MestreTV Episódio 37 – Priorização de Tarefas: Hábito Que Você Precisa Cultivar

Olá, leitores da Mestre. Como vão?

Antes de mais nada, respondam a seguinte pergunta: Vocês também sofrem quando tem uma lista extensa de coisas para fazer, e pouco tempo para executá-las? Pois, no vídeo dessa semana da MestreTV, o Fábio Ricotta vai falar sobre a priorização de tarefas e como esse hábito pode te ajudar a organizar melhor a sua rotina e facilitar, e muito, o seu dia a dia. Assista!

A ideia para o tema de hoje partiu de dúvidas que surgiram em outros vídeos e também dentro da nossa própria agência, já que saber priorizar todos os afazeres de um dia, de uma semana ou até mesmo de um mês inteiro pode ser um grande desafio no meio corporativo ou até mesmo nas nossas vidas pessoais.

Para ajudar na construção dessas dicas, o Fábio Ricotta fez recentemente um treinamento chamado Empresa Autogerenciável, do Marcelo Germano, cujo objetivo é fazer com que sua empresa funcione de verdade, mesmo sem a sua presença.

E, a partir de dicas citadas neste curso, junto com algumas experiências vivenciadas no dia a dia da agência, foi possível ter ótimas sacadas de como organizar a sua rotina para facilitar o seu trabalho e não perder o controle sobre as suas tarefas.

 

Liste suas tarefas

Já falamos em outro vídeo sobre produtividade e a importância de fazer um planejamento usando um caderno para anotar todas as tarefas que você terá que executar durante a semana. E o treinamento do EAG reforça essa sugestão. A única diferença é que em vez de um caderno, você pode organizar uma planilha para colocar tudo o que é preciso fazer de importante no mês, sem economizar nos detalhes, e depois dividir essas tarefas durante as semanas.

 

Categorizando sua lista de tarefas

Depois de listar todas as suas tarefas, o segredo para saber como priorizá-las é categorizar cada uma, com base em duas vertentes: a sua habilidade única e o que produz valor para a empresa.

Habilidade Única

Pense no que você é bom de verdade. Essa será a sua habilidade única. Seja ela de comunicação, de gestão, técnica, não importa! É aquele dom natural que você e as pessoas ao seu redor reconhecem e que gera grande valor para a sua empresa.

ALERTA DE SPOILER do treinamento: Se você ainda não tem consciência de qual é a sua habilidade única, tem um jeito muito simples de descobrir.  Basta pedir para as pessoas da sua empresa te darem um feedback sobre você, por meio de uma carta ou e-mail, colocando quais são os seus pontos fortes e quais são as suas dificuldades. Assim, você terá uma visão geral de como as pessoas te enxergam e como você se destaca dentro da empresa.

O que produz valor para a empresa

Dentre os trabalhos e tarefas que você costuma exercer e com base na sua habilidade única, observe aquilo que traz algum retorno positivo, direto ou indireto, para a sua empresa.

Como fazer a ordem de prioridade

A partir dessas duas vertentes, você conseguirá pontuar as tarefas para descobrir a ordem de prioridade da sua lista.  Quer um exemplo? Pegue os próprios vídeos do Mestre TV. Apesar de não gerar um retorno imediato, essa tarefa agrega valor para empresa. Então, no quesito produção de valor, ela seria nota 9. Como se trata de uma tarefa ligada à comunicação, que é a habilidade única do Fábio Ricotta,  ela receberia um 10 nesse quesito. Logo, para calcular o grau de prioridade desse trabalho, basta equacionar (Valor de Produção + Habilidade única)/2. Ou seja, (9+10)/2 = 9,5.

É claro que muito provavelmente você não conseguirá realizar todas as suas tarefas durante a semana. Mas, com esses resultados em mãos, você pode descartar tudo o que ficar abaixo de 6 e delegar para outras pessoas ou postergar para um momento mais oportuno. E o que estiver acima desse valor, você organiza ao longo da sua semana, de acordo com a pontuação atribuída para cada tarefa!

Simples, não é mesmo? Espero que essas dicas ajudem a mudar sua vida, assim como têm nos ajudado bastante aqui na Mestre!

E semana que vem já sabe, nos encontramos por aqui para assistir e debater sobre mais um novo episódio do Mestre TV. Até lá!

 

 

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>