MestreTV Episódio 21- Black Friday 2015 no Brasil

Olá leitores da Mestre! tudo bem com vocês?

Saiu mais um episódio lá do MestreTV, e hoje o assunto abordado é o Black Friday no Brasil que rolou esse ano. No vídeo, nós falamos sobre os números e expectativas referentes à data além de mostrarmos algumas estratégias que foram usadas aqui pela Agência Mestre. Dê o play para conferir!

Devemos comemorar o desempenho da Black Friday no Brasil de 2015?

A Black Friday foi um sucesso! E para provar, trouxemos alguns números que provam isso:

  • Esse ano, o evento rendeu 1,53 bilhão de reais, ou seja, mais que 75% em relação ao ano anterior!
  • Esse ano o brasileiro comprou mais! Foram realizados 3 milhões de pedidos contra 2 milhões no ano anterior
  • O ticket médio foi por volta de R$ 492,00.
  • As categorias que mais venderam foram: eletrodomésticos, celulares, eletrônicos e informática.

Obviamente, a Black Friday continua tendo seus mesmos problemas com lojas que maquiam preços e dão descontos falsos. Além disso, o site Reclame Aqui constatou  4 mil reclamações relacionadas à quedas no site, check out e mal funcionamento. Porém, algumas empresas realmente investiram na data contratando entregadores extra para que os produtos fossem enviados mais rápido e também dando descontos reais e vantajosos para seus clientes. E quem fez um esquema de Black Friday bem feito, conseguiu muito dinheiro e vendeu bem.

Como foi o Black Friday na Agência Mestre?

Nós fizemos uma ação com o Mestre Academy dando descontos de 70% para os primeiros que aproveitassem a promoção e depois caindo para 60% nos cursos, e tivemos um rendimento bruto muito bom, sendo mais que o dobro do que foi faturado na Black Friday do ano passado.

O que ajudou bastante foi o suporte ativo que tivemos. Ficamos on-line no chat do atendimento desde a virada da Black Friday respondendo todas as dúvidas das pessoas que entravam em contato com a gente. Com isso, conseguimos converter várias vendas já naquele momento.

Resultados Positivos

Para nossos clientes, desenhamos uma estratégia de Inbound focada no Black Friday, com isso, trazendo engajando para as páginas relacionadas à data. Usamos também níveis de segmentação, e no dia do evento nós enviamos os e-mails focados naquele tipo de produto que a pessoa demonstrou mais interesse.

Dessa maneira, além de mostrar ao cliente justamente aquilo que ele queria, conseguimos ter uma taxa de abertura muito alta e uma conversão muito boa.

Além disso, fizemos a criação de landing pages para o dia da Black Friday, pois como a carga de acesso é grande, jogamos boa parte do tráfego para uma landing page da RD Station, que é nosso parceiro, e depois esse tráfego caía em nosso site. Dessa maneira, houve um filtro de acessos e nossa página não caiu, e o mesmo aconteceu com nossos clientes.

Para outros clientes criamos conteúdos direcionados à esse data que fossem pensados diretamente no público deles, com categorias e títulos voltados ao Black Friday e também com uma estratégia de SEO que foi feita bem antes do evento.

Trabalhamos também em campanhas de mídia direcionadas falando sobre descontos e anúncios antecipados para que a pessoa pudesse se cadastrar nas landing pages e, no dia, recebessem as promoções da Black Friday. O resultado disso foram boas vendas tanto para nós quanto para nossos clientes que trabalharam bem a data.

Resultados negativos:

A pessoa que não se deu bem na Black Friday foi quem não ofereceu um desconto decente, quem não se planejou e quem não preparou o estoque para a data.

O público brasileiro estava com a sensação de que a Black Friday seria uma furada, isso devido aos resultados dos últimos anos, mas não foi o caso de muitos empreendedores, pois eles venderam muito bem por terem um processo bem definido e planejado.

É preciso acompanhar o cliente não só antes e na hora da compra, como também no trabalho após a entrega, saber se ele recebeu os produtos certinhos, se está satisfeito, e continuar nutrindo para que ele continue comprando em outras datas próximas favoráveis à vendas, como o natal, ano novo e recebimento do 13°.

Gostou do nosso vídeo de hoje? Se você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas impressões sobre essa Black Friday no Brasil, é só deixar sua opinião aqui nos comentários! Abraços e até a próxima!

 

 

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>