Blogs

WordPress SEO: Permalinks, como e porque utilizar?

Por Fábio Ricotta

O Wordpress é um dos CMS's mais utilizados no Brasil e muitos blogueiros procuram formas de ganhar mais visitas e conseqüentemente conseguir monetizar seus blogs. Um dos passos mais importantes na otimização (SEO) do Wordpress é a utilização de permalinks. Aprenda neste artigo a utilizar os permalinks, e veja porque utilizá-los.

Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre!

Hoje inicio uma série de postagens aqui no Agência Mestre sobre SEO Para WordPress que pretende abordar diversas maneiras de melhorar o posicionamento do seu blog para os buscadores.

Wordpress Logo Tudo começa pelo fato do WordPress ser um dos CMS’s mais utilizados no mundo e ele é largamente utilizado aqui no Brasil. O fato de ser um sistema pronto para uso é um ponto negativo pela necessidade de configuraçào ou inserção de novos códigos após sua instalação. Mas essa regra de CMS’s não vale muito bem para o WordPress. Ele é um sistema que já inclui algumas funcionalidades para facilitar e focar a indexação de páginas, o SEO. Ao longo desta série de artigos, vou abordar funcionalidades que acompanham o WordPress e outras que necessitam de inserção de código (html, php ou plugins prontos). Espero que gostem da série.

Permalinks, como e porque utilizar?

No SEO, uma das primeiras recomendações que faço aos sites que analiso ou otimizo é avaliar se há necessidade de reescrever as URLs disponibilizadas no site. Por exemplo, uma URL que não é muito interessante, seria a seguinte:

www.dominio.com/automovel.php?modelo=gol&combustivel=gasolina&ano=2007&marca=vw

Veja só a quantidade de parâmetros passados. Este uso de parâmetros excessivo pode causar problemas na indexação junto aos motores de busca. Chegamos a comentar aqui no Agência Mestre, em um dos primeiros artigos, a importância e como fazer URLs amigáveis. Se você não leu este artigo, vale apena ler.

Voltando ao WordPress, ele oferece “de fábrica”, esta possibilidade de reescrever as URLs que ele disponibiliza. No caso, quando você acaba de instalá-lo, a URL será:

https://www.agenciamestre.com?p=123

Pense aqui comigo, qual o valor semântico que esta URL apresenta? O parâmetro “p=123” diz o quê? Para mim, nada. Para os buscadores, este parâmetro nada mais é que um número na URL. Simples assim.

Nossa intenção, na otimização de sites, é agregar valor semântico à URL, para que os buscadores interpretem o que encontrarem na URL como um dado importante, e não apenas um número.

Mas, como fazer isto para o WordPress então? Vamos lá:

1) Abra a interface de administração do seu WordPress (versào 2.5+)
2) Abra a opção “Settings” que se encontra à direita
3) Selecione no menu, a opção Permalinks
4) Agora o WordPress disponibiliza várias opções padrão de permalinks para você escolher:
Padrão: https://www.agenciamestre.com/?p=123
Day and name: https://www.agenciamestre.com/2008/05/09/sample-post/
Month and name: https://www.agenciamestre.com/2008/05/sample-post/
Numérica: https://www.agenciamestre.com/archives/123
Custom Structure

Temos várias opções, mas qual escolher? Qual agrega o máximo de valor semântico? A resposta é a Custom Structure. Ela nos dá a possibilidade de reescrever a URL da forma que quisermos (ou quase). A minha sugestão é que você utilize algo do tipo “/categoria/nome-do-artigo”, assim você mostra um conteúdo semântico muito relacionado ao conteúdo da página e que também seja único. Para fazer isto, insira o seguinte código:

/%category%/%postname%

Mas aí­ vem a pergunta, e se eu não quiser esta estrutura? Existe uma lista de parâmetros do WordPress que você pode utilizar, confira a lista aqui.

5) Depois de editar a sua estrutura, o passo mais importante é atualizar o seu arquivo .htaccess. Ele é o arquivo responsável pela reescrita da URL. Sugiro que você deixe ele com permissão de escrita (chmod 777), assim ao clicar no botão “Salvar Alterações” o WordPress irá atualizar o seu arquivo instantaneamente. Se você não puder atribuir a permissão de escrita não se preocupe. Ao clicar em “Salvar Alterações” o WordPress mostra uma caixa com o código que você deve colocar no seu arquivo .htacess. É só abrir o arquivo, editar e salvar.

Espero que tenham gostado desta dica de SEO para WordPress. Não deixe de acompanhar todos os nossos artigos de SEO e minha série de artigos de SEO para WordPress. Assine o nosso feed e receba todos os artigos rapidamente e de forma fácil.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Comentários
  1. Avatar

    Show de bola!! Espero ansioso pelos proximos artigos!!

    Quero migrar o meu blog para wordpress nos proximos dias e já quero começar o mais certo possivel!

  2. Avatar

    Dica muito boa.

    Infelizmente não sei o que fiz da primeira vez que fui tentar alterar as urls e acabei tendo que reinstalar o wordpress novamente…

  3. Avatar

    Eu migrei recentemente do Blogger para WordPress. Editei postagem por postagem para manter as mesmas URLs, no formato dominio/ano/mês/postagem.html. Foi um sufoco e tanto 🙂

    Espero ansioso pela série, se bem que quase tudo o que é abordado aqui no SEO Dicas eu já praticava “intuitivamente” 😛

  4. Avatar

    Excelente artigo.

    Já fiz a modificação no meu blog, pois eu havia deixado como “Numérica”.

    Agora vou aguardar os resultados!

  5. Avatar

    Muito bom esta dica…..Futuramente vcs deveriam fazer um post sobre como deixar URL amigáveis em site dinâmicos, tipo aqueles sites que pegam o título da página e gera a URL.

    Fica aí a dica!

  6. Avatar

    E aí keywords designer, aqui no mestreseo nós já temos posts explicando como trabalhar com as URLs de forma amigável, basta dar uma pesquisada! 😉

    Abraços!

  7. Avatar

    Utilzava um plugin, mas agora ficou mais prático.

  8. Avatar

    As vezes fico na dúvida em incluir o nome da categoria na URL.
    Se a gente resolver mudar o nome ou mudar o post de categoria, dá erro 404. Isso sem contar que aumenta o tamanho também.
    Por outro lado, ajuda o Google a identificar os famosos canais.
    Fábio, percebi que na maioria dos seus projetos vc utiliza a categoria na URL, como chegou nesta opção?
    abs

  9. Avatar

    Olá Paulo,

    A idéia é inserir palavras-chave na sua URL, por isto utilizo sempre a categoria. Assim minhas páginas tem +1 vantagem com relação aos concorrentes que não possuem.

    Realmente, mudar depois que já está feito é complicado, pois você teria que fazer o redirecionamento de cada post… ainda não encontrei um plugin que faça a alteração de modo seguro.

    Minha dica é, quando começar o projeto WordPress, inicie com o permalink correto.

    Abraços

    • Avatar

      É, Fábio. Também tenho esse receio. Fiz isso recentemente e choveu de 404. Graças a Deus tenho pelo menos um plugin de Broken Links que me informa do ocorrido. E sobre categorias-filhas? Você recomenda?

  10. Avatar

    Valeu Fábio!
    Entendi o motivo.
    ab

  11. Avatar

    Frank,
    e quem possui wordpress.com? Como faço?
    Abraço

  12. Avatar

    Luís,

    O wordpress.com não deixa você editar os permalinks que ele fornece. Você deve utilizar a versão de código aberto do wordpress.org mesmo.

  13. Avatar

    Caro Fábio, estou querendo alterar das minhas URL. Pretendi usar o plugin “PDean’s Permalinks Migration”. O problema é que na tela do plugind (na administração do WordPress) tem o seguinte:
    “Old Permalink Structure::” e o campo para colocar a dito dito cujo em branco.

    A estrutura atual é (ou no caso a antiga, a que o plugin pede para escrever)

    http://www.bigpop.com.br/site/?p=123 (é a primeira opção do wordpress)

    como colocar isso no campo em branco?

    Seguindo tua sugestçaõ vou alterar para : /%category%/%postname%

  14. Avatar

    @Franklin eu não conheço este plugin que você falou, mas deve existir uma forma. Não existe um readme.txt na raiz do plugin com as dúvidas mais frequentes?

  15. Avatar

    Oi, Fábio,
    Segundo pesquisei, o “Permalinks Migration Plugin” ‘gera automaticamente um “301 Redirect” quando os motores de busca ou visitantes tentarem acessar seus permalinks antigos redirecionando-os automaticamente para os novos permalinks correspondentes’.
    Espero que realmente seja bom.
    Para fazer isso, ele (na administração ) pede o “Old Permalink Structure::””
    Como eu disse, a estrutura atual é (ou no caso a antiga, a que o plugin pede para escrever) é
    http://www.bigpop.com.br/site/?p=123 (é a primeira opção do wordpress)
    O que devo colocar, lá no plugin? Seria…
    /?p=#
    O link p/o site do plugin é: http://www.deanlee.cn/wordpress/permalinks-migration-plugin/
    Por favo, me ajude

  16. Avatar

    Adorei a dica mesmo começando com a escrita de link padrão após mudar para a dica sugerida as paginas divulgadas nas redes sociais continuam sendo acessadas normalmente pela nova url. Fantástico Worpress 2.7 é cool !!!! Obrigado e continuem publicando post importantissimos para nós leitores sedento de informação.

  17. Avatar

    Olá, Fábio Ricotta

    Alterei como você indicou no “Links Permanente” em configurações do WordPress, no campo “Estrutura Personalizada” coloquei assim: /%category%/%postname% – só que na hora de mudar a permissão do arquivo “.htaccess” eu sei como fazer.
    Cliquei com o botão direito sobre o arquivo, Propriedades>Segurança> deste ponte eu não sei o que fazer, como faço daqui para frente para adicionar a permissão para “chmod 777”?

    Grato!

  18. Avatar

    Maravilha de dica!
    Já implementei e vamos aguardar os resultados da indexação.

  19. Avatar

    Ola o seu artigo esta excelente, mas não consigo intender como posso optimizar os permalinks, se no meu caso faço vários artigos por dia. Pode dar uma ajudinha como procedo a optimização de permalinks no caso de actualizar constantemente com artigos variados.

  20. Avatar

    Fala mano…

    No meu blog, ao usar permalinks, a url fica mais ou menos assim: dominio.com.br/index.php/postname
    Já tentei tirar o index.php nas configurações custom dos permalinks, mas ai o blog simplesmente não funciona.
    Como faço para tirar este maldito index.php da url?

    Se puder me ajudar, agradeço.

    um abraço

    leo

  21. Avatar

    Valeu amigo , me ajudou muito o seu tutorial 😀

  22. Avatar

    Meu amigo Fábio, não existe palavras para descrever tal tópico..nossa viajei hehe..

    Mano show de bola, conseguir fazer funfa e ficou do jeito que estava procurando fazer a mais de 2 semanas.

    Valewww

  23. Avatar

    Ola Fabio, eu instalei o plugin no meu site e configurei seguindo suas dicas, está funcionando perfeitamente, porém, os as URLs antigas que já estavam indexadas pelo Google por ex, continuam aparecendo no google da forma anterior que eu usava, NUMERICA. Existe alguma forma de resolver isso, ou tenho q esperar mesmo o google verificar novamente todas as URls do site?

    Estou perguntando isso, p q perdi muitas visitas com essa mudança, pois todas as outras páginas estão com a opção NUMERICA e quando tenta acessar dá erro, por nao existir mais aquela url, entao abre o site, mas nao equele exato poster q era pra abrir.

    Fico no aguardo.
    obrigado

  24. Avatar

    Não rolou no meu blog! Já havia tentado isso, agora novamente e nada!

  25. Avatar

    Kahuê, como assim? Não funcionou? Você alterou o seu arquivo .htaccess?

  26. Avatar

    Rael, você deve fazer um redirecionamento 301 das suas URLs antigas para as novas. Se não me engano o wordpress faz este gerenciamento de URLs não faz? Qual o seu website?

  27. Avatar

    Acho que mudei errado! Como faço? Você pode me ajudar?

  28. Avatar

    Kahuê verifique se você fez os passos corretamentes e se o seu arquivo .htaccess foi alterado. Caso não tenha sido, o WordPress mostra logo após o passo 4, o código que o seu .htaccess deve conter.

  29. Avatar

    Fiz os passos corretamente! Mas mesmo assim não funcionou! Não apareceu nenhum código! Coloquei as permissões certinho e nada! Tem algum problema aí! :S

  30. Avatar

    Ola Fábio,
    bem, se o worpress faz eu não sei, p q nao consegui encontrar nada lá para configurar esse redirecionamento, mas quando entro no google q encontro uma URL antiga como por ex (www.baixegratis.ws/archives/3528), aí abre o site mas nao o devido poster, aparece um erro: Nothing found for .

    Veja um exemplo, fazendo uma pesquiza no google por ( Download CD Faiska – Stratosfera 1994 ) meu site aparece em primeiro lugar, só que com a URL antiga: http://www.baixegratis.ws/archives/3528 aí quando clica dá o erro Nothing found for

    Meu blog é http://www.baixegratis.ws

    Obrigado pela atenção

  31. Avatar

    Kahuê, qual o chmod do seu .htaccess?

  32. Avatar

    Botei 777. Mas mesmo assim não rolou. Daí tirei as modificações e deixei com o index.php no endereço :S

  33. Avatar

    Rael, pelo que vi, se você tenta acessar esta URL que você passou ele não entra, mas se eu tentar a URL http://www.baixegratis.ws/?p=3528 (usando a versao original) ele redireciona para a nova. A questão é você adicionar no seu .htaccess uma regra pra redirecionar de /archives/XXXX para /?p=XXXX daí o WordPress rediciona sozinho para a URL amigável. Eu fiz alguns testes locais aqui para criar o redirecionamento para você. Basta adicionar as seguintes linhas NO INÍCIO do seu .htaccess:

    RewriteRule ^archives/([0-9]{1,5})$ http://www.baixegratis.ws/?p=$1 [R=301,L]

  34. Avatar

    Bom dia Fabio,
    no .htaccess do meu site possui essa linha:

    ———/inicio da linha do .htaccess /——

    # BEGIN WordPress

    RewriteEngine On
    RewriteBase /

    RewriteRule ^(sitemap.xml|sitemap.xml.gz)$ /wp-content/sitemaps/$1 [L]

    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
    RewriteRule . /index.php [L]

    # END WordPress

    —————/fim da linha /—————-

    Como faço para inserir essa linha que vc me passou?
    Devo apagar alguma coisa da atual?

    Fico no aguardo.
    Obrigado

  35. Avatar

    Rael,

    Adicione antes da linha:

    # BEGIN WordPress

  36. Avatar

    Valeu Fábio, consegui fazer, funcionou agora.

    Obrigado pela força.

  37. Avatar

    Eu axo que o erro que deu aki foi do meu server!
    VOu tentar ver o que tá acontecendo!

  38. Avatar

    Isso Kauê, dê uma olhada pois na maioria dos casos o problema é o WordPress não conseguir escrever no .htaccess.

  39. Avatar

    Boa tarde Fábio, olha eu denovo. rsrs
    COmo eu havia dito, fiz as alterações no arquivo .htaccess e funcionou perfeitamente, porém apois algum tempo (horas) o arquivo .htaccess volta para a configuração antiga, não sei se quando eu atualizo um poster ou se é automatico, mas enfim, ele volta para o anterior e então volta tudo denovo, ou sej,a as URLs com final numerico nao abrem a pagina.

    Eu mudei a permissão do arquivo, bloueado a escrita para evitar alteração, mas aí acontece um erro no “sitemap”.

    A linha no arquivo original está assim:

    RewriteRule ^(sitemap.xml|sitemap.xml.gz)$ /wp-content/sitemaps/$1 [L]

    A linha que vc me instruiu a colocar no arquivo é essa:
    RewriteRule ^archives/([0-9]{1,5})$ http://www.baixegratis.ws/?p=$1 [R=301,L]

    Eu queria saber se tem como funcionar o sitemaps juntamente com esse redirecionamento para url amigavel.
    Se puder dar mais essa força, eu agradeço muito.
    Rael

  40. Avatar

    Rael, teria como você fazer a alteração no .htaccess e em seguida copiar como ele está e enviar aqui nos comentários? Assim posso ver melhor.

  41. Avatar

    Fabio, fiz a alteração, e enviei pro servidor, ficando da seguinte forma:

    # BEGIN WordPress

    RewriteEngine On
    RewriteBase /

    RewriteRule ^archives/([0-9]{1,5})$ http://www.baixegratis.ws/?p=$1 [R=301,L]

    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
    RewriteRule . /index.php [L]

    # END WordPress

  42. Avatar

    Rael, como eu disse nos comentários acima, você deve colocar a linha
    RewriteRule ^archives/([0-9]{1,5})$ http://www.baixegratis.ws/?p=$1 [R=301,L]

    Antes da linha

    # BEGIN WordPress

    Isto porque o wordpress utiliza a marcação # BEGIN WordPress e # END WordPress para colocar as suas regras. Caso você coloque algo lá ele irá sobrescrever mesmo.

  43. Avatar

    Fabio, desculpe a burrice, rsrs, eu realmente nao havia entendido que seria antes da linha # BEGIN WordPress, falta de atenção mesmo, mas agora alterei lá, vamos ve se premanece funcionando certinho.

    Bom, eu to fazendo as mesmas configurações noutro site, mas quando adiciona /%category%/%postname%/ na opção “Estrutura Personalizada”, a paginação do site deixa de funcionar e as categorias tb não funcionamm aí se volto para configuração padrão volta tudo a funcionar.

    Meu site é: http://www.festivaldesucessos.com

    Mais uma vez agradeço por toda ajuda que tem dado.
    Abraço.

  44. Avatar

    Rael,

    O .htaccess está com permissão de escrita?

  45. Avatar

    Fabio, está sim com permissao de escrita, do mesmo jeito do outro blog, porém não tinha antes o arquivo .htaccess, eu coloquei agora para tentar resolver o problema mas nao adiantou.
    O blog sempre funcionou sem o .htaccess

  46. Avatar

    Estou utilizando o tema slickpress e quando ativo os permalinks as fontes ficam todas desconfiguradas. Ficam todas em times e grandes. Por que será?

  47. Avatar

    Muito bom post, parabéns

  48. Avatar

    Olá Fábio Ricotta, eu alterei no WP para links personalizados como vc sugeriu, mas qdo fui mudar a permissão do .htaccess eu não o encontrei no servidor.
    Eu criei um arquivo .htaccess na raiz da url e coloquei a permissão 777 e mesmo assim nada é alterado e nem o WP me fornece codigo nenhum.

    O que devo fazer?

    Obrigado!

  49. Avatar

    Olá Fabio, como vai?
    Tenho uma duvida.
    Tenho um blog de conteudo adulto, e queria muito fortalever uma keyword, não vou colocar aqui…vamos fazer com um exemplo.
    Se minha keyword principal fosse “mel” e eu tivesse um post com a descrição: “O urso gosta de mel”
    A url ficaria:
    meudominio.com/mel/o-urso-gosta-de-mel

    Teria algum problema fazer isso Fabio? Ter a mema keyword repetida duas vezes no mesmo post?

  50. Avatar

    Galera, precisa de ajuda.
    Nao sou muito bom, ou nada bom em criar sites. Mas estou usando o wordpress pra fazer um e o negócio aqui deu um p.. que não tô entendendo.
    Toda vez que clico pra entrar em uma página, aparece o erro :
    Not Found

    The requested URL /wordpress/cidade-de-morro-do-pilar/ was not found on this server.
    E eu não sei como resolver. Alguém pode me ajudar por favor?

  51. Avatar

    Abri um tópico no fórum perguntando sobre Permalinks e sobre este artigo, ninguém respondeu. Apesar da decepção com a falta de respostas (haha, vou chorar =/), resolvi ir atrás das informações e acho que é uma questão que exige algum esclarecimento por parte dos MestresSEO, visto que sou muito iniciante no assunto e não sei pra onde ir, mesmo tendo reunido as informações que postei.

    O tópico tá aqui: https://www.agenciamestre.com/forum/viewtopic.php?f=21&t=414&p=1251#p1251

    Conto com a ajuda de vocês.

    Obrigado.

  52. Avatar

    Muito bom o seu site e suas dicas. Apliquei e deu certo. Valeu mesmo.

  53. Avatar

    Uma das técnicas de SEO mais simples e funcionais está relacionada a URL das páginas. Uma URL curta e com palavras chaves do título torna-se fácil de ser memorizada pelo usuário além de ser “bem aceita” pelos motores de busca.

    Claro que é possível fazer o redirecionamento manualmente, mas isto é muito chato e sem graça, então podemos contar com a ajuda de um plugin chamado Dean’s Permalinks Migration, o download do mesmo pode ser feito aqui http://www.deanlee.cn/wordpress/permalinks-migration-plugin/

  54. Avatar

    e o all-in-one-seo-pack.. alguem já usou?

    http://wordpress.org/extend/plugins/all-in-one-seo-pack/

  55. Avatar

    Amigo, poderia me dizer qual plugin que você utiliza para por no final dos posts informações sobre você? Agradeço…

  56. Avatar

    Ricotta, o formato do meu link é /%postname%/ e quando eu vou mudar para esse que você colocou no post ou pra outros personalizados, os links de postagens simplesmente não abrem. O firefox diz que o redirecionamento está incorreto. Mesmo eu criando um post novo usando este permalink que você indicou ou outro, o erro ainda acontece. “O Firefox detectou que o pedido para este endereço nunca será concluído devido à forma que o servidor o está redirecionando.” Como faço para resolver isso, ou se tem jeito.

  57. Avatar

    É, fiz a modificação após ja ter postado no blog, E obtive o erro 404.
    O pequeno problema também é que meu servidor utiliza o Plesk, e eles removeram o .htacess
    Fora isso, estou procurando algum plugin que faça as alterações dos perma links.
    Posto ótimo.

  58. Avatar

    Gostei muito do post e sempre coloco esse esquema…mas hoje baixei a ultima versão do Wp-ptbr e quando fui alterar o perma link tive um problema…ele deixa as categorias como …/category/…
    alguém ai ja passo por isso? porque eu não tenho ideia de como arrumar isso..rs
    Se alguem tiver a fim de dar uma olhada o site é chantal.com.br

  59. Avatar

    Eu migrei do formato de fábrica (p?=postid) para o categoria/nomepost e gostei muito mais da maneira que ficaram os links, contudo perdi todas as referências do bit.ly, embora funcionem normalmente os links antigos, as contagens dos Retweets foram perdidas, um preço a se pagar que a meu ver vale a pena. Fica estranho enviar um link com um id, como vc mesmo disse nada significam, mas com o nome já fica um tanto implícito.

  60. Avatar

    Olá equipe Agência Mestre, eu quero imformar uma coisa a você, desde que comecei com WordPress, eu ponho, %postname% , ai eu tentei por “/%category%/%postname%”, mas isso não afeta nos monitores de busca?, porque se eu entrar no post, sem a category, da erro diz que a pagina não existe, quero saber principalmente, isso afeta nos monitores de busca?e se tem com redirecionar %postname% para o /%category%/%postname%

  61. Avatar

    Oi, Fábio, tudo bem?

    na sua opinião, qual a melhor estrutura de permalinks?

    http://www.yourdomain.com/category/your-post-title/

    ou

    http://www.yourdomain.com/your-post-title/

    Acabei de ler um artigo, informando que a segunda estrutura “é melhor”.

    Veja o link: http://www.bloghighlight.com/optimal-permalink-structure/

    Eu achava que era a primeira.

    Por favor, qual a sua opinião sobre isso? Pois já tenho estruturado o meu
    blog na primeira opção. Compensa mudar?

    Abraço,

    Hygson

  62. Avatar

    Bom eu tenho uma opinião, sugerindo que você tem um blog, e depois de um tempo você resolve reestruturar todo o seu blog, dentre eles as categorias.
    Caso você mude um post de categoria, o permalink irá retornar erro 404 de links internos e externos já existentes, portanto para SEO irá não ser uma vantagem.

    Eu uso /%postname% ou /%postname%.html

    Neste caso, você tem a vantagem de link mais curto, e caso você tenha um post com o mesmo nome, um numero irá ficar no final do link, assim, não é prejudicial, em termos de SEO, e passa a relevancia ao usuário, antes que ele acesse o mesmo.

  63. Avatar

    Só gente que manja aqui nos comentarios deste post. Só mestre.
    Fico até sem jeito de opinar.
    Mas parabens pelo blog Fabricio.

  64. Avatar

    Muito bom, implementei já no meu blog!

  65. Avatar

    Analisando este assunto após anos, parece que tudo depende do tamanho do site.

    Uns falam em palavra chave na url, o que é importantíssimo, outros falam que o número do id aumenta a performance e ainda outros dizem que colocar data fica melhor organizado.

    O globo.com e seus sites fazem quase tudo isso, só que aumenta bem o tamanho da url

    Exemplo:

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/02/dez-apps-para-iphone-melhores-que-os-nativos-da-apple.html

    A URL possui “categorias”, “datas” e “palavra-chave”.

    Fábio, quais os prós e contras deste modelo?

    clw

  66. Avatar

    Parabéns!
    Perfeito!

  67. Avatar

    Olá Fábio.

    Eu utilizo essas técnicas, mas não sei se é do jeito certo. Gostaria que analisasse o meu Blog, e apenas me dissesse se está correto. Acho que analisando os links, você consegue me dar essa resposta.

    Mas falando do seu artigo, foi muito interessante, pois o SEO envolve bem mais do que palavra-chave e parágrafos.

    Vou dar uma lida no artigo dos Links amigáveis.

    Abraço!

  68. Avatar

    Muito bom.Me ajudou muito na questão do SEO. Valeu a dica!

  69. Avatar

    aefwefwfawsdf

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?