Backlinks e Ferramentas para Análise

Olá a todos do mestreSEO, hoje vamos falar sobre backlinks e algumas ferramentas de análise. Os backlinks são links vindos de outros sites para o seu e ajudam a medir o ranking do site, pois são usados pelo google para compor o pagerank que faz exatamente essa medição. Os backlinks também são conhecidos como inbound links, incoming links, in links ou inward links.

Análise de Backlinks

Numa análise de SEO é essencial fazer pesquisas periódicas de seus backlinks. Isso ajuda a entender quem está linkando para você, que tipo de site e/ou público, quais textos âncoras estão utilizando e como os outros vêem e entendem seu site.

Análise de Backlinks de concorrentes

Isso vale também para seus concorrentes, te ajuda a ter uma idéia do que irá enfrentar pela frente e como esta sendo feita a campanha de link building dos concorrentes. Você pode analisar o que está dando certo para os concorrentes e planejar uma estratégia.

Ferramentas para análise de backlinks

1. BacklinkWatch – Um pouco lento e com algumas propagandas, mas é grátis e será útil para você. Mostra o texto âncora e links nofollow.

2. Smart backlinks – Tem uma versão plugin para firefox que pode ser muito útil e têm opções de visualização para você desligar e ligar texto ancora , links nofollow e opções de estatísticas depois de feita a pasquisa.

3. Analyze Back Links – Uma ferramenta nova, mas promissora, com algumas opções a mais que as outras ferramentas na hora da análise.

4. Link Diagnosis – Bem demorado mas apresenta muitos recursos e opções de triagem, como texto âncora.

As ferramentas não são perfeitas, claro, algumas são lentas, outras com alguns dados imprecisos, mas sempre estão sendo aperfeiçoadas de acordo com o tempo e as nossas necessidades.

Sempre faça pesquisas de backlinks pois ajudam a medir sua evolução na web, mostram quem e quantos estão apontando para você e como estão te vendo. Não esqueça também de analisar seus concorrentes.

Abraços…

Fonte: Search Engine Journal

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

36 Comentários para “Backlinks e Ferramentas para Análise”

  1. Leandro P. Godoi

    Amigos, testei vários verificadores de Backlinks citados acima e percebi que, realmente alguns são inconcistentes e resultados números diferentes um do outro. O site que me deu mais resultado até hoje é o que uso para a predição do meu pagerank, ou seja, o http://www.iwebtool.com/pagerank_prediction que me dá a predição e tb já informa a qtde. de backlinks. Até final de maio eu estava com 342 backlinks, e vc?!
    Abç.

    Leandro
    ImóveisRegionais.com
    http://www.imoveisregionais.com.br

    Responder
  2. Marcio Moraes

    ha pouco tempo criei um blog, mas já estou levando um pouco a sério, eu não sabia o que era esse tal de backlinks, obrigado pelas explicações, agora sei q cada comentário é precioso p/ um blogueiro. vou ver como vou me sair daki p/ frente. valeu.

    Responder
  3. Adriana

    Toda informação é valida.
    o sujeito que quer se manter ou melhorar a posição no google, tem que rebolar e não parar de divulgar, pois a concorrência é forte!!!

    Responder
  4. Mauricio Salomão

    Excelente informação, usava anteriormente IWebToll agora estou testando estas ferramentas na qual recomendou e obtendo grande satisfação com a ferramenta Analyze Back Links.

    Responder
  5. Antonio

    Eu tenho uma dã dúvida.Como eu posso por texto âncora nos meus artigos.Não consigo entender como eu monto isso no texto.

    Responder
  6. eder

    para criar um backlinks é só postar o link do meu site em outro site?
    se for isso algo acontece de errado pq tenho varios site com meu link e quando
    busco por eles com ferramentas de busca de backlinks sempre diz que nao possui
    será que vcs podem me ajudar nessa duvida?
    desde já agradeço a atenção ate mais.

    Responder
  7. Ricardo

    Olá Brunio excelentes informações, mnuito obrigado por compartilhar conosco essas dicas essenciais para nós valeu!

    Responder
  8. Milton

    Prezado Bruno,
    desculpe minha ignorância sou novo nestes assuntos mas gostaria muito de aprender. Existem sites que vendem backlinks, vc acha que isso é perda de tempo?

    Muito obrigado
    Milton

    Responder
  9. Pegolari

    Cada dia que passa aprendendo mais… Belo post … Bacana compartilhar essas super dicas!!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>