Anúncios de Vídeo com CTA no Facebook

Anúncios de Vídeos com CTA no Facebook Ads

De uns tempos para cá, o Facebook tem procurado incentivar a publicidade em formato de vídeo. O desenvolvimento recente de novos features para ads com vídeo indica essa tendência.

Upload direto de vídeo

Antigamente, para criar esses ads era preciso criar uma publicação e depois impulsioná-la. Agora você pode criar um ad fazendo o upload direto do vídeo, o que facilita a criação de anúncios em massa e otimiza o público-alvo ao qual os videos são direcionados. Para fazer isso, ao criar uma campanha, basta selecionar a opção “Visualização do vídeo” no menu Objetivo:

Anúncio de Vídeo com CTA no Facebook 01

Criação de novos públicos

Outra novidade fantástica é a possibilidade de medir até que ponto do vídeo as pessoas assistem. Com isso, é possível optar pela criação de dois públicos a partir de níveis de engajamento diferentes: um nível baseado em pessoas que visualizam pelo menos 3 segundos do vídeo e outro em pessoas que visualizam 95% do vídeo. Essa opção encontra-se na aba de criação do Power Editor:

Anúncio de Vídeo com CTA no Facebook 02

Obs.: Os públicos aparecerão na aba Públicos 24 horas após o término da campanha. Os vídeos precisam ser visualizados pelo menos 1.000 vezes num período de 24 horas para que o público seja salvo ou atualizado.

Uma vez criados, esses públicos específicos podem ser usados como target em qualquer tipo de ad no futuro, com a segurança de que suas chances de conversão serão muito mais altas. Afinal, o público que assiste ao vídeo até 95% da duração total caracteriza um perfil de usuário altamente engajado.

Auto-play

Considerando-se que a interação do usuário com um anúncio sem vídeo só é notada a partir do momento do clique, outra vantagem do ad com vídeo é que o vídeo começa a rodar automaticamente assim que aparece no feed de notícias, sem ter que clicar no play.

Aí surge a dúvida: “Isso influencia o número de visualizações?”

Sim! O Facebook providenciou um meio de calcular as visualizações de forma controlada: mesmo em auto-play, com ou sem som, assistir ao vídeo por 3 segundos já conta como uma visualização realizada.

Botão de CTA Pós-Visualização

Bom, o usuário já visualizou o vídeo, a contagem de visualizações já aumentou, o anúncio já alcançou um público altamente engajado.

Mas e se seus vídeos pudessem gerar mais do que simples visualizações?

Com o novo feature do Facebook, é possível atrair o público por meio do vídeo e, logo ao término da visualização, levar o usuário até seu site para que lá ele realize a ação que você deseja.

Isso é feito através de um call-to-action (CTA) ao término do vídeo. As opções de botões disponíveis, encontradas no menu Chamada para ação, são: Comprar Agora, Saiba Mais, Cadastre-se, Reservar agora, Baixar e Assistir mais.

Anúncio de Vídeo com CTA no Facebook 03

Novas Métricas de Vídeo em Insights

Em Page Insights, agora aparecem informações novas sobre a performance de anúncios com vídeos, sejam eles publicados ou não. Ao selecionar o post desejado na seção de Posts, você verá estes novos itens:

Anúncio de Vídeo com CTA no Facebook 04
  • Visualizações do Vídeo: Visualizações de no mínimo 3 segundos (com ou sem som)
  • Clicks to Play: Cliques no vídeo para visualizá-lo com som
  • Cliques para o site: Cliques no link externo que direciona a seu site

Cliques para o site já existia antes, mas agora essa contagem inclui cliques no botão de CTA ao final do vídeo.

Clique na aba Vídeos, no topo:

Anúncio de Vídeo com CTA no Facebook 05

Nessa aba, você verá as seguintes informações:

  • Retenção do público: Visualizações do vídeo a cada momento, como porcentagem de todas as visualizações
  • Duração média visualizada do vídeo
  • Visualizações do vídeo: Total, orgânico e pago; total único, orgânico único, pago único
  • Visualizações do vídeo até 95%

Com essas métricas, você terá uma ideia melhor sobre quanto do vídeo seu público realmente assiste.

Novas Métricas em Ad Reports

Mas de que adianta mensurar a performance de anúncios com vídeo se você não consegue interpretar as métricas de forma inteligível?

Para melhor entender e transmitir seus resultados, é possível elaborar relatórios personalizados via Ads Manager. No menu à esquerda, existe um campo chamado Relatórios. Clique na opção Editar colunas, depois em Ações.

Anúncio de Vídeo com CTA no Facebook 06

Lá você poderá selecionar quais informações gostaria de mostrar em seu relatório:

  • Cliques para reproduzir vídeo
  • Visualizações do vídeo
  • Duração média do vídeo assistido
  • % média do vídeo assistido
  • Visualizações do vídeo até 25%
  • Visualizações do vídeo até 50%
  • Visualizações do vídeo até 75%
  • Visualizações do vídeo até 95%

Para saber o custo por ação, basta clicar na opção Custo por ação. Lá será possível saber o custo por clique para reproduzir o vídeo e o custo por visualização do vídeo:

Anúncio de Vídeo com CTA no Facebook 07

A plataforma de anúncios do Facebook é a que mais tem evoluído neste ano. O foco deles é investir bastante nessa área para que seja possível analisar dados dentro do próprio Facebook, não precisando de outra plataforma de web analytics.

E aí? Já conseguiu usufruir dos novos features para anúncios com vídeo?

Acesse o link e conheça mais sobre o nosso serviço de Facebook Ads.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Anúncios de Vídeo com CTA no Facebook”

  1. Gabriel

    Legal a iniciativa. Acredito que o maior problema dos anúncios de vídeo é a produção dele, visto que para criar um bom anúncio e preciso investir um pouco mais.

    Responder
  2. Maycon Oliveira Gabry

    Não achei a opção de marcar para criar público com base nas pessoas que viram o vídeo.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>