Como Controlar Múltiplos Projetos

Se você é um empreendedor ou gestor de projetos, com certeza já passou por situações em que se sentiu sobrecarregado pelos múltiplos projetos que estão sob sua responsabilidade direta ou indiretamente. Quer aprender como lidar com vários projetos ao mesmo tempo? Dê o play no vídeo!

Visão macro dos múltiplos projetos

Uma coisa que todo pessoa responsável por múltiplos projetos vai aprender mais cedo ou mais tarde é que não tem como ter noção de todos os detalhes de todos os projetos o tempo todo.

A primeira lição que você deve aprender ao delegar os projetos é que, para conseguir gerir todos os projetos, você vai saber apenas dos fatos mais importantes dos projetos, ter uma visão macro do que está acontecendo.

Crie bons indicadores de resultado

A grande chave para gerenciar bem múltiplos projetos é criar bons KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores de resultado. Os indicadores ajudam a antever qualquer tipo de problema que possa surgir e são uma forma para organizar e compreender rapidamente se todos os projetos estão caminhando bem ou não.

Como medir os resultados?

Se você ainda não trabalha com KPIs pode estar se perguntando como você vai saber se está tudo caminhando bem. Isso vai depender dos indicadores que você vai escolher. “E como vou escolher meus indicadores?”. A escolha dos indicadores depende do que é sucesso para o seu projeto, de quais são os resultados que você busca.

Em projetos de SEO, por exemplo, você pode escolher medir a quantidade de visitas no site, a evolução da receita orgânica, a geração de leads orgânicos, entre outros. Escolhendo bons indicadores de resultado você vai conseguir determinar facilmente se o projeto está evoluindo ou não.

Use apoio visual

A melhor forma para entender rapidamente a evolução dos projetos é organizando visualmente, em um painel ou algo parecido, os indicadores que você escolheu acompanhar. Dessa forma, você consegue detectar facilmente qualquer resultado que se destaque, seja negativamente ou positivamente.

Caso você perceba um problema, é importante se aprofundar para perceber o que deu errado e como evitar que isso volte a acontecer. Os sucessos devem ser acompanhados de perto também, esmiuçados, assim você pode replicá-los em outros momentos.

Com uma equipe altamente capacitada e alinhada com os indicadores de sucesso, você não vai precisar ficar se preocupando, pois eles vão conhecer mais sobre o projeto do que você e vão saber responder exatamente o que você precisa saber sobre ele.

Uma última dica é toda semana escolher aleatoriamente um dos projetos para analisar aleatoriamente profundamente, assim você consegue ficar em dia com todos sem se sobrecarregar. Curtiu o artigo? Então compartilhe com os seus amigos e comente aqui o que você gostaria de ver em um próximo vídeo do Fábio!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>