SEO

Link Building para Blogs

Por Letícia Matsumoto

Quer aumentar a visibilidade do seu blog e se destacar na blogosfera ? Leia as nossas dicas de link building para blogs.

Letícia Matsumoto

De nada adianta ter um blog com um conteúdo de altíssima qualidade se os crawlers e os usuários não puderem acha-lo. Mas como ser encontrado ?

Como fazer com que o seu conteúdo do seu blog se destaque em meio a dezenas de milhares de outros blogs ? A resposta é simples: criando links. Já que a maioria dos blogueiros utiliza templates do tipo WordPress e que já são razoavelmente otimizados e também plugins que tornam o processo de SEO mais simples, o esforço efetivo da sua campanha de otimização deve se concentrar mesmo é no processo de link building.

Dicas de como ganhar links externos

  • filie-se a comunidades as quais você se interessa e comente em outros blogs de conteúdo semelhante ao seu. Comentar em outros blogs ou linkar para eles sempre é interessante para aumentar a sua popularidade na blogosfera e também ganhar parceiros que podem futuramente linkar para você.
  • crie um usuário e divulgue sempre o seu conteúdo em Social Medias, elas crescem em número de visitantes a cada ano
  • jamais participe de esquemas de manipulação de resultados e troca de links entre blogs tais como link farms. Uma vez que as search engines detectam irregularidades assim é punição na certa.

Dicas de como construir links internos

Uma boa estrutura de links internos pode fazer com que o usuário tenha uma melhor experiência de navegação no seu blog, fique mais tempo e também pode garantir que ele fique com uma boa imagem e volte depois.

  • utilize templates de blogs tais como o WordPress pois eles tem um sistema de navegação e administração simples e direto. Sem contar o fato de existirem dezenas de plugins que podem auxiliar desde a criação de sitemaps até organizar os 10 posts mais visitados.
  • importante: certifique-se que os seus links sejam criados em HTML e não em Flash ou JavaScript, isso garante que os seus links sejam encontrados pelos bots.
  • prefira sempre usar links absolutos ao invés de links relativos. Por exemplo ao invés de criar um link referenciando ../diretorio/post.php ou post.php, referencie sempre o caminho completo: http://www.seusite.com.br/diretorio/post.php. Isso é interessante pois facilita o trabalho de leitura dos crawlers.
  • utilize o parâmetro title na âncoras do seus links. Title é aquele pequeno comentário que aparece quando você passa o mouse em cima de algum link ou imagem.

Relevância do Link vs. Relevância do Conteúdo no Link Building

O especialista em link building, Paddy Moogan, compartilhou sua opinião no blog da Moz sobre a relevância do conteúdo e também dos links para conquistar boas colocações no ranking do Google. Confira o que ele considera mais importante e porquê!

O que é relevância?

Moogan ressalta que relevância não é um conceito bem definido pelo Google. De fato, não há uma lista de elementos prescrita pelo buscador sobre como classificar um link ou conteúdo como relevante, mas existem elementos que podem auxiliar os algoritmos como:

  • texto âncora;
  • relevância do domínio do link;
  • relevância da página do link.

O conteúdo é mais importante do que os links

Para defender sua hipótese de que o conteúdo é mais importante do que os links para o link building, Moogan elenca os sinais de alerta que a produção de conteúdo irrelevante pode gerar para o Google.

Conteúdo sobre um tópico muito diferente do resto do site

Para avaliar a qualidade do conteúdo de uma página, o buscador analisa todo o meio ao redor. Ou seja, como a produção se relaciona com o que já foi produzido até então. Se os temas não se conversam, é possível que exista uma análise ainda mais profunda e criteriosa sobre as linkagens internas que estão sendo feitas para esse artigo “diferente”.

O conteúdo não está vinculado a outras páginas para continuar a jornada do usuário

“Um sinal claro de conteúdo irrelevante é a falta de links do conteúdo para outras páginas.”

Quando um conteúdo não possui profundidade, consequentemente ele não recebe referências internas. Afinal, ele não está explicando e apresentando informações ao usuário.

Link building é sobre experiência

A construção de links internos possui como objetivo guiar o usuário para outros conteúdos/páginas. Quando há produção de diversos materiais que não se conectam o usuário não recebe uma boa experiência de navegação.

Ou seja, o que irá permitir que exista uma estratégia de fato de links e que faça com que o Google veja valor em um domínio específico é a qualidade do seu conteúdo!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda o jeito certo de fazer Link Building

Aprenda com nosso CEO, Fabio Ricotta o que é link building e como fazer uso dessa estratégia sem ser punido pelo Google:

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Comentários
  1. Avatar

    Acho que faltou aí a dica mais importante: crie conteúdo de qualidade – relevante para o seu público-alvo – para que cresçam as chances de alguém voluntariamente linkar para o seu blog.

  2. Avatar

    Olá Walmar,

    Com certeza… a base de tudo é o seu conteúdo. Sem ele de nada adianta criar links para o seu site.

    Abraços

  3. Avatar

    Realmente é necessário ter um conteúdo de altíssima qualidade, mas as dicas são interessantes, parabéns,

    um abraço,

  4. Avatar

    Gostei do post, realmente de nada adianta se esforçar para ninguém ver seu trabalho.

    As medias sociais realmente são excelentes ferramentas para divulgar posts.

  5. Avatar

    Informações muito úteis, já que eu não tinha ouvido falar de link building. Pelo que eu vi também parece que o WordPress leva vantagem sobre o Blogger no quesito SEO.

  6. Avatar

    Essa dica é de grande importância…

    e também concordo com Walmar Andrade

  7. Avatar

    Excelente post. Eu estou procurando como criar backlinks para meu site. Realmente se engajar em comunidades relacionadas ao meu site é o melhor caminho.

    Obrigado pelas dicas

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?