16 Dicas do Que Não Fazer em um Blog

Olá Pessoal do Agência Mestre! Hoje venho com mais algumas dicas para os blogueiros, mas dessa vez enfatizando o que não deve ser feito no blog e quais atitudes/comportamentos não devem ser seguidos. Não são dicas de SEO exatamente, mas são fundamentais para aqueles que pretendem ganhar uma boa grana, ou fazer com que seu blog seja conhecido. Vamos a elas:

  1. Não obrigue seus leitores a se cadastrar, nem ficar logando para deixar um comentário.
  2. Não publique conteúdo em PDF ou em formato Microsoft Word: fazer com que o usuário passe por essa experiência desagradável pode ser determinante para que ele volte ou não no seu blog. Tente dividir seu conteúdo em páginas HTML e facilitar o máximo para o usuário. Se isso não for possível, ao menos avise o visitante que o link aponta para um documento em outro formato, para que ele não tenha uma “surpresa” desagradável.
  3. Nunca escreva de maneira informal e muito menos use palavrões.
  4. Não ignore críticas dos seus leitores. Tente sempre analisar o que foi dito e verificar se alguma coisa pode ser feita para que o erro seja corrigido.
  5. Não esconda o botão para inscrição no RSS. Se o seu botão ficar escondido você perderá muitos possíveis leitores do seu feed. No topo, ou acima da sua barra de navegação são os lugares mais indicados.
  6. Não escreva para outros blogueiros pedindo links. Para conseguir bons links, leia mais sobre link building e link bait aqui no Agência Mestre
  7. Não coloque propaganda em excesso, especialmente quando eles não possuem os padrões do site. O excesso de propagandas diminui e muito a credibilidade do blog.
  8. Nunca deixe de responder aos seus comentários. Tente responder a todos os comentários dos leitores. Como em alguns blogs a quantidade de comentários é muito grande, fica complicado responder a todos, nesse caso, tente responder a maioria deles.
  9. Não use palavras técnicas ou complicadas sem que tenha deixado bem claro o significado. Nesse caso vale fazer um link para uma página explicativa também, como o nosso glossário de SEO por exemplo.
  10. Nunca coloque questões polêmicas ou ofensivas. Você pode ofender alguns leitores que frequentam sempre o seu blog, de modo que eles nunca mais retornem.
  11. Quem é você? É importante se apresentar para seus leitores, isso estreita a sua relação com eles e pode trazer muita credibilidade para o blog.
  12. Não publicar a data do post e o nome do autor. Se o blog tem mais de um escritor, é interessante revelar às pessoas quem é o autor de determinado post, para que os devidos créditos sejam dados ou a nível de informação.
  13. Não dificulte a visualização de posts mais antigos. Dê ao leitor vários modos de encontrar seus posts, ofereça arquivos por data, por categoria, posts relacionados e posts recentes. Facilite a vida dos novos visitantes!
  14. Não deixe de chamar atenção . Existem muitos blogs na internet, para que um visitante retorne ao seu, além de um bom conteúdo você deve passar uma boa impressão. Dentre outras coisas, é importante ter um bom template, título, slogan e url para que seu blog seja marcante.
  15. Nunca escreva posts sobre sua vida pessoal, seus amigos,sua relação com a namorada/namorado, seu cachorro de estimação… As pessoas geralmente procuram boa informação, entretenimento…ou qualquer coisa que interesse a eles, e não sobre sua vida pessoal. A menos que você seja uma pessoa pública, ninguém se importa com o que você faz ou deixa de fazer.
  16. Não comece um blog sem que vá levar isso a sério. Não há nada mais desagradável para o visitante do que ver que o último post do blog foi feito há um mês atrás ou mais. Se você tem disponibilidade para escrever todo dia, ótimo! Se não tiver, estabeleça um objetivo de escrever x posts na semana e mantenha essa meta.

Veja mais informações sobre blogs em dicas para aumentar o tráfego em seu blog , vantagens de ter um blog na empresa , como trazer mais acessos para o blog com páginas estáticas , sete hábitos blogueiros eficazes. Não deixe de comentar! Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “16 Dicas do Que Não Fazer em um Blog”

  1. diego

    ótimo post, valeu pelas dicas (apesar de eu não ter um blog, mas, quem sabe no futuro).

    Responder
  2. Alessandro Martins

    Eu só tenho uma ressalva quanto ao item 15. Acredito que os leitores de um blog querem informação relevante, mas também gostam de ler o seu posicionamento enquanto indivíduo – de opinião e experiências pessoais únicas – no contexto dessa informação relevante. Ser impessoal em excesso ou o tempo todo também não é muito bom.

    Mas isso também pode ser uma questão de gosto, estilo e preferências meus.

    Abraços e parabéns pelo artigo.

    Responder
  3. Rafael Coutinho

    Olá Alessandro,

    Bem pertinente a sua colocação. Ao escrever o item 15, estava me referindo a posts por exemplo:

    Post contando uma briga com sua namorada
    Post contando as “aventuras” do seu cachorro de estimação

    e coisas do tipo…

    Isso não quer dizer que o leitor não se interesse pela opinião do blogueiro. Para determinados assuntos é muito importante deixar claro seu ponto de vista sim!

    Gostaria de agredecer a todos pelos cometários!

    Responder
  4. Marcos Elias

    Concordo com todas essas dicas!

    Mas mantenho um toque bem pessoal no meu blog principal, que não troco por nada, afinal comecei ele livre e com atualizações bem esporádicas – foi crescendo aos poucos, quando eu vi estava atualizando muito mais e usando uma linguagem melhor.

    Falar da vida pessoal, realmente não tem nada a ver… A menos que seja pertinente ao tema abordado, ou então que seja feito num blog só para amigos, o que ainda assim é mais comum para mulheres (adolescentes especialmente).

    Responder
  5. Cid R Andrade

    Rafael
    Excelente coleção de dicas, mas eu tenho uma dúvida. Você acha mesmo que a inclusão da data e do nome do autor é prejudicial? Em que aspecto? Ao menos a data não pode ser útil?

    Responder
  6. Sequela

    oi,sou iniciante(nem tanto) na blogosfera. Porém, percebo que seus textos,ou as do site, são mais para o público da plataforma wordpress e não blogspot.
    “Não publicar a data do post e o nome do autor”
    não entendi o que tem de errado em publicar a data do post. O mesmo pode-se dizer do horário?
    ótimo site, estou seguindo as dicas.

    Responder
  7. Frank Marcel

    Sequela, este é um item que sempre gera dúvida, mas é a forma como está escrito. Veja bem:

    “Não publicar a data do post e o nome do autor” é uma coisa que você não deve fazer, ou seja, deixar de publicar a data do post e nome do autor é um erro. “Não não publicar…” – não + não = sim.

    O correto é publicar. Não publicar é algo que você não deve fazer.

    Valeu pelo comment!

    Responder
  8. Profelson

    Excelente lista..
    Acho que o pior a se fazer é um blog pessoal (a não ser que seja famoso, como foi dito).
    A maioria depois de pouco tempo de existencia fica abandonado ou é deletado.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>