Preparei este artigo para dar mais clareza sobre o que é o SEMrush e como ele pode ajudar você a investir seu dinheiro da maneira certa, com foco nas oportunidades ideais para o seu negócio.

Ou seja, sobre como entender melhor como otimizar seu site para que sua empresa seja encontrada pelo público-ideal de maneira orgânica, sem depender de anúncios.

Sempre me pedem indicação de uma boa ferramenta de SEO e, como tenho experiência na área, posso compartilhar o que tenho aprendido e quais ferramentas fazem parte da rotina de trabalho da Agência Mestre. O SEMrush é uma delas!

SEMrush — O que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

O que é o SEMrush?

O SEMrush.com foi desenvolvido pelos criadores do SEO Digger e do SEOQuake para analisar os resultados orgânicos e também patrocinados do Google. Atualmente, o banco de dados da ferramenta possui:

  • mais de 16 bilhões de palavras-chave;
  • mais de 490 milhões de domínios;
  • mais de 5 milhões de usuários registrados.

Com uma interface simples e direta, podemos analisar muito bem as palavras-chave que mais trazem tráfego para um website, tanto no orgânico, quanto em relação à publicidade no Google Ads.

Uma outra funcionalidade que gosto muito é a exibição do CPC (Custo Por Clique) médio de uma determinada palavra. Assim, entendo como posso focar uma estratégia para ganhar mais tráfego para o meu site que possui um código de Adsense, recebendo assim, um maior tráfego e uma quantidade maior de cliques. Traduzindo, dinheiro.

Para que serve o SEMrush?

O SEMrush é uma das melhores ferramentas para análise de SEO e pode ajudar você a encontrar as estratégias certas para ganhar vantagem competitiva frente à concorrência.

Você vai conseguir realizar uma pesquisa detalhada de palavras-chave por meio de uma análise global e até mesmo local das páginas do seu site. Também é possível fazer uma análise da sua concorrência, ou seja, você terá uma visão ampla não só sobre sua atuação online, mas sobre seus concorrentes, o que vai te dar melhores táticas para agir.

Com o SEMrush você vai conseguir:

  • analisar quais são as melhores palavras-chave de oportunidade para seu negócio;
  • saber quais são as posições dos principais termos para os quais você está rankeado nos buscadores;
  • montar uma lista de palavras-chave e obter sugestões inteligentes da própria ferramenta;
  • conferir os backlinks do seu site e também dos concorrentes;
  • descobrir quais as táticas de publicidade utilizadas pelos concorrentes;
  • ficar por dentro de outras informações que podem ajudar a otimizar suas páginas para rankear melhor online.

Em resumo, o SEMrush serve para ajudar você a compreender os pontos altos e baixos do seu site — com relação aos próprios parâmetros e também à concorrência — para que possa desenvolver suas melhores estratégias de marketing digital, sejam elas voltadas para:

Qual a diferença entre a versão gratuita e a paga?

Infelizmente, a versão gratuita do SEMrush não existe mais. Porém, você pode fazer um teste grátis por sete dias da ferramenta entre as opções de plano Pro ou Guru.

Além destes, também existem mais duas versões, a Business e a Enterprise (com soluções personalizadas).

https://www.agenciamestre.com/go/semrush

Você precisa analisar as funcionalidades de cada plano para decidir o melhor para sua empresa.

Como usar o SEMrush?

Depois de fazer sua conta, você pode logar e vai encontrar o dashboard, ou seja, seu painel inicial. Nele está a barra de buscas, que você vai utilizar para inserir o domínio que quer analisar (sua ou da concorrência).

No menu da lateral esquerda, estão diversas ferramentas para aprofundar suas pesquisas e relatórios. Vou listar algumas das principais para você.

Análise de domínio

Insira na barra de busca o domínio que deseja analisar e o SEMrush irá gerar um relatório com as principais informações sobre ele, como dados sobre pesquisa orgânica e paga, principais termos posicionados, backlinks e concorrência.

Uma boa dica é não utilizar https:// e www na busca, pois eles farão com que sua pesquisa seja direcionada para a página específica e não para o domínio de forma geral.

Visão geral

Nesta área você vai encontrar os dados sobre as palavras-chave que o site está rankeando, os backlinks que estão levando tráfego para as páginas, além de outras informações sobre a concorrência e dados de busca orgânicos e de publicidade. Estes dados também podem ser conferidos de forma particular, basta conferir nos submenus.

Pesquisa orgânica

Esta é uma seção com relatórios sobre as buscas orgânicas. Ou seja, sobre os principais termos que geram tráfego, rankeamento de conteúdos, variações de posicionamentos, entre outros dados que são essenciais para sua tomada de decisão depois do estudo.

Backlinks

Backlinks são links que apontam para seu site. Eles ajudam a dar mais autoridade digital para suas páginas. Porém, é importante analisá-los bem, pois se forem de sites que não têm boa reputação online, podem fazer com que o seu site também seja penalizado.

Pesquisa paga

Assim como os dados do tópico de pesquisa orgânica, os dados de pesquisa paga também são completos e oferecem uma visão ampla para suas estratégias. A diferença é que nesta seção, as informações são completamente focadas em buscas pagas.

Análise de tráfego

Esta área conta com uma visão das principais métricas para entender o tráfego do seu site ou dos concorrentes.
Você vai conseguir entender a origem do tráfego do domínio e, se trabalha com afiliados, vai ficar por dentro de quais são os mais ativos. Também vai saber quais domínios estão sendo positivos em relação aos backlinks.

Domínio x domínio

Esta funcionalidade ajuda na comparação de domínios. É ideal para analisar o seu site em comparação aos principais concorrentes.

O SEMrush vai preparar os relatórios e apresentar os posicionamentos orgânicos sobre as mesmas palavras-chaves, o volume dos termos, custos e dados complementares.

Análise de palavras-chave

Nesta área você vai conseguir entender todos os aspectos de uma palavra-chave, ou seja, a dificuldade de rankeamento, o CPC, entre outros.

Com a visão deste relatório, você vai ter uma visão orgânica e paga.

Pesquisa orgânica e Pesquisa paga no SEMrush

Esta subseção apresenta a o volume de busca e os resultados para o termo, como o CPC e a concorrência.

Palavras-chave relacionadas e Correspondência de frase

A correspondência de frase traz as variações do termo que você pesquisou, ampliando suas possibilidades de rankeamento, e também apresenta os dados de referência.

Esta funcionalidade ajuda você a encontrar termos de cauda longa e até palavras que podem ser trabalhadas em seus títulos internos e como apoio nos seus conteúdos.

Keyword Magic Tool

Este é um dos recursos mais recentes do SEMrush e é essencial para ajudar no desenvolvimento das suas estratégias.
Nesta seção, você pode digitar uma palavra para que ele apresente muitas variações e você pode fazer sua escolha, de acordo com seus objetivos.

Esta ferramenta é interessante para quem quer criar conteúdos ricos sobre um assunto para se destacar e ganhar vantagem competitiva frente à concorrência.

Projetos no SEMrush

Configure o seu site como um projeto do SEMrush. Assim, você terá acesso detalhado às informações completas sobre o seu domínio.

Site Audit

Com o Site Audit você vai compreender completamente sobre a saúde do seu site e de páginas específicas, entendendo como desenvolver suas otimizações de SEO da melhor forma possível.

Position Tracking

Com este recurso, há a possibilidade de acompanhar o ranking de termos de um site para analisar se as estratégias estão funcionando.

On Page SEO Tracker

Área com sugestões de otimização para rankear melhor o seu site no Google e em outros mecanismos.
Além das que citamos acima, também existem outras ferramentas disponíveis nos submenus do SEMrush.

Análise de lacunas

Na ferramenta você consegue encontrar as lacunas para otimizar o seu site, tanto em relação às palavras-chave, quando aos backlinks e outros aspectos.

Topic Research

Aqui, o objetivo é que você encontre oportunidades de tópicos para desenvolver melhor no seu site. Você pode, inclusive, analisar seus concorrentes para entender os melhores conteúdos que podem ser criados para as suas páginas.

Exporte os dados no SEMrush

Algo muito interessante do SEMrush é que com ele podemos exportar tudo o que vemos para planilhas Excel, arquivos CSV e, o meu favorito, uma API. Ou seja, se você possui alguma ferramenta interna na sua empresa, é muito simples integrar os dados obtidos do SEMrush com a sua tool.

Impulsione o seu negócio online para não depender de anúncios

Agora que você entende mais sobre o SEMrush e suas principais funcionalidades, pode utilizar a ferramenta para conhecer as melhores oportunidades para potencializar seu negócio online.

Otimizar seu site para os mecanismos de busca vai deixar sua empresa mais visível para que o público-alvo a encontre e, consequentemente, compre mais seus produtos ou serviços. Dessa forma, você vai depender menos de anúncios para aumentar suas vendas.

Pronto para parar de perder oportunidades e elevar o nível do seu negócio, investindo em uma ferramenta que realmente pode trazer bons resultados para sua empresa? Opte pelo SEMrush.

Aula Gratuita

Quer aprender a utilizar os melhores recursos da SEM Rush? Então, clique no banner abaixo e assista a uma gratuita e completa sobre como analisar dados de SEO e Links Patrocinados através dessa ferramenta!

Aula Grátis SEM Rush

Conclusão

O SemRush possibilita que as análises de dados sejam feitas de forma automatizada e ajuda na construção de toda estratégia de marketing digital, principalmente na fase da atração de leads. Isso é possível por que a ferramenta permite medir:

  • volume de busca para palavras-chaves;
  • CPC (custo por clique de anúncios pagos);
  • dados de SERP (a colocação do seu site nas buscas do Google);
  • dados de tráfego e conversão de seus concorrentes.

Desta forma, é possível criar estratégias mais eficientes que ajudam a atrair prospects por meio do tráfego orgânico e anúncios, já que facilita o alcance de usuários interessados em seu negócio.

Quer aprofundar seus conhecimentos em marketing digital? Acompanhe o blog da Mestre e o canal do Fabio Ricotta no YouTube. Sempre tem conteúdos novos para você!