WordPress SEO: Ícones de Social Bookmarking

Olá leitores do Agência Mestre!

Wordpress Logo Vocês que estão acompanhando a série de artigos sobre WordPress SEO, já aprenderam sobre:

Dando continuidade à série de artigos, hoje falarei de um dos assuntos mais quentes na área de blogs: o Social Bookmarking.

O Bruno Galileu ilustrou muito bem, em seu post sobre feeds e social bookmarks, o que são os sites de Social Bookmarking. Resumidamente, um site de Social Bookmarking é um local onde os utilizadores podem enviar notícias de vários nichos diferentes ou ainda de um único tipo de nicho. A finalidade destes sites é que os usuários “trabalhem” no sistema, elegendo as melhores notícias.

No WordPress, temos vários plugins muito bem preparados para mostrar um conjunto de ícones de sites de Social Bookmarking. Entre os principais, cito três:

ShareThis

O ShareThis, é um dos mais famosos plugins de Social Bookmarking. Ele conta conta com apenas um botão, que ao ser clicado, ativa uma nova DIV que mostra uma série de sites de social bookmarking. É muito bom se você quiser dar uma variedade ao seu leitor.

Wordpress Plugin: ShareThis

Sociable

O Sociable é outro plugin muito famoso. Eu utilizo ele em todos os sites voltados ao público americano, assim consigo dar uma variedade muito grande de sites de Bookmarking. Recomendo o seu uso.

Wordpress Plugin: Sociable

Like-Digg

O plugin Like-Digg é um plugin inicialmente desenvolvido pelo Celso Junior e atualizado para compatibilidade com o WordPress 2.5 por mim. Ele possui uma pequena lista de sites de Social Bookmarking brasileiros e, ao meu ver, é o melhor plugin de Social Bookmarking para o mercado nacional. Por isto, estarei focando ele neste passo-a-passo.

1) Primeiramente, entre neste link e baixe o plugin.

2) Com o arquivo em mãos, descompacte-o e envie para a pasta /wp-content/plugins do seu blog.

3) Acesse a área administrativa do seu blog. Em seguida, clique no botão “Plugins” localizado no canto superior direito.

4) Procure pelo plugin Like-Digg e ative-o.

5) Insira os códigos PHP que estão dentro do arquivo LEIAME.TXT em seu blog. Para isto, vá em “Presentation/Themes/Theme Editor” e edite o arquivo “Main Index Template“, colando esses códigos dentro do LOOP. No arquivo, existe a possibilidade de escolher quais sites de Social Bookmarking você deseja incluir.

O plugin será exibido conforme você editou o seu arquivo. No caso aqui do Agência Mestre, inserimos o código logo após o conteúdo do artigo. Então você poderá visualizar o plugin logo abaixo deste texto.

Espero que tenham gostado de mais este artigo sobre SEO para WordPress. Para aprender a usar melhor os sites de Social Bookmarking, recomendo o artigo da Nathália, que fala sobre dicas para campanhas de Media Social. Existe ainda o artigo do Frank, que fala como aumentar as visitas de um site, mas aplica-se a blogs também.

Abraços à todos e até a próxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

10 Comentários para “WordPress SEO: Ícones de Social Bookmarking”

  1. Matheus

    Olá Fábio,
    Muito bom o artigo, estou usando o sociable em um dos meus blogs e o ShareThis em outro..
    Gosto muito do ShareThis pois tem uma melhor facilidade para envio de email, estava usando a versão do alexing (não me lembro muito bem o nome do autor), traduzida para português encontra-se no site oficial do wordpress PT, é um excelente plugin.

    Abraços!

    Responder
  2. Cassiano Travareli

    Como a maioria dos sites em que trabalho sao voltados ao publico americando eu tambem uso o sociable. mas para o publico aqui no brasil estou usando o share-this, pois como o matheus comentou tambem, ele ajuda pois possui opção para envio de email tambem.

    Responder
  3. Web Designer Demétrios Martins

    Existe algum site ou ferramenta que nós podemos divulgar um único anúncio em diversos Social Bookmarketing?
    To perguntado isso por se para cada matéria tivermos que entrar site a site pra cadastrar é F…..!!!!

    Responder
  4. n3tho

    Olá,
    Achei interessante os socias portugueses,
    mas acho que deveriam implementar o Digg.com, nessas opções
    e tirar o eucurti, por estar fora do ar.
    o digg.com eh uma boa opção pelo fato de ser indexado em menos de 10 minutos pelo google.
    no meu blog adicionei o digg.com e exclui o eucurti.
    até mais !

    Responder
  5. Luciano

    Sou novato na Blogosfera, tenho uma pergunta com referência ao uso de plugins como (social bookmarks), eu migrei o myspaces do Mensseger para a opção oferecida do WordPress, nessa versão não tenho acesso aos plugins no menu admin, pelo que entendi isso só funciona com a versão do WordPress que tenha sido instalada num servidor? É isso mesmo eu teria que criar um outro blog com um dominio para ter acesso a outras configurações. Valeu!

    Responder
    • Carlos Magno

      Olá Luciano, na verdade o WordPress.com é uma plataforma oferecida pela WordPress para hospedá-los no domínio deles e no servidor deles. Quando você faz um “seublog.wordpress.com”, você terá que aceitar as restrições em termos de plugins e mais algumas outras que você vai descobrindo com o tempo. Se quiser obter todas as funcionalidades do Wordperss, faça o download em http://www.wordpress.org da última versão do WordPress, ou então providencie um serviço de hosting pago (ainda mais recomendável se o seu site tem funções comerciais) que já tenha o Fantastico auto-installer no Cpanel. Esta funcionalidade automatiza o processo de forma bem clara, e aí ficam só aquelas funções mais de personalização do seu wordpress, como plugins, mudanças nos códigos e CSS (que também não são permitidas no wordpress.com). Caso tenha alguma dúvida, estamos aí para ajudar!

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>