MestreTV Episódio 43 – Carreira Em Y: Acomodação ou Valorização?

Olá, leitores da Mestre. Tudo bem com vocês?

Nesta terça-feira, o episódio 43 da MestreTV irá abordar um tema muito presente no nosso atual cenário profissional: Carreira em Y, será que estamos ficando acomodados ou estamos valorizando os nossos profissionais?

Ficou interessado? Então, já sabe, é só dar o play!

Antes de começarmos, você sabe o que é a carreira em Y?

É o seguinte: Nas gerações anteriores a nossa, as carreiras profissionais seguiam uma evolução linear. Ou seja, as pessoas começavam trabalhando em uma empresa, onde gradativamente se ganhava conhecimento técnico, havia uma evolução, até o momento em que se escalava os cargos mais altos, era promovido e ganhava o tão desejado aumento salarial.

Contudo, nas últimas décadas, as empresas começaram a perceber que existem funcionários que são altamente capacitados tecnicamente, mas que não têm aptidão para assumir um cargo de gestão. Então, chegava um momento em que esses profissionais se deparavam com um dilema: para evoluir, era preciso que assumissem uma função para a qual não se sentiam à vontade ou então, quando já estavam no ápice do seu conhecimento técnico, precisavam encontrar um novo emprego para ter chances de crescer dentro de uma empresa. Dada essa visão, surgiu o modelo da carreira em Y, que nada mais é do que oferecer aos profissionais a possibilidade de seguir uma carreira de gestão ou tornar-se um especialista na sua área de conhecimento.

Se você quer saber como adotar esse modelo para sua empresa ou até se a agência em que você está ingressando oferece essas alternativas de crescimento, confira aqui alguns aspectos da carreira em y:

Faça um tour 360° com o seus novo funcionários

Uma das possibilidades para as empresas que querem adotar um modelo de carreira em Y é oferecer que os seus profissionais transitem por diferentes áreas de uma organização, tal como fazem os trainees, até que descubram aquele setor com que mais se identificam.

Este modelo é mais adequado para aquelas empresas que apostam em profissionais em começo de carreira, como os estagiários, e que querem desenvolver esse profissional de acordo com sua verdadeira aptidão.

Reforce os processos

Se por um lado algumas empresas podem adotar o esquema de rotacionar seus funcionários por diferentes áreas, por outro, existem muitas agências e organizações que dão preferência por apostar em profissionais a partir de um nível júnior. Nesse caso, para conseguir ter um modelo de carreira em y, a alternativa é fazer com que o profissional repita o mesmo proecsso de trabalho até que possa aperfeiçoar suas técnicas e tornar-se mais eficaz dentro da sua área de atuação.

Faça avaliações

Seja qual for desses dois exemplos de carreira em Y que você adote em sua empresa, é indispensável que você realize testes e avaliações periódicas de sua equipe. E não somente visando testar os conhecimentos técnicos adquiridos, mas também para saber como o seu profissional se enxerga dentro da sua empresa e como ele se vê mais pra frente.

O seu RH pode aplicar uma análise comportamental ou até realizar avaliações internas e de alinhamento/expectativa, para entender se o seu profissional tem um perfil de gestão/liderança ou de especialista.

Pense antes de transformar um profissional técnico em gestor

Este pode ser o ponto mais importante de todo este artigo. Por isso, pense muito bem antes de transformar o seu melhor profissional técnico em um gestor. Isso não quer dizer que você não possa promovê-lo ou oferecer algum outro tipo de gratificação pelo trabalho prestado, pelo empenho e pela dedicação. Mas, se você promover uma pessoa que não tem o perfil para gerenciar uma equipe, você estará, ao mesmo tempo, perdendo o seu melhor funcionário técnico e o seu gerente.

Lembre-se sempre que o maior desafio de CEO, diretor ou dono de qualquer negócio não tem a ver, necessariamente, com as questões relacionadas à parte prática do trabalho, mas sim, a ter que lidar diariamente com pessoas.

Gostou do artigo? Então, deixe seu comentário aqui no blog e aproveite para assistir  ao nosso vídeo sobre Habilidades para o seu futuro, que também fala sobre carreiras, gestão e como você pode ser um profissional melhor!

Até mais, pessoal!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>