Tenha Seu Próprio Encurtador de URLs no WordPress

Bom dia leitores da Agência Mestre!

Com a nova febre da Internet, o Twitter, vários sites que oferecem o serviço de encurtamento de URLs começaram a surgir. Com isso, surgiu também o TweetJack, uma nova prática utilizada por spammers e que tem tirado o sono de muitos dos usuários, mas principalmente, das empresas que tuitam com URLs encurtadas.

Essa nova técnica consiste em Retweetar (RT) uma mensagem de uma fonte de grande influência e portanto confiável, porém alterando o link para uma página de interesse do spammer utilizando os encurtadores de URL para camuflar o link fraudulento.

Agora, existe alguma forma de identificar esse tipo de ação? Bom, identificar quais links serão realmente de qualidade e quais estariam se utilizando dessa nova tática é impraticável. A melhor solução para prevenir esse tipo de situação é criar seu próprio sistema de encurtadores de URL.

Mesmo com alguns destes serviços oferecendo customização das URLs encurtadas, criar a sua própria irá mantê-las “a salvo” dessa situação, além de agregar o valor da sua marca a suas divulgações. Para toda a comunidade blogueira e até mesmo para as empresas que possuem seu blog corporativo e utilizam a plataforma do WordPress essa tarefa foi simplificada por um plugin: o Link Shortcut.

É interessante notar que o número máximo de caracteres que o Twitter mostra para uma URL é de 30 caracteres, portanto, meça o tamanho da sua URL para não ultrapassar esse valor (utilize o nosso contador de caracteres para isso).

Ao configurar o plugin deixe preferencialmente a opção de sub diretório em branco para economizar alguns caracteres e deixe o número de caracteres do encurtamento setado para 4.  Por exemplo, o caso da Agência Mestre:

http://mestreseo.com.br/ tem 24 caracteres + 4 do encurtamento = 28 caracteres.

É possível também escolher o tipo de redirecionamento: 301 ou 302. Defina como 301, pois, como já vimos em outros artigos aqui na Agência Mestre, o redirecionamento 301 passará todo o link juice da URL encurtada para a URL correta, preservando assim o valor do link, ou parte dele, pelo menos.

Este plugin é de simples instalação e configuração conforme é possível verificar nas imagens abaixo:

O plugin cria um pequeno menu na sidebar do painel de administrador: A opção Add New, é utilizada para criar uma nova URL encurtada. Já a opção Link Shortcuts irá mostrar uma lista de todas as URLs encurtadas.

Menu do Link Shortcuts

Menu de configuração do plugin: Aqui você pode escolher o número de caracteres do encurtamento (Character Length), que, por padrão, vem como 8. O campo Subdirectory permite que você utilize um subdiretório , por exemplo, http://mestreseo.com.br/url. No campo Redirect Type, você escolhe qual redirecionamento deve ser utilizado 301 ou 302.

Painel Configuração do Link Shortcut

Menu para adicionar uma nova URL encurtada: No campo Shortcut URL, é possível setar como a URL deverá ser montada: de forma aleatória (Generate a randon shortcut URL) ou personalizada (Create your own shortcut URL). No campo Web Address to Shorcut você deve inserir a URL que deve ser reduzida. No campo Shortcut Name você deve nomear o encurtamento, preferencialmente use o título do post para facilitar a identificação dos encurtamentos.

Menu para Adicionar Nova URL Encurtada

Agora que você já possui o seu próprio encurtador de URLs. Não se esqueça de dar a opção para o usuário compartilhar a sua notícia no Twitter utilizando essa URL encurtada no seu sistema. Além de tudo você não terá que se preocupar quanto ao “sequestro” de suas URLs.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

28 Comentários para “Tenha Seu Próprio Encurtador de URLs no WordPress”

  1. Dorival

    Olá Bruno, bom artigo! Queria acrecentar uma pergunta:

    E se no caso o objetivo é economizar caracteres, e muitos tem blogs do WordPress com um domínio não muito “economico”.

    Criei meu serviço de encurtamento de URL (não vou postar o link para não fazer jabá) e ele tem dois maiores focos: Segurança e Social.

    Em sua opinião (e a dos leitores), ao blogueiro que ainda preferir usar um serviço externo, que tipo de recurso seria interessante ou fundamental para se sentir mais seguro quanto aos pontos levantados nesse artigo?

    Abraços!

    Responder
  2. Alan Niemies

    Puts, ideia perfeita!
    Esse plugin, além de acabar com parte dos problemas do TweetJack, vai ajudar muito na hora de divulgar um blog, já que o nome no link encurtado impõe muito mais respeito, né?
    Abração e valeu pela dica!

    Responder
  3. Bruno

    Pow cara ficou show de bola o Post, há tempos eu queria saber se tinha algum encurtador pro WORDPRESS e vc detonou no POst…parabens…

    ” A diferença entre o Bill Gates e o Batman é que o Batman consegue derrotar o Pingüim.”

    Responder
  4. Marcos Elias

    Eu gosto de fazer manualmente no .htaccess :)

    Algo como

    Redirect 301 afssa http://www . meusite . etc…

    Mas ajuda o plugin caso não se possa atualizar o .htaccess facilmente, por exemplo ao usar um PC alheio :D

    Responder
  5. Bruno Nassar

    @Paulo Henrique
    Muito obrigado!

    @Pastor Julio
    Não creio que exista algum plugin que faça o mesmo para o Blogspot.

    @Matheus
    Exatamente, além de difundir ainda mais a sua marca.

    @Willian
    Opa boa sorte! Depois conte-nos se deu certo.

    @Dorival
    Eu creio que o principal para o seu caso seria mensurar a abrangência que você consegue usando o twitter como forma de divulgação. Analisar quais assuntos dentro do seu nicho possuem um maior interesse para os seus seguidores é muito importante.
    Eu recomendo o uso do http://bit.ly nele é possível fazer um acompanhamento do seu link enviado ao twitter.

    @Alan
    Exatamente. Espero que dê certo para o teu blog!

    @Bruno
    Opa obrigado kra! Você já está usando o sistema?

    @Marcos
    Eu recomendo o uso do plugin principalmente para evitar qualquer configuração errônea do .htaccess que possa fazer o blog ficar inacessível. Sem contar que é um pouco mais trabalhoso fazer esse redirecionamento no braço. Para quem não sabe mecher no .htaccess o plugin é mais fácil de instalar e mecher.

    Abraços ai galera!

    Responder
  6. Dorival

    Obrigado pela dica Bruno,

    Atualmente o meu site já faz isso, mas de forma bem simplificada ainda: http://snick.me/1J/preview

    Estou finalizando a ampliação desses relatórios para o próximo release.

    Grato pela resposta

    Responder
  7. joaomarcelo

    Ferramenta fantástica, fiz o teste e tá aprovada… percebi que as vez demora um pouco para redirecionar, mas nada de mais!
    Valeu pela dica

    Responder
    • Frank Marcel

      O objetivo é outro Leo.
      Não é alterar o link de acesso a um artigo, mas ter um gerador de URLs curtas no site, independente de ser um artigo do site ou não. Nesse caso, a estratégia gira em se usar para encurtar URLs do site.

      Responder
  8. Diego

    Olá, boa noite. Fiz tudo conforme o tutorial, no entanto, estou com o seguinte problema:

    Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include(/home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include(/home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include() [function.include]: Failed opening ‘/home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php’ for inclusion (include_path=’.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php’) in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    __________
    Tentei alterar a permissão de todos os arquivos e diretórios relacionados ao plugin para 755 e não obtive resultado algum. O que eu faço? Obrigado.

    Responder
  9. Pedro Henrique

    Quando fui configurar, apareceu isso:

    Warning: include(/home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include() [function.include]: Failed opening ‘/home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php’ for inclusion (include_path=’.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php’) in /home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Alguém me ajuda?

    Responder
  10. arcondicionadomanutencao

    Aqui o mesmo problema
    Aviso: Include (/ home polomaxarcondici / www / wp-content / plugins / link atalho / admin / footer.inc.php) [function.include]: Failed to open stream: Nenhum tal lima ou diretório em / Polomaxarcondici home / www / wp-content / plugins / atalho link / admin / add.inc.php em linha 124

    Aviso: Include () [function.include]: Abertura falhada “/ home polomaxarcondici / www / wp-content / plugins / link atalho / admin / footer.inc.php ‘para a inclusão (include_path =’.:/ usr / share / pear /: / usr / lib / php ‘) em / Polomaxarcondici home / www / wp-content / plugins / atalho link / admin / add.inc.php em linha 124

    Responder
  11. Ricardo Feltran

    Pessoal,
    Preciso de ajuda de vocês, eu estava dentro da ferramenta de Admin do Worpress>configurações>geral
    e sem querer alterei (Endereço do WordPress (URL), gostaria de saber como voltar, pois não consigo entrar novamente no admin para refazer o que fiz.
    Por Favor me ajudem.
    Obrigado

    Responder
  12. Marcelo Tavares

    Boa dica. Com um pouco de Paciência se configura o sistema.

    Pena que ainda não exista algo semelhante para o Blogger.

    Vou ficar usando no WordPress mesmo.

    Um abraço

    Responder
  13. Fernando

    ele está faltando um arquivo que se chama “footer.inc.php” que deveria estar dentro da pasta “admin” da pasta do plugin, baixei todas as outras versões e não tem, é onde tem o botão para salvar o links

    Responder
  14. netinho

    oi, gostaria que a url aparecesse automaticamente ao final do post no arquivo single.php. tem algum codigo que possa usar no arquivo e este gere a url curta no final da pagina?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>