes ou se possui um website que ataca diversas palavras. Este tempo que você investe na obtenção destes rankings poderia ser investido em outra atividade de SEO.

Digo, claramente, que depois desta mudança no processo interno da Agência Mestre os nossos profissionais de SEO podem concentrar seus esforços em outras tarefas de SEO e sem sombra de dúvidas a Rank Tracker nos ajuda e muito nesta tarefa do dia-a-dia.

Por isto, convido-os a assinar o plano Ouro da Agência Mestre, por pelo menos 1 mês e assim poderão ver o tempo que irão economizar apenas da obtenção destes rankings. Tenho certeza que com isto você poderá investir o tempo na leitura dos nossos artigos e guias de SEO.

Por fim, agradeço ao Rodrigo Sales, que tornou esta ferramenta possível e ainda torna as minhas diversas ideias malucas em realidade.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Monitore os seus Rankings com a Rank Tracker”

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>