Métodos e Ferramentas para Medir Branding Online

Ferramentas de Monitoramento de Branding

Essa é uma questão que de tempos em tempos aparece para mim: como medir branding online? Em específico, as pessoas geralmente buscam ferramentas que façam isso de modo automatizado, ou então desenvolvem/procuram algum método para ter um acompanhamento do que acontece online que envolva uma determinada marca.

Como muitas das pessoas que acompanham a Agência Mestre podem saber, nós ministramos o Curso de SEO em São Paulo (atenção para a turma de março, inscreva-se!) e de todas as turmas, nós cadastramos os participantes no grupo de emails específico de ex-alunos, um benefício a mais de se participar do curso. Por lá sempre surgem discussões interessantes e, o tema deste artigo saiu justamente de lá, idéia do Juliano Torriani a partir do debate levantado pela CrisMKTDigital:

Bom dia!

Colegas,

Vou fazer um trabalho de Branding para um cliente, quero comparar a presença online da marca dele com os concorrentes.

Preciso da ajuda de vocês com a informação de quais ferramentas vocês estão utilizando atualmente, pois será o meu primeiro trabalho de análise de Branding. Vou fazer uma análise da presença online dele e dos concorrentes em relação as mídias online e analisar a importância/volume de pesquisa da marca.

Até o momento pensei somente no Google Trends para ver o volume de pesquisa comparativamente, mas com certeza existem outras ferramentas.

Alguém pode me dar alguma dica de ferramentas para este trabalho?

Métodos e Ferramentas para Medir Branding Online

Eu abri a lista de respostas com 4 indicações para a Cris. A começar, com as duas ferramentas da própria Agência Mestre para monitorar o Twitter.

Twitter Monitor

Twitter Monitor

A Twitter Monitor é uma ferramenta extremamente simples e útil para acompanhar e quantificar menções de um determinado termo ou marca no Twitter. Após cadastro de uma palavra na ferramenta, ela passa a acompanhar os tweets enviados com a menção de tal palavra. Além de mostrar graficamente a quantidade de tweets por dia, ela armazena os tweets enviados para posterior consulta. É possível alterar as datas e ver o gráfico de diferentes períodos.

Além disso, ela permite também o envio por email dos tweets detectados instantaneamente, 1 vez por hora ou por dia. Dependendo do tipo de trabalho que se está desenvolvendo, maior ou menor velocidade nos alertas passa a ser mais interessante. Para fechar suas features, o monitoramento para varejo a torna uma ferramenta sem igual.

Tweet Analysis

Tweet Analysis

Minha segunda indicação, a Tweet Analysis tem um funcionamento diferente: você determina um intervalo de tempo e um termo de busca para a ferramenta fazer o monitoramento. Passado o período, ela cria as estatísticas e organiza a informação em:

  • Tweets por dia
  • Usuários do Twitter que mais mencionaram a palavra cadastrada
  • Percentual de Tweets vs. ReTweets
  • As palavras mais frequentes junto ao termo cadastrado
  • As URLs mais frequentes junto ao termo cadastrado
  • Lista de tweets enviados no período para consulta

Além de poder tornar tal estudo, público. Com o cadastro de duas marcas concorrentes no mesmo período de tempo, é possível saber qual está sendo mais falada, por quem, em qual contexto, com quais URLs de referência e ainda ter ideia da propagação por ReTweets. É possível, também, tanto analisar o resultado de alguma ação no período seguinte a ela, quanto analisar o que está acontecendo no Twitter, para então tomar uma ação bem direcionada. Além dos usos que você mesmo conseguir definir com a ferramenta. Extremamente útil.

Google Alerts – O que acontece na web?

Saindo da Agência Mestre, com certeza, o Google oferece ferramentas e meios de se obter informações sobre uma marca. Além do volume de busca e visitas que se consegue obter com o Google Trends, mencionado pela Cris, o Google Alerts permite o cadastro de alertas acerca de um tema e, toda vez que um novo conteúdo é encontrado pelo Google, ele dispara o alerta por email.

Google Alerts

O Google Alerts, na verdade, funciona como se estivesse fazendo buscas por novos conteúdos: você cadastra a busca para a qual deseja obter resutados (seu nome, um website, a marca da empresa ou qualquer outro termo de busca), define a frequência com que deseja receber alertas (diariamente, a medida que o Google encontra, etc.), a quantidade de resultados que quer no alerta e se quer receber por email ou feed.

Muito útil e consulta toda a web, toda abase do Google. Se for usar, prepare-se para receber muitos alertas se for um termo muito comum ou uma marca muito popular.

Google Insights – Volume de Buscas

Google Insights

Semelhante ao Google Trends, o Google Insights, que foi apresentado no artigo Saiba Mais sobre o Google Insights da Nathalia Candido aqui na Agência Mestre, traz informações que podem ser bastante úteis no acompanhamento de marcas:

  • Volume de busca
  • Interesse regional
  • Notícias
  • Termos relacionados

Observar o interesse regional, pode mostrar lugares onde a marca precisa reforçar sua presença. O volume de busca também pode ser refinado por região. Além do recurso de se poder escolher o período de tempo a se ver o volume de buscas, a ferramenta pode ainda mostrar notícias relacionadas e outros termos relacionados a marca. Vale a pena o teste para ver o que aparece na ferramenta.

Extra – Rowfeeder

RowFeeder

Pois é, no grupo eu havia indicado 4 alternativas para a Cris, mas pouco tempo depois acabei conhecendo o RowFeeder, uma ferramenta para análise de Twitter também. A ferramenta possui as versões paga e gratuita, obviamente, a versão gratuita possui algumas limitações, mas a RowFeeder é interessante mesmo assim.

Ela gera relatórios de volume de tweets (com distribuição entre os dias da semana, as horas do dia), conteúdo dos tweets (com palavras mais usadas, menções e RTs, links ou não), sobre os tweeps (mais ativos, usuários com mais seguidores, alcance dos tweets), termos que geram interação e até um sorteador de follower (para escolher vencedores de promoção, por exemplo). Isso entre as features gratuitas.

Juliano Torriani – Trabalhos Manuais

Na sequência da minha resposta, Juliano Torriani deu o pitaco dele, sugerindo a Cris colocar a mão na massa, diretamente:

Tem alguns trabalhos que devem ser manuais mesmo

Sugiro o tweet deck(twitter) com a pesquisa da marca do cliente, do negócio e dos concorrentes, pode ajudar..

O TweetDeck é o meu cliente de Twitter favorito. É possível cadastrar diversas contas de Twitter (e até conta de Buzz e Facebook), permite configurar grupos, encurta URLs automaticamente nos tweets, permite configurar buscas, que é justamente a sugestão do Juliano.

Não tiro a importância de se fazer o acompanhamento real-time a medida que novos tweets com a marca são enviados. Mas, igualmente, é fundamental ter informações estatísticas e de conteúdo que ferramentas como a RowFeeder ou as ferramentas da Agência Mestre oferecem.

Cláudio Ângelo – Mais Ferramentas para Monitorar Branding

Algumas ferramentas interessantes para você realizar esta verificação de branding, Cris (contemplando novas indexações no Google, imagens, redes sociais…)

http://www.whostalkin.com
http://www.socialmention.com
http://www.icerocket.com
http://www.quarkbase.com
http://www.blogpulse.com

Como já dito também pelo pessoal antes, o Twitter pode te ser uma boa referência, fazendo buscas sobre a sua marca em http://search.twitter.com ou utilizando um cliente para o microblog (o TweetDeck é muito bom).

Abraço!

A ferramenta Whostalkin procura menções de uma marca em diversos grupos de sites diferentes, como blogs, sites de notícias, redes sociais, vídeos, imagens, fóruns e tags de social bookmarking. Além de listar as menções encontradas, a Whostalkin mantém sua métrica sobre quão comentada a marca está em uma escala de 0 a 100.

A Social Mention foi detalhada aqui na Agência Mestre pelo Ique Muniz no artigo Social Mention – Monitorando Redes Sociais. Ela busca oferecer a informação em uma organização que caminha pro lado da Whostalkin, com a possibilidade de escolher que tipo de site se deseja retornar resultados, mas também permite a escolha de datas e exibe várias estatísticas.

Já com a Icerocket, o destaque da ferramenta foge ao tema deste artigo: a feature Blog Trend é extreamente interessante para consultar tendência de conteúdo, de onde você consegue ter indicações de qual conteúdo está saindo de cena e qual está quente entre os blogs e vale a pena comentar. No quesito monitoramento de marcas, essa feature não é tão interessante.

Mas apesar de centrada em blogs, a Icerocket oferece também outras vertentes como vídeos e imagens. Basicamente ela retorna todo conteúdo de um determinado segmento ordenados ou por relevância, ou por data. Senti falta de estatísticas de modo geral.

A Quarkbase também mistura um pouco as características de acompanhamento de marca com o lado de análise de SEO de um site e competidores. Ela exibe tanto informações técnicas, como hosting, quanto informações do Alexa e, aí sim a parte interessante: páginas mais populares em social media, pessoas relacionadas, menções em blogs e Twitter, popularidade do domínio em social media entre outros.

Ela tem foco em Delicious e Digg, populares nos EUA, mas mesmo assim vale usar em websites brasileiros, pois identifica pessoas relacionadas, menções em blogs entre outras informações.

Como o nome sugere, a Blogpulse é centrada em blogs e exibe dados sobre a evolução do termo que você submeteu na busca. Ela é bem ágil para levantar comparativos entre marcas e descobrir sua popularidade em blogs. Um detalhe a mais para a ferramenta é que você pode submeter blogs para entrarem na base da Blogpulse. Vale a pena.

Robson Marquesin – Outras Ferramentas

Segue a minha contribuição. Creio que poderíamos fazer um repositório de links/ferramentas não?

http://www.sonarhq.com
http://www.dialogix.com.au
http://www.socialmod.com

abs

Para fechar a lista de sugestões, o Robson Marquesin sugeriu mais 3 ferramentas. A SonarHQ é uma ferramenta para se fazer pesquisas/enquetes. Você pode montar algo por aí, mas foge um pouco da linha “Monitoramento de Marca” para o que acontece fora do seu controle. Com a pesquisa, você pratica um “monitoramento ativo” indo direto ao ponto com as pessoas/clientes.

A Dialogix tem algumas características muito centradas na Austrália, país sede da ferramenta. Mas, por outro lado, tem um destaque muito interessante: a análise de sentimento. Na página da ferramenta os desenvolvedores atestam que a análise é única e funciona perfeitamente.

Para encerrar a série de ferramentas, a SocialMod é uma ferramenta realmente diferenciada. Na sua principal vertente, ela conta com a força de massa para moderação de conteúdo gerado por usuário. Realmente, não há uma forte relação com monitoramento de marca, mas é uma solução peculiar. Na frente monitoramento de marca, ela tem a feature de acompanhar o Twitter via cadastro de termos dos quais você quer notificações.

Ferramentas para Medir Branding Online

Se você conhece mais ferramentas que ajudam a manter o monitoramento da marca, envie nos comentários os links e suas impressões sobre elas. Se conhecer reviews, mande junto também. E das ferramentas acima, não deixe de passar suas impressões sobre elas.

Pessoalmente, descontando o arsenal do Google, eu usei com mais frequência as ferramentas da Agência Mestre e a RowFeeder. Recomendo, no mínimo, um teste com elas. Com certeza você vai ter vários insights com as informações que elas trazem.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “Métodos e Ferramentas para Medir Branding Online”

  1. Junior Assis

    Excelente artigo Frank!
    Mais uma vez me ajudou muito aqui, já trabalho bastante com o google insights e o trends mas estava atrás de ferramentas para analise nas redes sociais, show de bola!
    Estou montando um relatório para exibir estes dados, mas seria legal ver algum artigo de vocês que sabem melhor como fazer dando uma ajudinha para nos que estamos começando!
    Abraços!

    Responder
  2. Daniel

    Uma ferramenta que uso no dia a dia para medir branding é o Scup. Embora seja paga ela é bem abrangente e vale a pena principalmente para trabalhos de branding ao longo prazo. Recomendo!

    Responder
  3. Bethania Canavesi

    Não achei na descrição das ferramentas de monitoração de vcs (Twitter Analysis e Twitter Monitor) se consigo exportar os relatórios direto da ferramenta.
    É possível?

    Obrigada!

    Responder
    • Frank Marcel

      A Twitter Monitor não tem opção de exportar. A Tweet Analysis tem a opção de exportar os tweets em CSV e tem a opção de tornar a análise pública, que nada mais é que prover um link para que quem tenha esse link possa ver o report que você criou.

      Em todo caso, sugestão anotada.

      Responder
  4. K3

    Oi Frank!
    Queria saber o seguinte:
    – O Google Alerts e ferramentas similares a ele so passam o numero de vezes q a palavra chave foi digitada, certo? Nao ha outras informacoes, por ex., como origem da busca (local), buscas repetidas,etc?
    – Se eu optar por receber alerts toda vez q alguem digitar meu nome e sobrenome (ou o endereco do meu site/blog) o alert sera enviado mesmo se alguma palavra for digitada antes ou depois do meu nome ou site? Ou os alerts so sao enviados de acordo (exatamente igual) com a palavra chave ou palavras chaves cadastradas?
    – Tem como eu saber se o meu nick (@nome) ja foi pesquisado na Search page do Twitter? Tem alguma ferramenta para isso?
    – Ainda sobre o Twitter: Ja e possivel obter informacoes sobre as pessoas q entram no Twitter sem se cadastrar no site e leem os updates das contas desbloqueadas? Informacoes q p/ mim seriam uteis: IP e site de referencia.
    Fiz algumas perguntinhas… nao precisa se alongar mto. Se voce puder responde-las, mesmo q sucintamente, ja sera de mto ajuda.

    Ja agradeco!

    Responder
    • Frank Marcel

      1. Não se se você já utilizou o Google Alerts, mas o que ele reporta é a página em si a qual o termo que você acompanha foi mencionado. Ele não funciona da forma como você descreveu. Talvez estejamos falando de ferramentas diferentes.

      2. Até onde pude ver, o Google Alerts funciona tal qual a própria busca no Google. Se você quiser frase exatos terá que usar áspas e assim por diante.

      3. Não me lembro de nenhuma ferramenta que faça tracking dos termos pesquisados no Twitter. Provavelmente, somente o Twitter tem essa informação.

      4. Também não conheço uma ferramenta que seja “Twitter Analytics” – por enquanto, acredito que somente o Twitter tenha essas informações. Mas você consegue medir quantas pessoas vão do seu site para o Twitter com alguns ajustes no seu Google Analytics e site.

      De forma sucinta, é isso.

      Responder
  5. K3

    Oi.
    Agradeco sua resposta.
    Pois e, o Twitter restringe bastante alguns tipos de informcoes que poderia ser bem uteis, principalmente p/ aqueles q tem site/blog tbem. Saber os IPs, sites de referencia, tempo da visita sao informacoes q poderiam ajudar mtas pessoas e empresas.
    Um nova ferramenta foi lancada ha poucos dias: Twitter Web Analytics. Em breve ela sera liberada para todos. Mas pelo q eu li ela e bem ‘limitadinha’ tbem.
    Tchau!!!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>