Analise seu Site com o Xenu Link Sleuth

Olá leitores da Mestre,

Em vários projetos de SEO que trabalhamos aqui na Mestre tivemos a oportunidade de utilizar uma ferramenta super útil para análise do website, o Xenu Link Sleuth. Esta ferramenta de SEO ajuda a analisar a estrutura interna do seu site e avaliar importantes aspectos tais como: links quebrados, tamanho de páginas ou imagens e até mesmo encontrar conteúdo duplicado.

Para usar o Xenu você deve fazer o download nesse site: Xenu Link Sleuth. O arquivo é pequeno, e a instalação é simples e rápida. Um ponto negativo é que ele funciona apenas em Windows.

Iniciando com o Xenu

O primeiro passo é adicionar qual site você deseja que a ferramenta analise. Vá em File -> Check URL, mas lembre-se de que o endereço deve ser incluído com “http://”.

Xenu - Incluir URL

Ao clicar em “OK”, a ferramenta começará a ler todo o seu site, páginas html, arquivos javascript, css e imagens.

Links Quebrados

Se você tem um site com 10 ou 20 páginas é aceitável verificar uma por uma, mas você já imaginou quando seu site cresce e tiver umas 5.000 páginas? É quase impossível fazer essa avaliação manualmente.

Com o Xenu você pode fazer esta tarefa de maneira automatizada, exibindo todos os links quebrados ou com qualquer outro tipo de problema, como por exemplo, páginas com “timeout”.

Xenu - Links Quebrados

Caso você encontre algum caso de “not found” basta clicar com o botão direito sob a URL com erro e entrar em “URL properties” para saber qual página está referenciando este arquivo/URL:

Xenu - Propriedades

Tamanho da Página e Imagens

É importante saber o tamanho da página, pois isto influencia diretamente em quanto tempo o usuário vai demorar para abri-la. Com um menor tamanho, a página é carregada de forma mais rápida pelo navegador, fazendo o usuário mais contente e diminuindo o bounce rate. De posse destas informações, você pode reotimizar estas páginas para carregarem mais rapidamente.

Tamanho das Paginas Tamanho das Imagens

Conteúdo Duplicado

Com o Xenu você pode visualizar se existe em seu site algum conteúdo duplicado, apenas verificando se os títulos das páginas são iguais. A dica aqui é ordenar todas as páginas por título, assim eles ficam agrupados, facilitando o seu trabalho na hora de identificar o conteúdo duplicado.

Conclusões

Como vimos, o Xenu é uma ferramenta muito útil para você fazer a análise do seu site, saber onde estão os pontos fortes e os pontos fracos, e finalmente traçar uma estratégia para corrigir as fragilidades dele. Faça esta análise semanalmente e ajuste o seu site.

Gostou da dica? Compartilhe em suas redes sociais!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

13 Comentários para “Analise seu Site com o Xenu Link Sleuth”

  1. João

    Ok… mas e quem usa o adsense? Ele sai (visitando) ou clicando nos anúncios do adsense?

    Responder
  2. Everton Cesario

    Bem, eu usei no meu site, como uso temas para wordpress o xenu me ajudou muito, pois pude verificar que meu tema tinha muitos links inclusive de css incorretos e fiz as modificações. O Xemu é mais do que recomendável, é uma mão na roda pra SEO.

    Abraço!

    Responder
  3. Júnior Machado

    Dica ótima!
    Porém surgiu uma dúvida aqui, eu sei que o tópico é antigo mais o problema é o seguinte eu rodei o Xenu em meu site e ele somente encontrou as duas variações da página principal, ou seja o acesso com e sem o www.
    O restante, as páginas por exemplo Página 1 e Página 2 não constam no relatório..
    Isso é normal ?
    Obrigado !

    Responder
  4. Agência Spasso

    Ótimo Post Fábio, mas me restou uma dúvida.

    Fazendo uma varredura em meu site utilizando o Xenu, organizando por título, identifiquei “conteúdos duplicados”, com o mesmo nome. Utilizo o wordpress e identifiquei que estas páginas com o mesmo eram imagens de diferentes tamanhos pq o wordpress cria versão em tamanhos diversos.

    Como proceder?
    Cada imagem de tamanho diferente é considerado conteúdo duplicado? Ou o Google identifica que é o mesmo arquivo porém com tamanhos diferentes?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>