Blogueiro de Sucesso: Erros que você Não vai Cometer

Fazer com que um  blog tenha sucesso não é um trabalho fácil, mas também não é impossível. Veja aqui alguns dos erros mais comuns cometidos por iniciantes os quais, é claro, você não vai cometer.

Economizar tempo na Escrita dos Posts

Mesmo que você seja expert em um assunto, um bom post leva bem mais que 20 minutos para ser escrito. Afinal de contas, são necessárias várias etapas até ter um texto digno de ser lido por seus visitantes. Sendo elas:

detetivePesquisa

Você deve estar atento às novidades referentes ao assunto que deseja tratar. O que as pessoas andam comentando ou perguntando sobre isso? Qual a opinião dos experts no assunto? Que perguntas sobre o assunto não foram respondidas? Você pode responder à essas perguntas? Quais perguntas você vai responder?

Organizar o Assunto em Tópicos

Antes de começar a escrever, é interessante organizar suas idéias no papel.

Quais tópicos você vai abordar no texto? Qual a relação entre eles? Todos os tópicos são relevantes?

Ao responder essas perguntas, você estará montando a estrutura do seu texto de maneira organizada e inteligente. Além do mais, dessa maneira fica mais fácil de perceber quais tópicos são irrelevantes.

Lembre-se: Não é fácil entender idéias desorganizadas e mal expostas. Seu leitor não vai perder tempo tentando decifrar o que você está tentando dizer.

Rascunho

Agora sim você está pronto para escrever. Exponha suas idéias e não se esqueça de encontrar imagens para seu texto. Após escrever o rascunho, verifique todos os possíveis erros.

Ficou longo ou curto demais? A linguagem utilizada é apropriada? Conseguiu expor suas idéias de maneira organizada? É fácil perceber o que você está tentando dizer? As imagens são condizentes com o conteúdo?

Se ao responder essas perguntas você encontrou algum erro, conserte.

Revisão e Postagem

Após consertar os erros, releia e verifique novamente. Aliás, se você tiver tempo, peça para outra pessoa dar uma lida no seu texto – se for um post mais técnico, peça para um amigo que entenda do assunto fazer isso por você.

Peça um feedback, se forem encontrados problemas, refaça o que for necessário. Somente quando verificar que está tudo ok, faça sua postagem.

Não oferecer conteúdo relevante

Tenha em mente que ninguém entra em um blog sobre um determinado assunto para obter informações que não estejam relacionadas à ele – isso inclui informações sobre a vida pessoal ou rotina do blogueiro. Ao oferecer conteúdo que não seja interessante e relevante para seus leitores, você perde credibilidade.

Por exemplo, se você escreve sobre computadores, com certeza “os hábitos alimentares das baleias cachalote” não será um assunto que você considerará para um de seus posts; assim como o que aconteceu no último final de semana em sua casa.

Dica extra: Seja original. Simplesmente copiar textos e notícias é uma coisa que você não deve fazer. Quer falar sobre uma notícia interessante ou um texto de outro blog? Cite, comente. Se seus usuários querem ler as notícias ou o texto na íntegra eles vão acessar a fonte.

Não comentar em outros blogs

Fazer comentários em outros blogs relacionados ao seu, além de trazer mais links (e tráfego), é interessante para expandir sua rede de contatos e aumentar suas fontes de informações.

Resumindo

Escrever para a web não é difícil, desde que você faça isso pensando em seu leitor. Dê motivos para que ele queira voltar ao seu blog, forneça informação relevante. E não se esqueça, por mais que você seja um expert em determinado assunto, pesquisar não faz mal, procurar o que outras pessoas dizem à respeito também não. Afinal de contas, você pode utilizar as técnicas mais avançadas de SEO, mas de nada vai adiantar se seu conteúdo não tiver qualidade.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

40 Comentários para “Blogueiro de Sucesso: Erros que você Não vai Cometer”

  1. Su

    Engraçado que começamos a fazer parte da blogosfera e sempre nos perguntamos o que é preciso fazer pra manter nossos leitores. E as dicas que vc deu foram preciosas!!!
    Muito bom!!!
    Abraços

    Responder
  2. Rael B. Riolino

    Destaque no último item.

    A relação social do blogueiro é fundamental para o crescimento do blog. Seja para expor as suas idéias em outros terrenos, ou até mesmo para mostrar que você existe.

    Mas vale citar uma coisa, que também é fundamental para que o blog seja bem sucedido.

    Paciência, paixão e Dedicação.

    Se você está abrindo um blog unica e exclusivamente para ganhar dinheiro. Não perca seu tempo!

    Dinheiro deve ser encarado como uma consequência, e não como uma meta. Por isso que a vida útil da maioria dos blogs por ai não passam de 3 meses =P

    Responder
  3. Thiago Blauth Ferreira

    Todos esses pontos são importantes, mas com certeza Seeding é fundamental e LinkBaiting também… É até meio estranho, mas dependendo de como o seed e o baiting são feitos até mesmo um artigo meia boca gera uma onda de comentários! Esse comportamento que os usuários têm ao ler um texto ancora polêmico ou de alerta é algo que deve ser estudado e explorado!

    Paz no coração e Luz na razão.

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Thiago
      Com certeza LinkBaiting e Seeding são fundamentais. Entretanto, são muito mais eficientes quando você proporciona um ótimo conteúdo para seu leitor.
      Obrigada pela visita!

      Responder
  4. Murilo

    Acredito umas das coisas mais importantes é a comunicação , o que você passa para seu leitor , o que você espera do mesmo após a leitura , usar uma linguagem simples e objetiva.

    Com o tempo se aprende o que quiser , mesmo coisas mais complexas , como textos com milhões de leitores , aonde a postagem fica durante meses sendo revisada , muitas vezes reescrita ,para assim cair em um senso comum.

    abraço

    Responder
  5. wemerson

    Você acertou na íntegra sobre o assunto abordado, eu gostei do conteúdo, foi bem claro e objetivo, e só acrecento que todos que tenham um bom texto devem também participar de divulgação de várias maneiras como boca-a-boca, comentários como você disse é extremamente importante. Meus parabnéns pelas dicas,eu tenho um complemento desse assunto no meu blog que junto ajudará os leitores a ficar mais atento para aumentar o número de leitores.
    Um abraço!

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Wemerson
      Divulgar realmente é essencial. Por mais leitores fiéis que um blog tenha, temos que facilitar que o usuário chegue até o conteúdo.
      Vou dar uma passada no seu blog.
      Obrigada pela visista!

      Responder
  6. Documentario Embasex

    Olá Fabiane,

    Com relação à Revisão e Postagem, é extremamente importante que se faça, eu por exemplo, normalmente enquanto estou escrevendo vêm várias idéias e muitas vezes escrevo estas idéias no momento, durante a revisão muitas vezes eu percebo que algo ficou fora do lugar, ou seja, as idéias ficam quebradas em algum ponto por eu simplesmente ter escrito o que vinha em minha cabeça (colocar os pensamentos no papel nem sempre sai bem explicado), além de corrigir vários erros ortográficos e semânticos (se bem que as vezes ainda restam alguns.

    Com relação à conteúdos relevantes, eu por exemplo, escolho um tema e escrevo um rascunho, faço várias pesquisas por materiais relacionados e retiro as idéias que acho mais relevantes (não é copiar o texto, é absorver o conhecimento passado) enquanto vou acrescentando isto tudo no meu rascunho. Após ter tudo isto é que eu parto para a escrita de um artigo. Desta forma eu garanto que o que estou escrevendo não é uma cópia do que já existe e que trará algum benefício para quem ler.

    Atualmente com o Google mudando as regras de seus algoritmos e muitas pessoas dizendo que técnicas SEO são essenciais, eu creio que para quem está no início é muito mais interessante ter conteúdo rico, pois isto além de atrair e conquistar o leitor, fará com que mecanismos de busca olhem com bons olhos para o seu blog ou sítio, claro, não devemos desprezar os melhoramentos com SEO, mas não acho que isto é crítico!

    Com relação à comentários, além deste tráfego gerado e de relacionamento, é importante observar como e sobre o que os leitores estão comentando, pois a partir desta análise, podemos saber o que eles querem ler, e daí já se torna uma ótima fonte de conteúdo dirigido!

    Abraços.

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Documentario Embasex
      Com certeza. Parte dessas técnicas são passadas pelos próprios professores de redação aos alunos.
      Os comentários com certeza têm vários papéis, desde descobrir parceiros e novas fontes de conteúdo, até um feedback do que os leitores estão achando do blog.
      Abraços! Obrigada pela visita! =)

      Responder
  7. Marcelo Moraes

    Com certeza, a paciência deve fazer parte deste processo. E o comentar em outros blogs, além de dar este retorno, lhe traz mais uma forma de conhecer outros blogs de seu interesse.

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Marcelo Moraes
      E muita paciência. Não é todo mundo que gosta de escrever, comentar em outros blogs.
      Obrigada pela visita! Abraços!

      Responder
  8. Filipe Névola

    Muitas vezes na pressa pulamos alguns desses passos então é bom dar uma lida nisso para repensarmos como andamos fazendo nossos posts.

    Bom texto, obrigado!

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Filipe Névola
      Com certeza. Afinal de contas, não é todo dia que temos tempo suficiente para passar por todas essas etapas. Entretanto, melhor passar por todas elas do que postar um conteúdo incompleto. Obrigada!

      Responder
  9. Marcos

    Parabéns pelo post Fabiane! Com certeza seguindo essas dicas os posts saem bem melhores… afinal, blog sobre qualquer assunto é fácil de encontrar, o que diferencia e faz o visitante retornar ao site é a qualidade dos posts!

    abraços!

    Responder
  10. Vinicius Escano

    Opa, concordo plenamente com seu post, pois tenho um blog novinho ainda, e percebo que aplicando essas dicas do seu post e algumas outras, realmente consigo os resultados que desejo.

    Valeu, um grande abraço

    Responder
  11. camilo

    olá Fabiane,

    Excelente dicas,consigo executar boa partes delas, principalmente antes de postar um novo “post” no blog, raramente esse é desenvolvido no dia, alguns é ate meses antes no formato de rascunhos. Quando iniciei ainda muito novo e sem experiencia de escrever para web puts, os posts eram longos, cansativos e muitos erros de digitacao e de portugues tb. E a partir das criticas dos leitores fui melhorando e aprendendo. E quando vi o efeito de ter um blog, onde fui contratado para trabalhar em uma multinacional devido o Arquiteto ter lido um post meu e achou interessante mim contratar, levei mais a serio ainda esse “lance de blog” e uma dica para os colegas é: “planeje seus posts”. Crie uma simple lista de assuntos que deseja tratar, seja ele tecnico ou nao. E um detalhe atualize seu blog pelo menos 1 vez na semana, mas tb nao atualize ele todos os dias como se fosse uma pagina de noticiario é importante dar um tempo para que aquele novo post se torne visivel por todos seus leitores.
    abraço,

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Camilo

      Obrigada pelas suas dicas também. Quanto a organização dos posts, é interessante mesmo montar uma “pauta” – aliás, nessa pauta não precisamos inserir tão somente os assuntos que gostaríamos de tratar, mas também pode ser interessante verificar quais os tópicos relacionados aos temas já escritos. Isso ajuda a tornar o conteúdo mais abrangente e completo dentro de um determinado assunto. =)

      Quanto a taxa de atualização, depende muito do seu público e de quantos colaboradores e “colunas” o seu blog possui.

      Abraços

      Responder
  12. Sequelanet

    Realmente, ótimas dicas, mas não entendo como tem blogs famosos que não acrescentam em nada, e tem sucesso. E claro, não vou citar nomes. Eu encontro blogs de amigos da net, e seus blogs são ótimos, textos excelentes, e não têm o devido reconhecimento. É, ter um blog de sucesso é muito difícil, não depende só de bons post, mas tem outra coisa aí, que ainda não sei…
    Repetindo: ótimo post! Eu sempre busco dicas desse site. Abraços.

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Sequelanet
      Um bom trabalho de divulgação também ajuda bastante para o sucesso de um blog – bom conteúdo e divulgação então? =)
      Obrigada pela visita! Abraços!

      Responder
  13. Lucas Takahashi

    Ola Fabiane Lima, estive procurando aqui no site, mas não encontrei algo muito legal.
    Aqui estão os erros que blogueiros não podem cometer, mas estive pensando, ainda que não seja tão vantajoso, o cadastro em diretórios pode ser um meio de ganhar alguns links, principalmente se o diretório é o yahoo, dmoz…Eu estou desenvolvendo um site que tratara com mais de um assunto, por exemplo musica, notícias, games, donwloads, prestação de serviço e outros, mas nos diretórios, não tem uma opção para eu cadastrar o site em todas, o que devo fazer?
    Simplesmente ignorar os diretórios? Cadastrar apenas em uma categoria ou arrisca cadastra a mesma url em varios diretorios e correr o risco de ser punido?

    Bom post!

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Lucas! Não tem muita vantagem cadastrar um site em todas categorias do diretório. A quantidade de conteúdo duplicado vai fazer o diretório ficar com pouco valor. Se eu navegar em 2 ou 3 categorias e encontrar constantemente um mesmo grupo de sites, vai parecer que o diretório não tem conteúdo. Além do mais, entrar na categoria música e encontrar sites de carros (não vale sons automotivos), vai ficar estranho. Mas mesmo considerando sons automotivos, cadastrar o site em uma categoia e uma subcategoria será suficiente, que é o modelo de boa parte dos diretórios.

      A parte disso, os diretórios estão perdendo força para search engines. Não sei quantas pessoas deixam de fazer uma busca no Google, Bing, etc., para ir navegar em diretórios…

      Abraços!

      Responder
  14. Fabrício Silva

    O Agência Mestre se tornou o meu Guia Web, estou sempre por aqui lendo os artigos e dicas.

    Parabéns pelo post, gostei muito, irá me ajudar a melhorar a qualidade dos post publicados em meus blogs.

    Abr

    Responder
  15. Lucas Takahashi

    Fabiane, muito obrigado, depois disso irei ver em qual categoria meu site seria mais visitado e submete-lo aos diretórios. Bom, vou começar investir mais no Bing e Google mesmo!

    Muito obrigado mesmo, por tudo, vocês do Agência Mestre é a minha principal ferramento de otimização e um forte instrumento de comunicação.

    Abraços.!

    Responder
  16. Rafael Vaz

    Me cobro muito nesse ponto, tento sempre fazer o possível para trazer informações que vão de encontro ao que o leitor deseja.

    Ótimo post, parabéns!

    Responder
  17. Rogerio Martins

    Gostei das dicas, pois procuro ler sempre sobre isso para ir aprimorando meu blog.

    Pelo o que li vejo que estou no caminho certo. Acho muito chato ler coisas que não foram escritas pela própria pessoa. Gosto de ler textos originais e não cópias.

    Abraço

    Rogerio Martins

    Responder
  18. Danilo Reis

    Muito interessante, possuo um blog e sempre gostei de escrever porém a internet e uma linguagem muito diferente e é sempre importante adequar o conteúdo

    Responder
  19. Rodrigo Rosa

    Muito obrigado pelas dicas fornecidas. Como alguém que precisa aprender, achei de grande valia as orientações contidas aqui.
    Abraço

    Responder
  20. J. Guimarães

    Olá Fabiane

    É muito bom saber disso.

    Pois vemos blogs que falam de tudo, que citam de tudo, mas com textos copiados de outros blogs.

    Com isso ganham visitas, dinheiro e ainda prometem punir quem copia conteúdo deles.

    Responder
  21. Paulo Brêttas

    Como você disse “Mesmo que você seja expert em um assunto, um bom post leva bem mais que 20 minutos para ser escrito” cuidar de um blog dá muito trabalho e um post pode demorar muito para ficar bem feito, de fora parece bem mais simples.

    Obrigado pelas dicas!

    Responder
  22. Luiz Claudio

    excelente o nível do site e do conteúdo. Obrigado por tudo que vou aprender com vocês , farei o possivel para tirar maior proveito possível e compartilhar todos os conhecimentos adquiridos com as pessoas e indicar o site .

    Responder
  23. tania

    Parabéns pelo artigo. É dificil encontrar texto tão ricos e tão bem explicados.
    Tenho seguido o exemplo na tentativa de renovar e ganhar mais credibilidade., melhorar sempre.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>