Monitoramento em Redes Sociais: Quais Ferramentas Usar?

Nos dias de hoje, quando se fala em mídias sociais, quase sempre se fala também em monitoramento! Esse assunto é muito útil para empresas, políticos e até pessoas públicas. Veja, então, quais ferramentas você pode usar para fazer o monitoramento em redes sociais.

Três Ferramentas de Monitoramento em Redes Sociais

O monitoramento depende muito dos canais, mas normalmente envolvem Facebook, Twitter e YouTube, que são as principais redes sociais, as mais fáceis de monitorar e aquelas que as ferramentas já buscam.

Na prática, existe uma série de ferramentas, como, por exemplo, Hootsuite, Sprout Social, ou ainda o Scup, uma opção brasileira que tenta identificar, de várias formas diferentes, quando alguém fala sobre uma marca ou até mesmo sobre uma pessoa.

Vale mencionar que algumas ferramentas de monitoramento em redes sociais têm muitas vantagens. Elas dão, por exemplo, a oportunidade de responder para o usuário dentro da plataforma. Ou seja, não é preciso acessar a rede social e procurar um comentário específico.

Atenção às Menções Positivas, Negativas ou Neutras

Em termos de métricas, normalmente, quando se fala de menções de marcas, elas podem ser positivas, negativas ou neutras. Esse é o método de classificação básico.

Porém, às vezes, vale avaliar também a intensidade dessas menções. Isto é: se aconteceu uma menção positiva, o quão positiva ela foi? Quantos likes, retweets e compartilhamentos envolveu? Com isso é possível ver toda a métrica desse assunto. E o mesmo também vale para menções negativas, para analisar qual foi o tamanho do estrago e o que, de fato, aconteceu.

Dependendo da mídia social, você terá um tipo de indicador diferente, mas em todos os casos o básico é classificar as menções e buscar soluções para elas, conforme as instruções a seguir:

  • Positiva: Significa que você tem um evangelizador, uma pessoa que pode ser empoderada ainda mais;
  • Negativa: A ideia é resolver a crise, respondendo, ajudando as pessoas e solucionando os problemas;
  • Neutra: É indicado tentar entender o que acontece com as menções neutras para fazê-la ficar positiva;

Dicas Gerais Sobre o Monitoramento

Por fim, é preciso ter em mente que o monitoramento em redes sociais conta com ferramentas que automatizam esse tipo de processo, mas ainda é necessário ter pessoas para fazer uma classificação e um bom trabalho de resposta, seja ela positiva ou negativa.

Além disso, existem relatórios que você pode obter, mensalmente ou quinzenalmente, sobre o status da marca, ou seja, o quanto ela é mencionada em determinado período de tempo.

Outra sugestão simples, mas eficaz, é olhar os votos que você ou sua empresa recebe no YouTube. Eles estão mais positivos ou negativos? Essa é uma boa indicação sobre os seus conteúdo, que está dentro da própria plataforma do YouTube. Mas, se quiser informações mais completas, a solução é fazer investimentos em ferramentas.

Gostou das dicas? Então continue navegando no blog da Agência Mestre, que tem uma página inteira só com indicações de ferramentas de marketing. Acesse!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>