Google Tag Manager no seu WordPress

Google Tag Manager no WordPress

Olá leitores da Mestre,

Uma das facilidades que temos usado em alguns projetos aqui na Mestre é o Google Tag Manager. Com ele é possível alterar os códigos de scripts que você utiliza em um site ou aplicativo. Por exemplo, se você precisar mudar o código do Analytics ou ainda adicionar um novo script para remarketing, basta acessar a plataforma e inserir o código lá. Com isto, todas as suas páginas terão o código alterado. Tudo o que precisamos fazer é criar um código do tag manager, inserir em nosso site e depois gerenciar todos os nossos scripts através da plataforma do Google Tag Manager.

Iniciando no Google Tag Manager

O primeiro passo é ir na plataforma do Google Tag Manager e criar a sua conta. Com ela criada, basta acessar o painel e criar o seu site:

Google Tag Manager

Em seguida escolha o nome da conta:

GTM escolha a conta

No passo seguinte você deve dar um nome ao container. No caso, coloque o nome do seu site. Este container irá guardar todas as tags/scripts do seu site.

GTM criação do container

Uma tela com os termos de serviço irá aparecer e você precisará aprovar.

Após isto, você verá uma tela com o seu código para adicionar em suas páginas:

Código do Google Tag Manager

Guarde o conjunto de identificação que fica ao lado do nome do seu container, nós já vamos utilizá-lo.

Neste momento, nós usuários de WordPress temos uma boa solução.

WordPress e o Google Tag Manager

Para a nossa felicidade, existe um plugin chamado WP Google Tag Manager, que pode ser instalado por você para deixar o nosso processo muito mais tranquilo.

Após a instalação, você será levado para uma página como esta:

WP Google Tag Manager

Aqui você precisará inserir aquele identificador que eu mencionei anteriormente. Insira-o e salve.

Agora todas as suas páginas terão o código do Google Tag Manager.

Gerenciando Scripts e Tags pelo Google Tag Manager

Agora ficou muito mais simples dar manutenção no código do seu site. Caso você precise adicionar a tag do Analytics, por exemplo, basta acessar o painel do Google Tag Manager, clicar em “Nova” e depois em “Tag”:

Adicionar Tag

O primeiro campo você poderá colocar o nome da tag. Já no segundo, você pode selecionar diversos tipos de tags / scripts pré configurados, ou adicionar um código HTML personalizado.

Basta escolher a tag que deseja e siga os passos seguintes.

Vídeo Tutorial

Caso você tenha ficado com dúvida, existe um vídeo tutorial do próprio Google sobre o Google Tag Manager. Vale a pena assitir:

Conclusões

Quando falamos em WordPress esperamos sempre uma facilidade relacionada à instalação de plugins. Neste caso, o plugin WP Google Tag Manager, deixa a tarefa super fácil.

Eu recomendo que você utilize mesmo o Google Tag Manager para gerenciar os seus scripts/tags. Fica muito fácil gerenciar o seu código com ele e assim você evita o famoso “aguarde a TI resolver”.

Espero que tenham gostado da dica e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

10 Comentários para “Google Tag Manager no seu WordPress”

  1. Ricardo Caetano

    Valeu Ricotta, nem sabia da existência do plugin. WordPress é vida!

    Responder
  2. Eliezer

    No campo “Regras de ativação” a seguinte mensagem aparece: “Essa tag não será disparada porque não há regras de disparo. Clique no botão acima para adicionar regras e disparar essa tag.”

    O que seria?

    Abraços.

    Responder
  3. Michel Campillo

    Estou descobrindo agora esse plug-in que não conhecia. Interessante.

    Responder
  4. João Augusto Bastos Cisneiro

    Só agora entendi, obrigado! pois no curso não dizia isso. Lá o Frank disse que tinhamos que colocar o código em todas as páginas. Mas valeu!

    Responder
  5. Luciana Justino

    Oi! Esse plugin WP Google Tag Manager teve sua última atualização a 3 anos atrás, além disso, só é compatível até a versão 3.4.2 do wordpress. Tem algum outro plugin que eu possa usar? Obrigada!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>