Retenção vs Aquisição de Clientes

Olá Leitores da Mestre, tudo bem com vocês? O artigo de hoje irá propor uma reflexão: o que você está fazendo para reter e atrair mais clientes? Entenda que, retenção e aquisição são duas frentes que devem estar sempre em um bom ritmo dentro do seu negócio, pois obter novos clientes é sempre positivo, contudo, manter os atuais dentro da casa é o verdadeiro responsável pelo crescimento do seu negócio! Ficou interessado em saber mais? Dê o play no vídeo abaixo e confira!

Crescimento Sustentável

Conhecendo nossos clientes, seus mercados e até mesmo fazendo uma análise interna em nossa própria empresa, concluímos que o crescimento sustentável e longevo de uma companhia acontece quando ela se compromete a buscar sempre nossos clientes, mas não só isso, ela também precisa reter todos eles ao longo do tempo, pois somente assim o crescimento é possível.

Entenda que, reter clientes é muito mais barato e requer menos esforços do que conquistar novos. Alguns especialistas chegam a afirmar que buscar novos clientes custa até 7x mais do que conquistar quem já comprou de você. Além da economia gerada, caso você esteja perdendo clientes constantemente, seu negócio nunca irá crescer de forma plena, pois esse ciclo está sendo vicioso e quem entra está suprindo a falta de outro cliente. Ficou claro?

Em nosso caso, no mercado de marketing digital, é “muito simples” trabalhar com a aquisição, basta operar comercialmente na prospecção, efetuar anúncios, participar de eventos, entre outras coisas. Mas como fica a retenção? Bom, o primeiro passo para fortalecer a retenção, é oferecer um serviço de qualidade e caso você ofereça um serviço online, procure sempre notificar seus clientes com relação a novas atualizações. Uma forma eficiente de atualizar seus clientes, é através de disparos de e-mail marketing. Mas, existem outras formas que falaremos abaixo.

Remarketing e Outras Formas de Retenção

Você por exemplo, pode notificar os clientes sobre áreas que eles ainda não exploram em seu produto ou serviço. A Nike vende artigos esportivos, correto? Ela também possui um aplicativo que auxilia nos exercícios. Logo, esse APP é uma excelente forma de interação com a marca, engajamento e possível retenção, sendo que a Nike pode notificar, sempre que quiser, a importância do seu aplicativo para quem ainda não usa.

Você pode utilizar o remarketing do Facebook ou do AdWords para impactar seus clientes com novidades de produtos ou serviços que você tem a oferecer. Explore esses recursos e mantenha o cliente engajado com o seu negócio.

Trabalho de Aquisição e Upsell

Entenda que, a aquisição é muito particular para cada tipo de negócio e/ou público-alvo. Nela você pode explorar canais de aquisição que mais se adaptam a sua estratégia, seja Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, Blog, buscadores, anúncios na TV, links patrocinados, não importa… O segredo é entender onde o seu público está e atingi-lo sempre que possível.

Mas nunca se esqueça da retenção! E uma forma de aumentar o seu faturamento retendo clientes, é com o upsell, ou seja, quando o seu atual cliente eleva uma categoria dentro da sua empresa. Seja comprando outro carro da mesma marca de um valor superior, assinando um serviço premium, comprando produtos mais caros, adquirindo novos serviços, entre outras coisas.

Retenção e aquisição caminham lado a lado, e juntas, são o caminho mais seguro para o crescimento sustentável do seu negócio. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>