Blogs

Google Tag Manager no seu WordPress

Por Fábio Ricotta

Nos dias de hoje precisamos de facilidades para economizar tempo e direcionar esforços onde realmente é preciso. Uma destas facilidades é a utilização do Google Tag Manager para gerenciar os seus scripts em suas páginas. Confira neste artigo um plugin para integrar o seu Wordpress com o Google Tag Manager.

Fábio Ricotta

Google Tag Manager no WordPress

Olá leitores da Mestre,

Uma das facilidades que temos usado em alguns projetos aqui na Mestre é o Google Tag Manager. Com ele é possível alterar os códigos de scripts que você utiliza em um site ou aplicativo. Por exemplo, se você precisar mudar o código do Analytics ou ainda adicionar um novo script para remarketing, basta acessar a plataforma e inserir o código lá. Com isto, todas as suas páginas terão o código alterado. Tudo o que precisamos fazer é criar um código do tag manager, inserir em nosso site e depois gerenciar todos os nossos scripts através da plataforma do Google Tag Manager.

Iniciando no Google Tag Manager

O primeiro passo é ir na plataforma do Google Tag Manager e criar a sua conta. Com ela criada, basta acessar o painel e criar o seu site:

Em seguida escolha o nome da conta:

GTM escolha a conta

No passo seguinte você deve dar um nome ao container. No caso, coloque o nome do seu site. Este container irá guardar todas as tags/scripts do seu site.

GTM criação do container

Uma tela com os termos de serviço irá aparecer e você precisará aprovar.

Após isto, você verá uma tela com o seu código para adicionar em suas páginas:

Código do Google Tag Manager

Guarde o conjunto de identificação que fica ao lado do nome do seu container, nós já vamos utilizá-lo.

Neste momento, nós usuários de WordPress temos uma boa solução.

WordPress e o Google Tag Manager

Para a nossa felicidade, existe um plugin chamado WP Google Tag Manager, que pode ser instalado por você para deixar o nosso processo muito mais tranquilo.

Após a instalação, você será levado para uma página como esta:

WP Google Tag Manager

Aqui você precisará inserir aquele identificador que eu mencionei anteriormente. Insira-o e salve.

Agora todas as suas páginas terão o código do Google Tag Manager.

Gerenciando Scripts e Tags pelo Google Tag Manager

Agora ficou muito mais simples dar manutenção no código do seu site. Caso você precise adicionar a tag do Analytics, por exemplo, basta acessar o painel do Google Tag Manager, clicar em “Nova” e depois em “Tag”:

Adicionar Tag

O primeiro campo você poderá colocar o nome da tag. Já no segundo, você pode selecionar diversos tipos de tags / scripts pré configurados, ou adicionar um código HTML personalizado.

Basta escolher a tag que deseja e siga os passos seguintes.

Vídeo Tutorial

Caso você tenha ficado com dúvida, existe um vídeo tutorial do próprio Google sobre o Google Tag Manager. Vale a pena assitir:

Conclusões

Quando falamos em WordPress esperamos sempre uma facilidade relacionada à instalação de plugins. Neste caso, o plugin WP Google Tag Manager, deixa a tarefa super fácil.

Eu recomendo que você utilize mesmo o Google Tag Manager para gerenciar os seus scripts/tags. Fica muito fácil gerenciar o seu código com ele e assim você evita o famoso “aguarde a TI resolver”.

Espero que tenham gostado da dica e até a próxima!

LEIA MAIS

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

Comentários
  1. Avatar

    Valeu Ricotta, nem sabia da existência do plugin. WordPress é vida!

  2. Avatar

    Realmente muito bom,

    Facilita muito a vida na hora de administrar tanta coisa.
    Vlw a dica !

  3. Avatar
  4. Avatar

    No campo “Regras de ativação” a seguinte mensagem aparece: “Essa tag não será disparada porque não há regras de disparo. Clique no botão acima para adicionar regras e disparar essa tag.”

    O que seria?

    Abraços.

  5. Avatar

    Muito bom… Não conhecia esse serviço! Obrigado =]

  6. Avatar

    Excelente, esse plugin é uma mão na roda… valeu a dica! =D

  7. Avatar

    Legal, obrigado!

  8. Avatar

    Estou descobrindo agora esse plug-in que não conhecia. Interessante.

  9. Avatar

    Só agora entendi, obrigado! pois no curso não dizia isso. Lá o Frank disse que tinhamos que colocar o código em todas as páginas. Mas valeu!

  10. Avatar

    Oi! Esse plugin WP Google Tag Manager teve sua última atualização a 3 anos atrás, além disso, só é compatível até a versão 3.4.2 do wordpress. Tem algum outro plugin que eu possa usar? Obrigada!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?