Local Citation Finder – Onde Conseguir Citações para Google Places?

Local Results

Um dos temas ainda pouco debatidos aqui no Brasil é a importância de resultados locais para o sucesso tanto de websites que atendam uma determinada região, quanto negócios que nem sequer tenham websites, mas que podem também marcar presença online através do Google Places.

Mais uma vez, como em todo sistema de classificação, os rankings no Google Maps também tem seus fatores de posicionamento e a métrica mais comentada para um sistema de rankings em Local Search é justamente a citação, uma menção ao estabelecimento. Considerando o cenário de Local Search, a citação é como um link no sistema de rankings convencional.

Com isso em mente, os mais estudiosos de Local Search partiram para a automatização de processos e acaba de nascer uma das primeiras ferramentas para este segmento: a Local Citation Finder.

Local Citation Finder

Baseado no procedimento descrito no artigo Phone Number Co-Citation Analysis for Local Link Builders, da Ontolo, a ferramenta Local Citation Finder recebe seus pedidos e envia por email o resultado da análise. Após o cadastro gratuito, basta você escolher uma ccTLD para o Google, uma localidade (uma cidade, por exemplo) e um termo de busca:

Local Citation Finder

A dica extra é que antes de se cadastrar os termos, seja feita a verificação de que o termo a ser usado na ferramenta, de fato, retorna um conjunto de resultados locais quando se faz a busca no Google, pois é por onde começa todo o processo executado pela ferramenta:

  • Execução de busca no Google para disparar resultados com Mapas
  • Obtenção de lista de números de telefone dos resultados com Mapa
  • Busca de cada número de telefone no Google e obtenção de CSV dos 100 primeiros resultados
  • Busca de domínios em comum que listam os números de telefone dos resultados de Mapa

Com a lista de domínios que frequentemente citam sites/negócios e seus telefones, basta procurar uma forma de atingir cada um deles e conseguir, também, uma citação nessas fontes.

Conclusões

A Local Citation Finder, desenvolvida por Darren Shaw no Whitespark.ca, vem abrir um segmento ainda não muito explorado com ferramentas, o Local Search, baseada em um procedimento diferenciado para se encontrar fontes de citações. Eu abri 2 testes para produção deste artigo, mas infelizmente nenhum dos dois retornou resultados de fontes para citações.

A ferramenta foi disponibilizada para o Google.com.br apenas há pouco tempo e eu fiquei na dúvida se o problema seria o procedimento não ser tão efetivo por aqui, se o problema de ser em língua portuguesa e seus caracteres especiais poderia impactar de alguma forma (acredito que não), ou se eu escolhi segmentos onde não é possível fazer o trackback de citações. Seja como for, aí está uma excelente ferramenta para encontrar citações para o Google Places.

Parabéns a equipe do Whitespark.ca e do Ontolo.com. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>