Google Trends – Descubra Tendências de Busca

Google Trends

Olá leitor da Mestre!

Você certamente já utiliza o Planejador de Palavras-chave do Google para encontrar os temas e termos mais relevantes para os conteúdos que você produz para o seu site ou blog. Porém, o que queremos falar hoje é sobre uma ferramenta ainda muito pouco utilizada para identificarmos oportunidades. Hoje, vamos falar sobre a ferramenta Google Trends e como você pode fazer uso dela para descobrir tendências de busca e para entender o comportamento do usuário, quando o mesmo faz uma busca por um site, por uma imagem ou por um vídeo.

O que é Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta do Google que permite você identificar as pesquisas que os internautas veem fazendo acerca de um determinado termo. Na ferramenta é possível visualizar as principais consultas e também as consultas crescentes sobre qualquer assunto.

No Google Trends você consegue filtrar os resultados por país e estados, período de tempo, categoria e fontes de busca (Google Imagens, Google News, Google Shopping ou YouTube).

Como o Google Trends Funciona?

Para utilizar a ferramenta, basta acessar https://www.google.com.br/trends/ para começar a explorar os tópicos. Na primeira tela você verá as notícias mais relevantes sobre os temas atuais, tendo a possibilidade de filtrar por localização ou por uma das categorias do Trends.

Google Trends - Tela Inicial

Para descobrir as tendências do seu nicho, basta fazer uma pesquisa na caixa de busca “Explorar tópicos”.

Na tela seguinte da busca, você confere um gráfico que mostra a evolução das pesquisas para o termo escolhido ao longo do tempo. Nessa tela você poderá alterar o pais, o intervalo de tempo, a categoria e a fonte da busca.

Interface Google Trends

1) Existe a possibilidade de filtrar o resultado por pais ou até mesmo especificar algum estado, para uma melhor análise da tendência;

2) Você pode ver toda evolução do termo nas pesquisas (desde de 2004 até o momento atual), assim como pode especificar um período diferente de tempo, podendo consultar a oscilação do gráfico até na ultima hora atrás;

3) Caso o seu termo seja aplicado a mais de um contexto, é possível utilizar o filtro por categoria para ter um grau maior de acerto, com relação ao resultado. Por exemplo, se você procurar por “RPG” na categoria “jogos”, terá um determinado gráfico de evolução ao longo do tempo, com consultas principais retornando palavras como: rpg games, online rpg, jogos de rpg, etc. Por outro lado, quando você faz a busca de “RPG” na categoria “saúde”, além de termos outro gráfico de tendência de busca, temos resultados de palavras como: rpg fisioterapia, rpg postural, etc.

4) Um mesmo assunto pode ser buscado de maneira diferente, dependendo do lugar em que o usuário está. Por exemplo, quando ele busca pelo termo “futebol” na pesquisa do Google, as principais consultas são jogos, jogos de futebol, futebol ao vivo. Quando esse termo é buscado no Google Imagens, temos consultas do tipo bola de futebol, jogador de futebol, etc. Por último, quando olhamos as buscas feitas no YouTube, temos como resultado país do futebol, mc guime, vídeos de futebol. Conhecer essa diferenciação, pode ser muito útil na hora de otimizar suas buscas por imagens ou vídeos.

Comparativo Usando Fontes Diferentes de Busca - Google Trends

5) Outro recurso bastante interessante é a comparação de termos. Isso te dá a possibilidade de decidir em qual tipo de conteúdo você deve focar os seus esforços. Por exemplo, imagine que você tem um site sobre viagens e quer escrever uma série de artigos sobre uma determinada praia. Qual praia tem mais potencial, Ubatuba ou Caraguatatuba? O Google Trends nos responde essa questão:

Comparação de Termos no Google Trends

O Trends nos mostra que pode ser mais interessante focar os esforços para conteúdos sobre Ubatuba. No exemplo acima, comparamos apenas 2 termos. Porém, você pode fazer uma comparação maior.

Explorando o Interesse Regional

Imagine agora que você queira investir em anúncios patrocinados, seja no Google ou no Facebook. Sabia que o Google Trends também te ajuda a segmentar a sua audiência? No bloco “Interesse regional”, é possível ver quais regiões do Brasil fazem mais buscas sobre o tema que você quer promover. Veja como é simples analisar os dados:

Interesse Regional - Google Trends

Para o termo “Ubatuba”, por exemplo, é interessante focar nas regiões de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Principais Consultas e Consultas Crescentes

Você pode encontrar novas oportunidades de expandir suas palavras-chave, através dos termos exibidos em “Principais Consultas” e em “Consultas Crescentes”. Alterando o período de tempo você encontra novas palavras, aumentando assim a sua lista de termos relevantes.

Eu, particularmente gosto de ver as consultas crescentes nos últimos meses e no último ano. Assim, conseguimos identificar boas oportunidades do que virá a ser tendência. Por exemplo, quando colocamos o filtro de “Últimos 12 meses” para a palavra-chave “tv led”, veja só o resultado:

Consultas Crescentes Google Trends

Descobrimos que a busca por “tv led 4k” aumentou 500% nos últimos 12 meses, enquanto que a busca por “tv 4k” aumentou 450%. Ou seja, podemos imaginar que a tecnologia 4k continuará crescendo e cada vez mais pessoas vão conhecê-la e fazer buscas para aprender mais sobre esse novo tipo de TV.

A reflexão que precisamos fazer é, você que tem um e-commerce ou blog que fala sobre tecnologia de tvs, já tem conteúdo relevante sobre tv 4k? Você já está se preocupando em conquistar a primeira página do Google para esse termo, para dominar as buscas quando elas ficarem extremamente altas?

E aí? Você já sabe o que será tendência no seu nicho de mercado? Utilize o Google Trends e expanda suas possibilidades de gerar novos conteúdos. Lembre-se, quem sai na frente, tem grandes chances de chegar primeiro. Sucesso em todos os seus projetos!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo
  • momentovoce

    Podemos usar como base a informação ”
    Aproximadamente 8.200.000 resultados (0,51 segundos)
    “que o google oferece quando fazemos uma busca?

    • Luiz Eduardo Monteiro

      Tomando como assunto Google Trends, o volume de resultados de uma busca não é um indicador de DEMANDA. Esse resultado é apenas o numero de páginas/informações encontradas. Você pode ter 1000 páginas e falando sobre algo e uma demanda extremamente baixa ou alta…a análise não pode parar por ai e você precisa interpretar se a demanda x volume de conteúdo representam uma novidade/oportunidade ou algo que está ficando obsoleto.