Blogs

Tenha Seu Próprio Encurtador de URLs no WordPress

Por Bruno Nassar

Neste artigo irei explicar como você pode ter seu próprio encurtador de URLs no Wordpress. Entenda porque usar o seu próprio encurtador de URLs é importante e quais os beneficios você terá ao utilizar seu próprio sistema.

Bruno Nassar

Bom dia leitores da Agência Mestre!

Com a nova febre da Internet, o Twitter, vários sites que oferecem o serviço de encurtamento de URLs começaram a surgir. Com isso, surgiu também o TweetJack, uma nova prática utilizada por spammers e que tem tirado o sono de muitos dos usuários, mas principalmente, das empresas que tuitam com URLs encurtadas.

Essa nova técnica consiste em Retweetar (RT) uma mensagem de uma fonte de grande influência e portanto confiável, porém alterando o link para uma página de interesse do spammer utilizando os encurtadores de URL para camuflar o link fraudulento.

Agora, existe alguma forma de identificar esse tipo de ação? Bom, identificar quais links serão realmente de qualidade e quais estariam se utilizando dessa nova tática é impraticável. A melhor solução para prevenir esse tipo de situação é criar seu próprio sistema de encurtadores de URL.

Mesmo com alguns destes serviços oferecendo customização das URLs encurtadas, criar a sua própria irá mantê-las “a salvo” dessa situação, além de agregar o valor da sua marca a suas divulgações. Para toda a comunidade blogueira e até mesmo para as empresas que possuem seu blog corporativo e utilizam a plataforma do WordPress essa tarefa foi simplificada por um plugin: o Link Shortcut.

É interessante notar que o número máximo de caracteres que o Twitter mostra para uma URL é de 30 caracteres, portanto, meça o tamanho da sua URL para não ultrapassar esse valor (utilize o nosso contador de caracteres para isso).

Ao configurar o plugin deixe preferencialmente a opção de sub diretório em branco para economizar alguns caracteres e deixe o número de caracteres do encurtamento setado para 4.  Por exemplo, o caso da Agência Mestre:

http://mestreseo.com.br/ tem 24 caracteres + 4 do encurtamento = 28 caracteres.

É possível também escolher o tipo de redirecionamento: 301 ou 302. Defina como 301, pois, como já vimos em outros artigos aqui na Agência Mestre, o redirecionamento 301 passará todo o link juice da URL encurtada para a URL correta, preservando assim o valor do link, ou parte dele, pelo menos.

Este plugin é de simples instalação e configuração conforme é possível verificar nas imagens abaixo:

O plugin cria um pequeno menu na sidebar do painel de administrador: A opção Add New, é utilizada para criar uma nova URL encurtada. Já a opção Link Shortcuts irá mostrar uma lista de todas as URLs encurtadas.

Menu do Link Shortcuts

Menu de configuração do plugin: Aqui você pode escolher o número de caracteres do encurtamento (Character Length), que, por padrão, vem como 8. O campo Subdirectory permite que você utilize um subdiretório , por exemplo, http://mestreseo.com.br/url. No campo Redirect Type, você escolhe qual redirecionamento deve ser utilizado 301 ou 302.

Painel Configuração do Link Shortcut

Menu para adicionar uma nova URL encurtada: No campo Shortcut URL, é possível setar como a URL deverá ser montada: de forma aleatória (Generate a randon shortcut URL) ou personalizada (Create your own shortcut URL). No campo Web Address to Shorcut você deve inserir a URL que deve ser reduzida. No campo Shortcut Name você deve nomear o encurtamento, preferencialmente use o título do post para facilitar a identificação dos encurtamentos.

Menu para Adicionar Nova URL Encurtada

Agora que você já possui o seu próprio encurtador de URLs. Não se esqueça de dar a opção para o usuário compartilhar a sua notícia no Twitter utilizando essa URL encurtada no seu sistema. Além de tudo você não terá que se preocupar quanto ao “sequestro” de suas URLs.

LEIA MAIS

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Comentários
  1. Avatar

    Ficou excelente o post assim como o novo sistema de encurtamento de URLs. Bom trabalho Bruno!

  2. Avatar

    Parece muito bom esse plugin em…

    Belo artigo @brunonassar

    Tudo de bom para equipe Agência Mestre.

    Abraços

  3. Avatar

    tem algo parecido para blogspot?

  4. Avatar

    Show de bola!!!

    realmente dá muito mais confiança e credibilidade no tweet!!

  5. Avatar

    muito bom este plugin ja vou testar em meu site vlw

  6. Avatar

    Olá Bruno, bom artigo! Queria acrecentar uma pergunta:

    E se no caso o objetivo é economizar caracteres, e muitos tem blogs do WordPress com um domínio não muito “economico”.

    Criei meu serviço de encurtamento de URL (não vou postar o link para não fazer jabá) e ele tem dois maiores focos: Segurança e Social.

    Em sua opinião (e a dos leitores), ao blogueiro que ainda preferir usar um serviço externo, que tipo de recurso seria interessante ou fundamental para se sentir mais seguro quanto aos pontos levantados nesse artigo?

    Abraços!

  7. Avatar

    Puts, ideia perfeita!
    Esse plugin, além de acabar com parte dos problemas do TweetJack, vai ajudar muito na hora de divulgar um blog, já que o nome no link encurtado impõe muito mais respeito, né?
    Abração e valeu pela dica!

  8. Avatar

    Pow cara ficou show de bola o Post, há tempos eu queria saber se tinha algum encurtador pro WORDPRESS e vc detonou no POst…parabens…

    ” A diferença entre o Bill Gates e o Batman é que o Batman consegue derrotar o Pingüim.”

  9. Avatar

    Eu gosto de fazer manualmente no .htaccess 🙂

    Algo como

    Redirect 301 afssa http://www . meusite . etc…

    Mas ajuda o plugin caso não se possa atualizar o .htaccess facilmente, por exemplo ao usar um PC alheio 😀

  10. Avatar

    @Paulo Henrique
    Muito obrigado!

    @Pastor Julio
    Não creio que exista algum plugin que faça o mesmo para o Blogspot.

    @Matheus
    Exatamente, além de difundir ainda mais a sua marca.

    @Willian
    Opa boa sorte! Depois conte-nos se deu certo.

    @Dorival
    Eu creio que o principal para o seu caso seria mensurar a abrangência que você consegue usando o twitter como forma de divulgação. Analisar quais assuntos dentro do seu nicho possuem um maior interesse para os seus seguidores é muito importante.
    Eu recomendo o uso do http://bit.ly nele é possível fazer um acompanhamento do seu link enviado ao twitter.

    @Alan
    Exatamente. Espero que dê certo para o teu blog!

    @Bruno
    Opa obrigado kra! Você já está usando o sistema?

    @Marcos
    Eu recomendo o uso do plugin principalmente para evitar qualquer configuração errônea do .htaccess que possa fazer o blog ficar inacessível. Sem contar que é um pouco mais trabalhoso fazer esse redirecionamento no braço. Para quem não sabe mecher no .htaccess o plugin é mais fácil de instalar e mecher.

    Abraços ai galera!

  11. Avatar

    Obrigado pela dica Bruno,

    Atualmente o meu site já faz isso, mas de forma bem simplificada ainda: http://snick.me/1J/preview

    Estou finalizando a ampliação desses relatórios para o próximo release.

    Grato pela resposta

  12. Avatar

    Ferramenta fantástica, fiz o teste e tá aprovada… percebi que as vez demora um pouco para redirecionar, mas nada de mais!
    Valeu pela dica

  13. Avatar

    E o texto ancora? Será um problema quanto a isso.

  14. Avatar

    Cara ou eu viajei ou vocês!

    Não era mais simples mudar os links?

    Achei até um tuto http://portalbraganca.com/sites/dicas/seo-no-wordpress-links-personalizados/

    Flw

    • Avatar

      O objetivo é outro Leo.
      Não é alterar o link de acesso a um artigo, mas ter um gerador de URLs curtas no site, independente de ser um artigo do site ou não. Nesse caso, a estratégia gira em se usar para encurtar URLs do site.

  15. Avatar

    Muito legal! Isso também está disponível para usuários da versão gratuita?

  16. Avatar

    Olá, boa noite. Fiz tudo conforme o tutorial, no entanto, estou com o seguinte problema:

    Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include(/home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include(/home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include() [function.include]: Failed opening ‘/home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php’ for inclusion (include_path=’.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php’) in /home/f80466/public_html/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    __________
    Tentei alterar a permissão de todos os arquivos e diretórios relacionados ao plugin para 755 e não obtive resultado algum. O que eu faço? Obrigado.

    • Avatar

      Estou com o mesmo problema. Alguma sugestão?

  17. Avatar

    Quando fui configurar, apareceu isso:

    Warning: include(/home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Warning: include() [function.include]: Failed opening ‘/home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/footer.inc.php’ for inclusion (include_path=’.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php’) in /home/cidadewe/public_html/home/wp-content/plugins/link-shortcut/admin/list.inc.php on line 41

    Alguém me ajuda?

  18. Avatar

    Aqui o mesmo problema
    Aviso: Include (/ home polomaxarcondici / www / wp-content / plugins / link atalho / admin / footer.inc.php) [function.include]: Failed to open stream: Nenhum tal lima ou diretório em / Polomaxarcondici home / www / wp-content / plugins / atalho link / admin / add.inc.php em linha 124

    Aviso: Include () [function.include]: Abertura falhada “/ home polomaxarcondici / www / wp-content / plugins / link atalho / admin / footer.inc.php ‘para a inclusão (include_path =’.:/ usr / share / pear /: / usr / lib / php ‘) em / Polomaxarcondici home / www / wp-content / plugins / atalho link / admin / add.inc.php em linha 124

  19. Avatar

    Pessoal,
    Preciso de ajuda de vocês, eu estava dentro da ferramenta de Admin do Worpress>configurações>geral
    e sem querer alterei (Endereço do WordPress (URL), gostaria de saber como voltar, pois não consigo entrar novamente no admin para refazer o que fiz.
    Por Favor me ajudem.
    Obrigado

  20. Avatar

    Boa dica. Com um pouco de Paciência se configura o sistema.

    Pena que ainda não exista algo semelhante para o Blogger.

    Vou ficar usando no WordPress mesmo.

    Um abraço

  21. Avatar

    ele está faltando um arquivo que se chama “footer.inc.php” que deveria estar dentro da pasta “admin” da pasta do plugin, baixei todas as outras versões e não tem, é onde tem o botão para salvar o links

  22. Avatar

    oi, gostaria que a url aparecesse automaticamente ao final do post no arquivo single.php. tem algum codigo que possa usar no arquivo e este gere a url curta no final da pagina?

  23. Avatar

    Consegui resolver o problema que aparecia no plugin, o tutorial é de uma americana e foi postado no Fórum do WordPress. Segue o link: http://wordpress.org/support/topic/plugin-link-shortcut-warning-messages-during-initial-configuration-1

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?