Contratei Uma Agência e Agora?

Olá Leitores da Mestre, tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV nosso CEO Fábio Ricotta vai desvendar várias dúvidas de quando alguém contrata uma agência, além de falar sobre alguns mitos como: “todos os seus problemas estão acabados” e “ROI infinito”. Se interessou? Então dê o play abaixo e confira!


O vídeo acima foi uma sugestão da Ana Paula, nossa querida colaboradora da equipe Mestre que atua junto aos clientes na área comercial. Essa é uma dúvida muito recorrente, mesmo quando o empreendedor já contratou outras agências, pois cada uma atua de uma maneira. Portanto, hoje você aprenderá um pouco dos processos que acontecem aqui na Agência Mestre!

Qual é o próximo passo depois de fechar o contrato?

Partindo do princípio de que você nunca contratou uma agência, entenda que no dia seguinte ao assinar o contrato os seus problemas não vão desaparecer! O processo de contratar esse tipo de serviço pode ser comparado ao ato de ingressar numa academia. Você não fica mais saudável logo ao entrar nela, é preciso ser avaliado, malhar constantemente, comer bem, descansar, entre outras coisas.

O primeiro passo após fechar o contrato deve ser a abertura da equipe para você disponibilizar todas as informações necessárias para o trabalho ser realizado.

Na Mestre costumamos realizar uma reunião de briefing com o cliente e toda a equipe para entender o cenário e/ou mercado. Nessa reunião buscamos entender fatores como:

– Passado do cliente;

– Por onde ele passou;

– Trabalhos já realizados;

– Concorrentes;

– Pontos positivos e negativos dos trabalhos anteriores;

– Expectativa depositada em nós.

Sendo assim, a Mestre tem respaldo para trabalhar com tranquilidade para o cliente. Contudo, muitas vezes durante o briefing e em reuniões posteriores, os profissionais envolvidos têm acesso a informações que antes não eram disponibilizadas, como produtos que mais vendem ou reais problemas ocultos. O trabalho nesta fase se assemelha muito a uma auditoria e por isso, para a garantia de sucesso, é impossível eliminar problemas da noite para o dia.

Início do planejamento das ações

Depois de levantar as informações preliminares começa o processo de pesquisa. O planejamento bem feito deve conter o mapeamento de todo o público-alvo do cliente, além da elaboração e/ou entendimento das personas e a solicitação do acesso à ferramentas como: Analytics, Business Manager do Facebook ou MCC do Google.

Qual o motivo de tudo isso? Vamos usar o exemplo da decoração da Mestre. Antes de montar o escritório, o Fábio pesquisou em sites de arquitetura e decoração, além de buscar tendências que agradassem o seu gosto. Logo, uma marca de móveis poderia criar artigos e conteúdos focados neste público, atingindo diretamente o Fábio antes do momento de compra. Ficou claro?

Entenda que este é apenas uma exemplo de como uma estratégia poderia atingir o público-alvo. Por isso um trabalho bem feito deve ser minucioso, em que o planejamento deve ser efetivado em 3, 4, 5,10 ou muito mais meses. É aquele famoso ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Entendeu?

Execução das ações

O processo de planejamento é complexo e dura em média até 40 dias. Depois de pronto e aprovado começa a execução das ações, em que os seus problemas começarão a ser remediados e exterminados.

O começo da execução das ações será marcado com trabalhos como: auditorias de SEO, primeiras pesquisas de palavras-chave, primeiras mídias compradas para os anúncios, primeiras artes, início do fluxo de nutrição de inbound marketing, primeiros materiais ricos, etc.

Um dos segredos para definir sua agência é identificar a importância que ela dá para o planejamento. Faça perguntas concisas sobre o tema, entenda os métodos de trabalho e o mais importante, depois de contratar disponha tempo para o planejamento ser executado, assim os seus resultados serão resistentes através do tempo!

Entendeu como funciona o trabalho de uma agência depois de você contratá-la? Gostou do nosso artigo? Veja como nosso método foi aplicado na prática, conhecendo o case da SJO, em que aumentamos os seus resultados em 400% com Inbound Marketing!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>