Ferramentas para Equipe Comercial de Marketing Digital

Se você tem uma equipe comercial, se você trabalha nessa área, é freelancer, consultor ou se você tem uma agência que tenha uma equipe comercial, o nosso CEO, Fabio Ricotta, tem duas sugestões de ferramentas para equipe comercial que vão te ajudar a trabalhar melhor no dia a dia e ainda a conquistar mais clientes. Confira:

Mailtrack

O Mailtrack é uma das ferramentas para equipe comercial bem simples para quem usa Gmail e tem sido muito utilizada dentro da Mestre, até mesmo por alguns analistas!

A ideia dela é bem básica. Sabe o duplo check que o WhatsApp tem? Essa ferramenta implementa isso dentro do Gmail! Assim, ao mandar um e-mail, você consegue ver se o destinatário abriu ou não a sua mensagem.

Então, em um processo comercial, quando você manda uma proposta, um e-mail de abertura, para se apresentar, ou qualquer mensagem com informações escritas por você, é sempre interessante saber se a pessoal com quem está conversando já leu ou não a mensagem. Para isso, basta olhar o duplo check, ao invés de ficar perturbando seus contatos com diversos outros e-mails.

Portanto, o Mailtrack serve muito bem para a abertura de contato, para follow up e serve também como histórico, pois quando se passa o mouse, ele lista todas as vezes que o e-mail foi aberto, o que permite com que você veja se o destinatário está interessado ou acompanhando a mensagem enviada.

Pipedrive

A segunda dica de Fábio Ricotta é o Pipedrive, uma ferramenta de gestão de leads com foco na área comercial, onde se pode criar um funil de conversão — ou vários deles —, e ainda organizar todos leads dentro dessas etapas.

Dentro da Agência Mestre são inseridos os leads novos, os leads qualificados, ou não, e depois são seguidas algumas etapas, como, por exemplo, as propostas apresentadas, o detalhamento das propostas, reuniões, modelos de contrato e, por fim, o fechamento.

Assim, com essa sequência, o gestor da equipe comercial consegue saber quantos leads estão em cada etapa e, além disso, a ferramenta também possibilita fazer comentários, criar tarefas, definir prazos, inserir o valor do negócio e ainda obter várias estatísticas sobre fechamento.

Essa última funcionalidade é importante porque, com as estatísticas, dá para analisar os principais pontos de quebra das propostas, o que pode ser feito para cada pessoa da equipe, deixando o gestor da área mais tranquilo e informado sobre as operações.

Conclusão

Essas são duas ferramentas para equipe comercial. Se você tiver uma equipe que recupera boleto, por exemplo, o simples fato de você cadastrar a pessoa que não pagou o boleto dentro do Pipedrive, para que a sua equipe entre em contato, é uma ótima forma de trabalhar.

Se por ventura você está em uma época de lançamento, como infoprodutor, jogue as pessoas que não converteram dentro do seu funil de vendas e, com certeza, você conseguirá fazer o seu trabalho com a equipe comercial. Isso é simplesmente uma organização!

Se você estiver trabalhando dentro de uma agência, pode operar como a Mestre, se é um e-commerce, pode usar a mesma ideia de recuperação de boleto dentro do funil de “recuperação de carrinho”, por exemplo. Essas são as jogadas que precisam ser vislumbradas com essas duas dicas.

E se quiser conhecer muitas outras ferramentas úteis para o seu dia a dia, curta a página do Fábio Ricotta no Facebook e não deixe de acompanhar o blog da Agência Mestre!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>